E6750 vs Q6600 (resolvido)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor CryptorX » Sábado Dez 06, 2008 6:16

Mas pensando melhor eu com o meu E6750 a 3.4Ghz (FSB1700) num stress test atingo temps máximas na ordem dos 73ºC, uma vez que um quad core tem mais dois cores a bombar penso que mais 20ºC seram de esperar...

Mas vou agora mesmo rever as minhas fans todas uma a uma é que eu tenho no total:

2 x 80mm no cpu
2 x 120mm frontais
1 x 120mm lateral
1 x 120mm traseira
2 x 140mm em cima
1 x 140mm na fonte

Vou por a lateral, a traseira e a frontal debaixo a mandar ar para fora, pode ser que consiga aumentar o fluxo de ar e depois vou tentar obter resultados mais favoravéis com o meu E6750, se conseguir baixar as temps em full load para os 60ºC tento de novo o E6600, vou entretanto fazer um update á minha bios que já tinha ficado de fazer e depois logo se vê.... Desta vez vou postar resultados para voçes verem, quando atingi os tais 90ºC só não o fiz porque só queria era cancelar o teste e acabei por me esquecer de o fazer...

Aqui vou eu outra vez :roll:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Sábado Dez 06, 2008 10:28

boas

nop..
tens fans para por isso a levantar voo...

a traseira, as de cima a tirar...
as frontais, lateral a meter...

valida os cabos e sobretudo a posição do fluxo do ar do cooler...
o sentido deve ser na direcção da traseira ou da fonte...

se puderes troca essas de 80 por uma de 90 que acho que o cooler suporta...
tem melhor fluxo...

de facto é estranho... pode ser a bios que tem bugs...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor SilentWalker » Sábado Dez 06, 2008 15:33

no tens sensores memso? dakeles que colocas mm ao lado do cpu?
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor reiszink » Sábado Dez 06, 2008 18:07

Para teres um Q6600 a 85º em velocidade default, das duas uma, ou tens erros de leitura, ou o cooler mal colocado, mesmo com o cooler stock da Intel, dificilmente um Q6600 em default chega a essa temperaturas, por isso, algo de muito errado se passa aí, para teres temperaturas piores do que com um cooler da Intel. Aconselhava-te a desmontar o cooler, limpar tudo bem limpo, aplicar novamente massa térmica e tornar a montar o cooler.

Depois, voltagens, 1.31v para 2.8Ghz é tremendamente exagerado, já tive um Q6600 dos "piores" (leia-se VID:1.3250v) e para 3.0Ghz só era necessário 1.28v, claro que os CPU´s não são todos iguais, mas a não ser que o que tu experimentaste tenha saído uma ovelha negra, estás a dar voltagem exagerada nele.

Em relação ao E6750 vs Q6600, já tive um E6750 e agora tenho um Q6600, e o Quad é superior em tudo ou praticamente tudo em relação ao E6750, por isso, se poderes trocar, não vais perder nada com isso. O facto de o Q6600 ter multiplicador de 9, também ajuda bastante no OC.

De salientar também que, regra geral, ao se puxar por um Quad, nota-se mais o incremento de desempenho que num Duo, ou seja, vais notar mais subida de desempenho ao meteres o Q6600 a 3.4Ghz do que o E6750 a 3.4Ghz.
Intel Core 2 Quad Q6600
Asus P5Q Deluxe
G.Skill 4GB PC2-8800 PI
Gainward GTX260 896MB GDDR3
Western Digital 320GB + Samsung 640GB
Creative SoundBlaster X-Fi XtremeMusic
Corsair HX-620W
Noctua NH-U12F + Noctua S12
reiszink
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 21, 2007 19:28

Mensagempor SammySam » Domingo Dez 07, 2008 1:44

Faz uma coisa... em default. Ponto de partida. Lê as temp na bios... e depois por ex no everest.. e nada te impede de utilizares outros programas p comparação.. tens que perceber em 1º lugar de qual o erro na Bios se é que de facto existe... vê diferentes bios e sobre o que é dito.. tipo nos foruns da marca... e mesmo assim o teu caso poderá não ser um dos apresentados. As temp estão desmasiado altas p um Q6600 Go e as velocidades associadas, mas tb para o outro, o duo. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor CryptorX » Domingo Dez 07, 2008 3:24

Boas... Cá estou eu de novo :mrgreen: com noticias mais ou menos boas...

Estive desde as 5 da matina até ás 8 da tarde de volta do pc a fazer o seguinte...

Primeiro para tirar as teimas da bios decidi exprimentar a board onde o tal Q6600 estava que é uma ASUS PIBL-LA (feita para a HP) que é practicamente igual á minha P5K-VM tirando uns pormenores entre os quais se encontra uma ráca esquezita de dissipador em forma de X por baixo do socket do CPU a dizer Foxconn, o problema é que o meu coller não encaixava lá porque em vez de buracos para as molas tinha buracos para parafusos que fazem parte do tal dissipador, por isso pus-lhe o dissipador que vinha de origem com o quadcore e meti-lhe duas fans (em vez de uma que era o que trazia) uma em cima da outra viradas para o processador, uma ligada ao encaixe da fan do cpu (com quatro pins) que é regulada pela board e a outra ligada a um controlador de fans que está sempre no máximo, as duas estão a funcar a uma média de 2500 rpm's.

Tentei depois ver logo na bios as temps mas a cheta de bios que isto trás não só não me permite clockar o cpu como também não tem "hardware monitor" por isso lá fui eu reinstalar o windows na esperança de ter resolvido o problema. Assim que o instalei a primeira coisa que fiz foi instalar o everest e correr mais um stress test e aqui estão os resultados mais uma janela do CPU-Z que tem uma coisa que acho que vão achar no minimo interessante (o screenshot do cpu-z abaixo foi tirado ao mesmo tempo que o stress test)...

Imagem

As temps não passaram dos 73ºC (no max 75ºC) o que embora ainda me pareça elevado parece-me já dentro do aceitavél tendo em conta que o stress test correu durante cerca de 10min mas como podem ver as temps já tinham estabilizado... Agora a surpresa do dia foi quando reparei no Vcore que podem observar no CPU-Z (1.672v) e só de pensar que eu andava com ele a correr a cerca de 1.3175v já com 0.005v adicionados ao que estava inicialmente :roll: ... Será que a instabilidade do CPU deveu-se á aparente voltagem baixa com que estava anteriormente? I wonder... De qualquer modo não me está nada a apetecer desmontar e montar tudo oura vez só para por a P5K-VM uma vez que a unica coisa que não curto nesta board é a bios mas também não estou a pensar clockar este cpu por agora, só depois quando comprar outra board e um coller de jeito (que não tenha de levar fans improvisadas :lol: )... Já agora... acham que se eu fizer um update á bios fico com acesso ás opções para clokar e essas tretas todas? É que esta board com disse foi feita para a HP como a moiria de voçés já sabe isto já seria de esperar agora aquele ecrãzito com o logotipo da HP ao principio é que também me está a fazer uma confusão danada... parece que estou num portátil ou que comprei um pc na loja :|

Edit: Link para imagem corrigido...
Editado pela última vez por CryptorX em Domingo Dez 07, 2008 4:04, num total de 1 vez.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Dez 07, 2008 3:49

é normal que uma board da hp não dê para grandes aventuras em oc.

em primeiro, o link da imagem não dá. se poderes corrige.

em segundo, com 1.6XXv já não tinhas cpu, o voltage range especificado pela intel para os q6600 g0 é 0.85-1.5v. por isso é impossível teres essa voltagem por defeito. provavelmente é um erro de leitura relacionado com a board ser hp. e na board onde há um erro de leitura, pode haver outro por isso tiveste muito trabalho para um resultado pouco fiável, infelizmente.
tu não tens a caixa do quad? deve lá dizer a voltagem, algo deste género:
http://news.mydrivers.com/pages/images/20070108221110_79276.jpg
http://www.overclock.net/attachments/completed-transactions/73748d1211559375-q6600-fpo-batch-l721a595-140-00-img_0195.jpg

saca o real temp e depois corre e vai a settings. vê o VID máximo que ele indica. deve ser esse o valor que tens de definir na bios.
tem cuidado ao colocar o cpu e a massa térmica. é importante que ligues a fan do cpu no connector para a fan do cpu e não noutro qualquer. de outra forma a regulação automática da temperatura vai funcionar mal. e já agora, não metas as fans de lado no cooler, deixa só a que vem com ele. saca o orthos e reporta as temps que aparecem no real temp ou no core temp.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Domingo Dez 07, 2008 4:06

Como podes ver estava mesmo a 1.672v, isto claro excluindo a hipotese de se tratar de uma leitura errática...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Dez 07, 2008 4:11

é, de certeza. daí ter pedido para usares o real temp e veres o VID.

mas tu estás a stressar só 2 cores? é que se estás a stressar os 4 tens o cooler mal colocado de certeza, é uma diferença muito grande de 2 cores para o outro.

adiciona-me ao msn (tá no perfil) se quiseres, senão isto fica tipo chat.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CryptorX » Domingo Dez 07, 2008 4:16

Ainda não tenho o msn, acabei depois de jantar de instalar o Windows e até agora só lhe meti os drivers, o everest e o cpu-z... A não ser que possas esperar 15 min que a placa da vodafone que uso é lenta como tudo...

Edit: vou usar o webmesenger...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SammySam » Domingo Dez 07, 2008 4:54

O Bad Cop vai te explicar como é que se queima material no o dia a dia... em chat.. a 1200.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor CryptorX » Domingo Dez 07, 2008 5:08

Já estivea fazer o que o Bad_Cop me pediu e parece-me que ele tinha razão... O Vcore está nos 1.2125v (no máx) e as temps em idle rondam os 35ºC nos dois primeiros cores (1º e 2º) e os 29ºC nos 2 ultimos (3º e 4º)... como podem observar neste screenshot deste belo programa... (real temp 2.7)

Imagem

Parece que ultimamente o meu pc anda a tirar uns dias para atrofiar comigo...

De qualquer modo parece-me que não são só os sensores de temps que andaram a fumar umas mas os das voltagens também...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SammySam » Domingo Dez 07, 2008 5:18

:lol: está me a querer parecer que Tu é que tens tirado uns dias para atrofiar com o teu PC, ultimamente ou não, isso é que já não sei.

:lol: :lol: :lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor CryptorX » Domingo Dez 07, 2008 5:23

SammySam Escreveu::lol: está me a querer parecer que Tu é que tens tirado uns dias para atrofiar com o teu PC, ultimamente ou não, isso é que já não sei.

:lol: :lol: :lol:

Olha que muito sinceramente nem te sei responder... "he pushes, i push back"

Anyway... Em relação ás temps serem mais elevadas nos dois primeiros cores penso que isso possa ser devido ao windows não estar a puxar muito pelos outros dois...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Dez 07, 2008 5:29

CryptorX Escreveu:De qualquer modo parece-me que não são só os sensores de temps que andaram a fumar umas mas os das voltagens também...

às vezes o problema não está nos sensores, está no software e na maneira como ele o interpreta. pode ser só questão de actualizar o software até.

se qualquer forma esse SS do real temp parece normal. só para ficares mais descansado experimenta também o core temp, as temperaturas devem ser as mesmas desse. e já agora, temperaturas em load.

CryptorX Escreveu:Anyway... Em relação ás temps serem mais elevadas nos dois primeiros cores penso que isso possa ser devido ao windows não estar a puxar muito pelos outros dois...

em full load (a correr prime/orthos) isso não se faz notar. eu tie um e6300 que tinha um defeito no HIS, ficava malapoiado no core e então tinha sempre 1 core 4-5ºC mais quente do que outro, lol. mas volto a perguntar, estás a stressar os 4 cores?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

AnteriorPróximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes