R600, a gráfica que nunca foi?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

R600, a gráfica que nunca foi?

Mensagempor Nelson_ » Quarta Fev 28, 2007 1:33

Pois é amigos, estou agastado com a AMD. :evil:

Apesar de já possuir a minha G80 desde o final do ano passado, fiquei sempre com a espectativa de ver nascer por esta altura a tão esperada R600. Gostava de poder compara-la com a 8800GTX, verificar o quanto mais rápido seria.

Infelizmente foi mais uma vez adiada a data do seu lançamento. Maio, no minimo... 8O

Parece que o parto está difícil. Não sei se tem a ver com consumos energéticos, tamanho, calor gerado, marketing (sim, porque as de gama média e baixa não foram atrasadas no lançamento)...

Nunca a ATI (agora AMD) demorou tanto tempo a responder a um lançamento importante como este. Mais de 6 meses... Mas vale partir logo para o chip R700, para fazer face ao G90.

Será que esta placa gráfica, que tendo sido tão falada, nunca o irá ser?

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Re: R600, a gráfica que nunca foi?

Mensagempor s1nnless » Quarta Fev 28, 2007 19:44

Nelson_ Escreveu:Pois é amigos, estou agastado com a AMD. :evil:

Apesar de já possuir a minha G80 desde o final do ano passado, fiquei sempre com a espectativa de ver nascer por esta altura a tão esperada R600. Gostava de poder compara-la com a 8800GTX, verificar o quanto mais rápido seria.

Infelizmente foi mais uma vez adiada a data do seu lançamento. Maio, no minimo... 8O

Parece que o parto está difícil. Não sei se tem a ver com consumos energéticos, tamanho, calor gerado, marketing (sim, porque as de gama média e baixa não foram atrasadas no lançamento)...

Nunca a ATI (agora AMD) demorou tanto tempo a responder a um lançamento importante como este. Mais de 6 meses... Mas vale partir logo para o chip R700, para fazer face ao G90.

Será que esta placa gráfica, que tendo sido tão falada, nunca o irá ser?

Cumps

Isso não é tão linear. Longe disso. Porque, caso não saibas, o ultimo press release da AMD (e não da DAAMIT) refere uma jogada estretegica. Ora, o R600 já está a ser produzido em massa na sua versão A12. No entanto, vários eram os rumores de uma nova versão A15, para Junho, o possivel refresh. Sendo assim, colocam-se vários cenários possiveis, sendo o mais forte:
-Ataque em massa da AMD: Lança ao mesmo tempo R600, K8L e RD700. Isso, ao nivel dos OEM implica grandes compras (a Dell e a HP de certeza que vão fazer grandes encomendas para as suas maquinas topo de gama), destronando nVidia e Intel a um nivel que é impossivel actualmente. Por outro lado, mostra grande força da AMD, que pode fazer com que os consumidores informados voltem a olhar para ela como um fabricante valioso. Provoca tambem grande subida das acções da empresa, logo, grandes lucros. E por fim, a AMD não está mal. Pode não ter nenhum topo de gama a fazer frente aos seus adversarios, mas a verdade é que regista crescimento economico, algo que nem intel nem nVidia registam.
Outra hipotese é simplesmente o facto de a AMD querer a versão A15 como topo de gama e A12 como media gama, um pouco como as X1950PRO actualmente. Visto a nVidia não estar a programar nenhum G81, torna-se tambem viavel, até porque as 8800GTX não vendem assim tanto. E as X1950XT equilibram bem com as 8800GTS 320MB.
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor Red_Shift » Quarta Fev 28, 2007 21:03

até porque as 8800GTX não vendem assim tanto. E as X1950XT equilibram bem com as 8800GTS 320MB.

Px tb n vendem assim tão pouco. É claro k ainda n havendo jogos de DX10 no mercado e a espera pela resposta da ATI faz com as vendas n sejam brutais.
E quem são os estúpidos k numa altura destas vão comprar uma dx9 knd têm dx10 à disposição? N devem ser mts.

E por fim, a AMD não está mal. Pode não ter nenhum topo de gama a fazer frente aos seus adversarios, mas a verdade é que regista crescimento economico, algo que nem intel nem nVidia registam.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Dá-me a margem de crescimento de 1 ano de uma dessa empresas que eu já n preciso de guito pro resto da vida. És louco? A Intel uma vez k já é tão grande n sei se actualmente ainda cresce assim tanto mas a NVIDIA sei k está a ter crescimentos brutais nos últimos anos (sim eu costumo ler os fiscal quarter reports da nvidia).
P4 2,6Ghz @ 3,25Ghz||Asus P4P800 (chipset 865PE)
1gb PC3200 Twinmos CL 2.5-3-3-8 @ DDR400(5:4) CL 2.5-4-4-8
Asus V9999GT (6800GT) 128MB DDR1 @ 400/850
SATAII WD5000AAKS 500GB||TDK DVD-RW 16x+/-R, 4xDL
LCD 17" Samsung 710N|| PSU Enermax 375W
Red_Shift
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 10, 2004 22:56

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Fev 28, 2007 23:28

s1nnless Escreveu:E por fim, a AMD não está mal. Pode não ter nenhum topo de gama a fazer frente aos seus adversarios, mas a verdade é que regista crescimento economico, algo que nem intel nem nVidia registam.

Muito pelo contrário caro s1nnless...

Como é que a AMD depois da aquisição da ATI e com o lançamento dos C2D e consequente resposta através da quebra brusca dos preços dos seus CPU's poderia estar melhor que a Intel?
A Intel é lider, e agora muito mais, com as vendas brutais destes novos CPUs, tanto na área desktop como notebook. Já para não falar na sua quota server.

Tens aqui os últimos resultados da Intel:
http://www.intel.com/pressroom/archive/ ... 17corp.htm

Se vires os annual reports da Intel podes ver que tem aumentado o seu revenue em cerca de 4.000 milhões de dólares ao ano.

Já a nVidia essa nem se fala, simplesmente tem batido os seus records nos resultados, e prova disso é o último crescimento de 39% 8O, aumentando o seu revenue de 633.6 milhões de dólares para 878.9 milhões.

http://www.nvidia.com/object/IO_39784.html

Por isso não sei onde foste buscar essa ideia de que nem a Intel nem a nVidia cresciam economicamente

AMD? Bem... em Janeiro publiquei uma notícia sobre os seus resultados no fórum, não sei se alguém chegou a ler...

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=46643
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor s1nnless » Quarta Fev 28, 2007 23:42

Red_Shift Escreveu:
E por fim, a AMD não está mal. Pode não ter nenhum topo de gama a fazer frente aos seus adversarios, mas a verdade é que regista crescimento economico, algo que nem intel nem nVidia registam.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Dá-me a margem de crescimento de 1 ano de uma dessa empresas que eu já n preciso de guito pro resto da vida. És louco? A Intel uma vez k já é tão grande n sei se actualmente ainda cresce assim tanto mas a NVIDIA sei k está a ter crescimentos brutais nos últimos anos (sim eu costumo ler os fiscal quarter reports da nvidia).

Crescimentos monetarios todos tem, mas nos seus mercados especificos (nesse caso, discrete GPU) não estão a crescer em termos de percentagem, pelo menos pelo que li. A nVidia quebrou em Discrete GPU, assim como em chipsets para PC, aumentando muito nos chipsets para portateis e Mobile GPU.

SkylineGTR Escreveu:
s1nnless Escreveu:E por fim, a AMD não está mal. Pode não ter nenhum topo de gama a fazer frente aos seus adversarios, mas a verdade é que regista crescimento economico, algo que nem intel nem nVidia registam.

Muito pelo contrário caro s1nnless...

Como é que a AMD depois da aquisição da ATI e com o lançamento dos C2D e consequente resposta através da quebra brusca dos preços dos seus CPU's poderia estar melhor que a Intel?
A Intel é lider, e agora muito mais, com as vendas brutais destes novos CPUs, tanto na área desktop como notebook. Já para não falar na sua quota server.

Tens aqui os últimos resultados da Intel:
http://www.intel.com/pressroom/archive/ ... 17corp.htm

Se vires os annual reports da Intel podes ver que tem aumentado o seu revenue em cerca de 4.000 milhões de dólares ao ano.

Já a nVidia essa nem se fala, simplesmente tem batido os seus records nos resultados, e prova disso é o último crescimento de 39% 8O, aumentando o seu revenue de 633.6 milhões de dólares para 878.9 milhões.

http://www.nvidia.com/object/IO_39784.html

Por isso não sei onde foste buscar essa ideia de que nem a Intel nem a nVidia cresciam economicamente

AMD? Bem... em Janeiro publiquei uma notícia sobre os seus resultados no fórum, não sei se alguém chegou a ler...

http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=46643

Fui eu que me exprimi mal. Peço desculpa. Tava a falar em termos relativos e não absolutos, e nisso a AMD benificiou muito do contrato com a Dell, da venda de PCU's AMD em quase todos os PC's e laptops baixa gama da HP e Acer, entre outros.
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor Nelson_ » Quinta Mar 01, 2007 12:51

Bom, falou-se nas condições económicas de cada uma das empresas (crescimentos e afins), mas no que respeita ao lançamento da R600...

Vamos lá então:
- Estratégia da AMD. Achas mesmo? É boa estratégia deixar a Nvidia fazer passear durante tanto tempo os seus modelos DX10? Já não se disse tanto aqui, que a melhor estratégia dos fabricantes de placas gráficas é ter sempre a mais potente, para credibilizar? Basta ver que foram lançadas placas gráficas (7800GTX 512 por ex.) que na altura da saída era a melhor de todas, foram analizada por multiplos sites da especialidade, mas nas lojas nem vê-las!!! É claro que podemos sempre alterar a estratégia, mas na minha opinião esta não é a melhor...

- Não existe pois termo de comparação com a G80, por isso esta será sempre a melhor até Maio, pelo menos...

- na minha opinião, e pelo que tenho lido, a AMD está a tentar atirar areia para os olhos. No início diziam que não iriam suportar atrasos no lançamento deste hardware (já nem sei quantos adiamentos foram feitos :roll: ). Agora, a par com esta medida de marketing anunciada pela AMD, transpiram notícias que dão a entender que o parto da R600 está muito difícil: primeiro foi o tamanho (parece já resolvido), depois o consumo, o calor gerado, estabilidade geral... O costume.

- Precisamos da R600 o mais depressa possível. A credibilidade da AMD fica posta em causa (não é grande marketing com tantos adiamentos), não temos como comparar com a G80 e a Nvidia vai rular durante muito tempo...

- Não existe desenvolvimento da G81... Claro, nem é preciso. Saltaram logo para a G90.

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor s1nnless » Quinta Mar 01, 2007 19:00

Nelson_ Escreveu:Bom, falou-se nas condições económicas de cada uma das empresas (crescimentos e afins), mas no que respeita ao lançamento da R600...

Vamos lá então:
- Estratégia da AMD. Achas mesmo? É boa estratégia deixar a Nvidia fazer passear durante tanto tempo os seus modelos DX10? Já não se disse tanto aqui, que a melhor estratégia dos fabricantes de placas gráficas é ter sempre a mais potente, para credibilizar? Basta ver que foram lançadas placas gráficas (7800GTX 512 por ex.) que na altura da saída era a melhor de todas, foram analizada por multiplos sites da especialidade, mas nas lojas nem vê-las!!! É claro que podemos sempre alterar a estratégia, mas na minha opinião esta não é a melhor...

- Não existe pois termo de comparação com a G80, por isso esta será sempre a melhor até Maio, pelo menos...

- na minha opinião, e pelo que tenho lido, a AMD está a tentar atirar areia para os olhos. No início diziam que não iriam suportar atrasos no lançamento deste hardware (já nem sei quantos adiamentos foram feitos :roll: ). Agora, a par com esta medida de marketing anunciada pela AMD, transpiram notícias que dão a entender que o parto da R600 está muito difícil: primeiro foi o tamanho (parece já resolvido), depois o consumo, o calor gerado, estabilidade geral... O costume.

- Precisamos da R600 o mais depressa possível. A credibilidade da AMD fica posta em causa (não é grande marketing com tantos adiamentos), não temos como comparar com a G80 e a Nvidia vai rular durante muito tempo...

- Não existe desenvolvimento da G81... Claro, nem é preciso. Saltaram logo para a G90.

Cumps

Claro que acho. Se os proprios fabricantes ja receberam placas, porque não haveria de ser?
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Mar 01, 2007 19:17

A gráfica directX 10 mais baratucha é €300.. ainda é um investimento de respeito. Quando o Crysis sair e o pessoal começar a gritar por gráficas DirectX 10 é que o mercado vai disparar. E nessa altura a DAAMIT (lindo!) já deve ter produto.

Não acredito em nenhuma "estratégia" que implique andares 6 meses a dar borlas à Nvidia ou à Intel. Se fosse comprar uma placa agora (e tivesse os fundos) comprava uma já preparada para DirectX 10 obviamente. E de certeza que não metia um Athlon na máquina.

A AMD escorregou. A ATI escorregou. Agora sofrem até conseguirem entrar na corrida novamente. É tudo.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor 4x4 » Domingo Mar 11, 2007 10:52

Subversiveagent Escreveu:A gráfica directX 10 mais baratucha é €300.. ainda é um investimento de respeito. Quando o Crysis sair e o pessoal começar a gritar por gráficas DirectX 10 é que o mercado vai disparar. E nessa altura a DAAMIT (lindo!) já deve ter produto.

Não acredito em nenhuma "estratégia" que implique andares 6 meses a dar borlas à Nvidia ou à Intel. Se fosse comprar uma placa agora (e tivesse os fundos) comprava uma já preparada para DirectX 10 obviamente. E de certeza que não metia um Athlon na máquina.

A AMD escorregou. A ATI escorregou. Agora sofrem até conseguirem entrar na corrida novamente. É tudo.

100% de acordo, e não venham cá ATI fanboys dizer o contrario

Deixar uma marca liderar um mercado qualquer mais de 6 meses, se isso tem alguma coisa de estrategia.......

:roll:
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 12, 2005 23:51

Mensagempor s1nnless » Domingo Mar 11, 2007 11:12

4x4 Escreveu:
Subversiveagent Escreveu:A gráfica directX 10 mais baratucha é €300.. ainda é um investimento de respeito. Quando o Crysis sair e o pessoal começar a gritar por gráficas DirectX 10 é que o mercado vai disparar. E nessa altura a DAAMIT (lindo!) já deve ter produto.

Deixar uma marca liderar um mercado qualquer mais de 6 meses, se isso tem alguma coisa de estrategia.......

Quantos PC's média e baixa gama tem 8800? Achas que alguma vez o mercado retail ganha ao OEM? Ainda por cima o apoio nas lojas actuais que vendem muito (grandes superficies) é uma autentica merd@, ao ponto de aconselhar X1600PRO's 512Mb face a 7950Gt e X1950pro, e etc. E a nVidia não ganha ainda grande coisa com o mercado OEM, uma vez que apena os HP e os Dell de topo (Alienware e VoodooPC) vem com 8800, e isso representa uma cota inferior a 1% do mercado
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor Subversiveagent » Domingo Mar 11, 2007 11:20

s1nnless Escreveu:
4x4 Escreveu:

Quantos PC's média e baixa gama tem 8800? Achas que alguma vez o mercado retail ganha ao OEM? Ainda por cima o apoio nas lojas actuais que vendem muito (grandes superficies) é uma autentica merd@, ao ponto de aconselhar X1600PRO's 512Mb face a 7950Gt e X1950pro, e etc. E a nVidia não ganha ainda grande coisa com o mercado OEM, uma vez que apena os HP e os Dell de topo (Alienware e VoodooPC) vem com 8800, e isso representa uma cota inferior a 1% do mercado

Não digo que não, as 8800 não são para todos. Agora que as novas graficas da ATI se atrasaram lá isso não há como negar.

Se as ofertas que estão agora no mercado conseguem cobrir isso já são outros 500. Entendo perfeitamente que os assembladores/grandes superficies têm melhores negócios ao despachar uma X1600 que a ATI vende ao preço da chuva do que uma X1950Pro. E a oferta da 8800 não se estica para a gama média, que é onde a fatia de leão das placas é vendida. Agora, tecnologicamente falando, a ATI tropeçou.

Quando sair a nova linha vamos a ver se a Nvidia responde de imediato com ofertas equivalentes. Neste momento penso que tem a capacidade para o fazer.
"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar"
Gaius Julius Caesar
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor s1nnless » Domingo Mar 11, 2007 13:48

Subversiveagent Escreveu:
s1nnless Escreveu:
4x4 Escreveu:

Não digo que não, as 8800 não são para todos. Agora que as novas graficas da ATI se atrasaram lá isso não há como negar.

Se as ofertas que estão agora no mercado conseguem cobrir isso já são outros 500. Entendo perfeitamente que os assembladores/grandes superficies têm melhores negócios ao despachar uma X1600 que a ATI vende ao preço da chuva do que uma X1950Pro. E a oferta da 8800 não se estica para a gama média, que é onde a fatia de leão das placas é vendida. Agora, tecnologicamente falando, a ATI tropeçou.

Quando sair a nova linha vamos a ver se a Nvidia responde de imediato com ofertas equivalentes. Neste momento penso que tem a capacidade para o fazer.

As vendas da ATI são superiores às da nVidia e cobre qualquer ausencia de DX10 por enquanto. Ddai a AMD não ter pressa
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor 4x4 » Domingo Mar 11, 2007 23:11

s1nnless Escreveu:
4x4 Escreveu:

Estava mesmo à espera desta resposta tipica dum ATI fanboy, neste momento na "mó de baixo"

Eu burrifo-me para o mercado OEM, para as marcas, preocupo-me é com o que tenho em casa e o que meto dentro da mesma.

Eu olho para o mercado num dado mometo, conheço muito bem a evolução informatica e quando tomo uma decisão de aquisição olho para o mercado, analiso e tomo uma decisão baseado na tese "o que esta a dar neste momento é..." e truca lá vao os €.

De resto quero lá saber de quotas de mercado Dell Hp Ibm Intel Amd Nvidia Ati, se num dado momento de aquisição nao me tiverem nada de novo a oferecer para mim, não entram na minha casa e pronto.

E tenho uma evga 8800 mais e6600 mais e evga 680i para mobo
Sony Vaio VGN-FZ31E
4x4
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 12, 2005 23:51

Mensagempor s1nnless » Domingo Mar 11, 2007 23:20

4x4 Escreveu:
s1nnless Escreveu:
4x4 Escreveu:

Estava mesmo à espera desta resposta tipica dum ATI fanboy, neste momento na "mó de baixo"

Eu burrifo-me para o mercado OEM, para as marcas, preocupo-me é com o que tenho em casa e o que meto dentro da mesma.

Eu olho para o mercado num dado mometo, conheço muito bem a evolução informatica e quando tomo uma decisão de aquisição olho para o mercado, analiso e tomo uma decisão baseado na tese "o que esta a dar neste momento é..." e truca lá vao os €.

De resto quero lá saber de quotas de mercado Dell Hp Ibm Intel Amd Nvidia Ati, se num dado momento de aquisição nao me tiverem nada de novo a oferecer para mim, não entram na minha casa e pronto.

E tenho uma evga 8800 mais e6600 mais e evga 680i para mobo

Tu dizes isso? Mas achas que eles se preocupam com a tua resposta ou com a da Dell?
s1nnless
Moderador
Moderador

Mensagempor soreal » Domingo Mar 11, 2007 23:52

s1nnless Escreveu:
4x4 Escreveu:

não é muito OEM mas há varias lojas alemãs ( e com certeza de outros paises) que vendem pc's com as 8800 ( GTS e GTX) a preços bastante competitivos. e penso que vendem muito bem mesmo.
e quando te referes a essas lojas que aconcelham x1600 á 7950gt penso que falas da realidade portuguesa não? por aqui fora a realidade é um pouco diferente.
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante