morgado Escreveu:A memória da gráfica e a memória do computador não estão relacionados, até podes ter GDDR5 na gráfica e DDR2 no PC que não faz diferença.
O controlador de memória dos processadores AMD da série Athlon II e Phenom II suporta ambos DDR2 e DDR3, e ambos socket AM2+ e socket AM3. A diferença de desempenho entre DDR2 e DDR3 não é grande, e, na minha opinião, ficavas melhor com 4GB DDR2 e tirar partido do dual channel do que ter 3GB DDR3 em single channel.
Quanto à board ASRock, essa tem chipset NVidia, os chipset AMD/ATI são normalmente melhores para cpus AMD.
Quanto a ser Micro-ATX e ter gráfica integrada, a maioria das boards mais baratas são assim, Micro-ATX+gráfica integrada.
Uma que não seja Micro-ATX e não tenha gráfica integrada:
Asus M4A77D - 69€ (socket AM2+).
Mas esta é um pouco mais cara
Faz diferença sim! De que te adianta ter uma ponteira Akrapovic numa numa Fazer 600 de 1998? Nada! A moto até é boa mas o escape rende mais numa R1 de 2009. A relação que existe entre a memória gráfica e a do sistema prende-se com a largura de banda (bandwidth) usada pela memória gráfica ser capaz de tão bom desempenho que dificilmente o sistema acompanha, logo não tiras todo o partido. Não é como alguns "papagaios" dizem "deitar dinheiro fora", mas sim à luz da actualidade, ainda apenas desnecessário e como está a vida temos de olhar e contar bem os "tostões". O mercado das placas gráficas anda uns bons anos à frente e a guerra aberta entre fabricantes levou a que já tenhamos gráficas com DDR5. Mas como é possível então haver gráficas com DDR5 mas ainda não haver módulos? Porque o GDDR5 é baseado no GDDR3 mas com mais 8bits de largura (wide prefetch buffers). Mas também não vamos "papar" tudo o que nos dizem assim... A HYNIX SEMICONDUCTORS anunciou em 15/11/2007 o lançamento do primeiro módulo DDR5 em formato de 1GB mas quatro dias depois veio desmenti-lo dizendo que não passou de um equívoco. Inclusive apagaram a referência já criada na Wikipedia, mas que ainda lá figura no histórico. Terá sido a resposta ao anuncio da Intel em 23 de Março desse ano ao introduzir a especificação eXtreme Memory Profile em DDR3? Estranho, não te parece? Meu caro, já ando desligado do ramo há muitos anos mas se houve uma coisa que aprendi foi que os fabricantes têm três tecnologias na manga mas só anunciam o lançamento de uma de cada vez, caso contrário perderiam muito dinheiro ao invés de ganharem milhões. Dentro de um a dois anos voltaremos a falar deste tema.
A ASUS M4A78L-M só deixa pena pois tem Hybrid CrossFireX o que permite que o processador gráfico integrado do chipset e um GPU dedicado funcionem simultaneamente e proporcionem grandes performances, mas isto para o Windows Vista.
O facto de ter chipset nForce também me chamou à atenção mas como já tive uma motherboard com esse chipset e portou-se maravilhosamente bem... E além do mais é ATX. Isso por vezes não quer dizer nada... Eu já tive um aluno que tinha uma motherboard Gigabyte que lhe deu montes de problemas e sabes porquê? Aquecia em demasia! e estava instalada numa Termaltake com muito boa ventilação. Enfim, "computices" que nos dão cabo da paciência...