1ºs Benches no Half Life 2- 5900ultra e violada pela 9600pro

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Phoenix » Sexta Dez 12, 2003 22:17

Para verem como isto vai andar de um lado para o outro, ora ATI, ora NVidia, basta repararmos na tecnologia:

Com o DirectX 9, a Microsoft introduziu uma nova linguagem de efeitos especiais chamada HLSL (High Level Shader Language). Isto significa que efeitos especiais que antes eram feitos numa linguagem tipo Assembly, passam a poder ser feitos numa linguagem tipo C.

Quem sabe de Assembly e de C, sabe do que estou a falar...

A NVidia queria que a sua linguagem (Cg) fosse adoptada como standard, prejudicando seriamente a concorrência. A Microsoft não concordou e a NVidia saiu do jogo. A ATI por seu lado, passou a trabalhar "intimamente" com a Microsoft, e pouco depois nascia...o DirectX 9!

Um dos standards do DirectX 9 prende-se com a precisão: registos de 24 bits. Ora a NVidia, que não estava por dentro do assunto, resolveu apostar em 32/16 bits.

Ou seja, ao passo que as placas ATI seguem a norma DirectX 9, as placas NVidia sofrem com isto! Se usarem os registos de 32 bits, a performance baixa. Se usarem registos de 16bits, baixam demasiado a precisão, dando origem a uma pior qualidade de imagem...

Agora, no horizonte surge um problema: E quando o DirectX 10 exigir precisão de 32bits? As placas da ATI vão sofrer em termos de precisão, enquanto que as placas NVidia já estarão preparadas com anos de avanço...

E por aí fora! Sabe-se lá se isto algum dia vai acabar! Melhor, porque existe concorrência; pior, porque de cada vez que compramos uma placa, sai logo outra melhor, e depois outra, e outra...

Bons velhos tempos, em que quem tinha uma Voodoo tinha tudo... :wink:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Dez 12, 2003 22:20

em relação aos micron das NVIDIA (0.13) penso que serve para a rapidez do processador, acho que as topo de gama da Nvidia tem mais velocidade de core do que qualquer outra placa grafica, penso eu, mas tambem gostava de saber para que serve esses menos micron, já que tb é utilizado nos processadores.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alatakontigu » Sexta Dez 12, 2003 22:26

Phoenix Escreveu:Para verem como isto vai andar de um lado para o outro, ora ATI, ora NVidia, basta repararmos na tecnologia:
A ATI por seu lado, passou a trabalhar "intimamente" com a Microsoft, e pouco depois nascia...o DirectX 9!

a ati e a microsoft tiveram a fazer meninos!! :lol:
esclarecido ( n c os microns. o speed ja me deu uma luzinha..)
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor cmrosado » Sexta Dez 12, 2003 22:28

Talvez valesse a pena abrires o site...
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Dez 13, 2003 0:51

Speed Dragon Escreveu:em relação aos micron das NVIDIA (0.13) penso que serve para a rapidez do processador, acho que as topo de gama da Nvidia tem mais velocidade de core do que qualquer outra placa grafica, penso eu, mas tambem gostava de saber para que serve esses menos micron, já que tb é utilizado nos processadores.

Se não estou em erro esse microns a menos servem tb para reduzir no calor e consumo de enrgia, o que facilita tudo no geral e permite ao mesmo tempo grandes velocidades sem mt calor e grandes consumos.
Quanto ao que o phoenix referiu penso que vai ser uma grande ajuda para o mrcado o aparecimento das XGI poix mais concorrência vai criar mais avanços e preços + baixos (ou não ... LOL ... )
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Taxus » Sábado Dez 13, 2003 2:41

Estão a falar dos microns como se fossem couves.... Um micron não é uma "coisa" é uma medida.
Dizer que os integrados usam 0.13 microns significa que os transistores (GasFets provavelmente) usados têm cada um 0.13 microns. Algo como 0.00000013 metros.
Como o mr_cyberdoc disse, algumas das vantagens são uma menor dissipação de nergia (têm menos área para dissipar), quanto ao aumento de velocidade.. penso que não está relaccionado assim tão directamente. (eu devia saber isto, mas estudar cansa). E, como é obvio, num chip de 2 Cm^2 é possivel meter muito mais transistores de .13 do q de .15 o que faz com que seja possivel produzir circuitos muito mais complexos.
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor alatakontigu » Sábado Dez 13, 2003 9:05

tks taxus aprendi mais kk coisa hj!!! :lol:
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor badboi » Sábado Dez 13, 2003 16:35

O problema é que as ati com os transistores de .15 microns estão ja a dissipar demasiado calor. Isso do calor temos que analisar de duas formas:

- Se tiverem igual numero de transistores a ati e a nvidia dum dado chip os da ati provoção muito mais calor devido a sua maior area de dispersão de calor. Não é a placa do chip que provoca o calor são os transistores.

- Se tiverem numero diferente ai ja é dificil de equacionar qual dissipa mais calor. Mas como é mais de sabido a ati ja tem varios problemas de calor com as placas de grande performance. Eu não acho que eles com 0.15 microns possam ir muito mais longe. Quem tem uma 9800pro ou 9800xt sabe do que eu tou a falar...

Por isso se a Ati não anda a desenvolver nada ja com grande avanço vai passar um mau bocado ou tera de comprar tecnologia a uma qualquer empresa de microchips.

[[]]'s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Dez 13, 2003 18:00

Atam não são as Nvidia que tem um Cooler que ocupa uma slot PCI ? Não são os chips deles que tem menos calor ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor alatakontigu » Sábado Dez 13, 2003 20:37

pah o cooler pode ser grande mas n ser grande coisa... :lol:
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Dez 13, 2003 20:54

badboi Escreveu:... Quem tem uma 9800pro ou 9800xt sabe do que eu tou a falar...

è por isso que nestas férias de Natal vou por um destes meninos da Zalman na minha gráfica: http://www.zalman.co.kr/english/product/zm80c-hp.htm :wink:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rusher » Quarta Dez 17, 2003 19:29

Cyberdoc :P "o que os programadores da Nvidia têm de fazer é de irem trabalhar para a ATI a ver se melhoram um bocadinho os drivers para as ATI !!!"

Sinceramente não acho, tem se ouvido durantes anos que a ATI tem pessimas drivers mas penso que tem vindo a melhorar bastante e segundo o que tenho lido os problemas das FX residem nas drivers... agora n sem quem é que tem de ir aprender com quem :P[/b]
rusher
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 17, 2003 18:36

Mensagempor Red_bulls » Quinta Dez 18, 2003 12:38

O mal das ATI sp foram as drivers, agora penso k ta a melhorar. a creative tenta selucionar as suas falhas mandadando drivers novas todas as semanas
Ja tou a pensar em mudar o meu nick pra ATI-Fan :D :D :D
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 31, 2002 17:07

Mensagempor Stu3s » Sexta Dez 19, 2003 23:46

Pois é, quantos de vocês sabiam que as 9600XT ja tem GPU de 0.13micron?
Eu sempre pensei q ainda fossem de 0.15, até pq as 9800XT são!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Dez 20, 2003 0:42

Stu3s Escreveu:Pois é, quantos de vocês sabiam que as 9600XT ja tem GPU de 0.13micron?
Eu sempre pensei q ainda fossem de 0.15, até pq as 9800XT são!

Lá está mais uma prova que quanto a performance não se trata só de microns ! :roll:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

AnteriorPróximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes