Dito!!! AMD rulez.
A PR rating deles é bastante fiavel. Principalmente na gama média. Desde o 1600+ até ao 2000+ são até bastante conservativos (p.e o 1700+ tem performance semelhante a um p4 1.8 GHz). Com os Northwood a coisa muda de figura e começa a ser mais renhido.
Nos ultimos processadores o XP 2800+ tem um comportamento muito semelhante ao p4 2.8 GHz... ganha numas coisas e perde noutras. Eu acho que é melhor pk ganha no mais importante... JOGOS... lol

(com a obvia excepção dos jogos optimizados para SSE2 - são 2 ou 3). Mas nessa gama e como os preços estão muito próximos a escolha é complicada...
Para kem vai para a gama média (neste momento entre o 2000+ e o 2400+) a AMD é sem dúvida a opção - melhores (eu sei k isto é subjectivo... mas é a minha opinião) por menos dinheiro (aki já não há nenhuma subjectividade).
Conclusão:
Gama baixa - Athlon ou Duron (muito baixa... lol)
Gama média - Athlon
Gama média/alta - Ahlon ou P4... escolha dificil
Gama alta - só há uma opção... o XP 2800+ nem ve-lo... pelo menos para já... e o p4 3.06 parece bem apelativo para quem for muito rico.
Quanto ao Hyperthreading ainda tem muitas provas a dar. Neste momento n faz nada... Em alguns programas especificos melhora um pouquinho a performance (2~5%), na maioria não faz quase nada e nos jogos prejudica o desempenho (sim... é mm verdade - é claro que é fácil desactiva-lo). Quando começar a sair código optimizado para hyperthreading... aí fala-se em ganhos na ordem dos 25%... uau...
E o hyperthreading 2 já está bem avançadinho..... vamos ver....
P.S. Acho que toda a gente deve concordar comigo quando digo que o público deve muito à AMD... os processadores baixaram estupidamente de preço devido à concorrencia. Em apenas 3 anos passou-se a comprar bons processadores a preços aceitaveis.
Boas... e quem for para AMD faça um favor a si mesmo e compre uma board com o chipset nForce 2 (Asus A7N8X ou Epox "#$"# são as melhores opçoes)
Edit: A Epox chama-se 8RDA+... lembrei-me... 2 dias depois... lol