k placa comprar?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

k placa comprar?

Mensagempor de la Vega » Sexta Fev 21, 2003 15:54

tenho o seguinte sistema:
disco - maxtor 5t010h1
p. grafica - nvidia riva tnt 2 pro
processador - intel pentium 4 cpu 1300mhz
SO - Win XP (vo comprar um novo disco rigido, e por o Win 98 numa repartição)

o resto sinceramente n sei!
gostava de comprar uma placa grafica nova, no maximo 100€, mas k por agora tivesse um bom desempenho.
agradecia muito ajuda.
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Jota.RiP » Sexta Fev 21, 2003 16:12

por menos de 100€ arranjas as GeForce 4 MX 440 com memorias DDR e TV Out... penso k pro sistema k tens é a melhor opção...

Mas tem atenção uma coisa: se tens memorias SDRAM (normalmente a 133Mhz) tb tens k te uma grafica com mem's SDRAM... Se tens mem's DDR (a 266Mhz) podes e é aconselhavel usar, uma grafica com mem's DDR

cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor de la Vega » Sexta Fev 21, 2003 16:17

como é k eu sei s tenho memorias ddr ou sdram? da pa ver através de alguma aplicação ou tenho k abrir o pc?
thankz

já agora, menos de 100€? kuanto? alguem sabe +/-?
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor s3ntry » Sexta Fev 21, 2003 17:16

Jota.RiP Escreveu:Mas tem atenção uma coisa: se tens memorias SDRAM (normalmente a 133Mhz) tb tens k te uma grafica com mem's SDRAM... Se tens mem's DDR (a 266Mhz) podes e é aconselhavel usar, uma grafica com mem's DDR

Epá mas que bacurada! O tipo de memória do sistema não tem nada a ver com o tipo de memória da placa gráfica. É totalmente irrelevante qual o tipo de memória que tens no chipset, podes comprar uma placa gráfica com memórias DDR mesmo que o sistema utilize SDR. Por exemplo eu tenho aqui um PC com a seguinte configuração: P3 1 GHz, mobo i815EP com 256 MB SDRAM PC133 e gráfica GF3 Ti200 com 64 MB DDR. Não há qualquer problema ou inconveniente neste tipo de configuração.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Grimlock » Sexta Fev 21, 2003 17:23

realmente, com 1 orçamento de 100€, a melhor placa grafica ke podes comprar e uma GeForce 4 MX 440. tb podias comprar uma 460 mas n sei qt custam agora, nem se ainda se vendem.

de la Vega Escreveu:(vo comprar um novo disco rigido, e por o Win 98 numa repartição)
presumo ke kerias dizer ke vais por o win98 numa partição a parte.

Jota.RiP Escreveu:Mas tem atenção uma coisa: se tens memorias SDRAM (normalmente a 133Mhz) tb tens k te uma grafica com mem's SDRAM... Se tens mem's DDR (a 266Mhz) podes e é aconselhavel usar, uma grafica com mem's DDR
ke?
isso ker dizer ke no meu sistema antigo, onde tinha 1 dimm 128MB SDRAM PC100 nao podia por uma GeForce 4 Ti 4200?
essa e nova :?
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 18, 2003 0:36

Mensagempor Jota.RiP » Sexta Fev 21, 2003 17:24

achas mm isso s3ntry? serio? acreditas mm nisso?

por acaso já alguma vez testas-te?

há ai uma frase muito boa "Procura antes de perguntares", neste caso antes de criticares :wink:

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor s3ntry » Sexta Fev 21, 2003 17:36

Jota.RiP Escreveu:achas mm isso s3ntry? serio? acreditas mm nisso?

por acaso já alguma vez testas-te?

há ai uma frase muito boa "Procura antes de perguntares", neste caso antes de criticares :wink:

cumps,

Sim, já monto PCs há largos anos e tenho testado várias placas em vários tipos de sistemas diferentes. E realmente nunca vi uma placa DDR ter algum tipo de problema ou performance inferior devido ao sistema usar memórias SDR.

Um bom exemplo disso foi quando testei uma GF3 com DDR num sistema com um Tualatin 1.2 numa Asus TUSL2C com PC133 e num P4 (sinceramente não me lembro qual era a freq) numa board i845 com DDR. Depois de alguns benchs no Q3 reparei que o primeiro sistema até tinha melhor performance!

EDIT: É claro que isto não é um teste absoluto, há vários factores que podem influenciar a performance, como optimizações do software para certo tipo de processadores, a arquitectura e frequência dos processadores em si, dos chipsets, etc... Além disso um único benchmark é pouco representativo. Por isso há muito por onde criticar este pequeno teste. Mas acho que para o efeito serve bem para mostrar que se a placa estive a sofrer na performance devido à memória do sistema não ser igual ao frame buffer, não tinha dados fps mais altas no sistema com SDR.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Jota.RiP » Sexta Fev 21, 2003 17:44

eu tb monto makinas... e uma coisa é ir funcionando, outra coisa é ser funcional...

tb posso ligar um cable modem por usb nun posso?
tb há mobos k permitem SDRAM e DDR nun há? e funcam!
tb posso ligar o cd-rom e o cd-rw no mm canal IDE nun posso?

e se lerem bem, eu não disse k ele não podia usar, disse "aconselhavel", o k é ligeiramente diferente....

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor s3ntry » Sexta Fev 21, 2003 17:52

Jota.RiP Escreveu:eu tb monto makinas... e uma coisa é ir funcionando, outra coisa é ser funcional...

tb posso ligar um cable modem por usb nun posso?
tb há mobos k permitem SDRAM e DDR nun há? e funcam!
tb posso ligar o cd-rom e o cd-rw no mm canal IDE nun posso?

e se lerem bem, eu não disse k ele não podia usar, disse "aconselhavel", o k é ligeiramente diferente....

cumps,

Ah mas isso já é totalmente diferente! Então fui eu que percebi mal, peço desculas! Pelo teu primeiro post fiquei com a impressão que tavas a dizer com uma placa DDR num sistema com memória SDR ia dar problemas. A verdade é que não dá :)

Quanto a ser mais aconselhável ter memórias DDR, e em relação a esses exemplos que deste, isso aplica-se em qualquer situação. É sempre melhor ter mais do que ter menos ;)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Grimlock » Sexta Fev 21, 2003 17:59

Jota.RiP Escreveu:se tens memorias SDRAM (normalmente a 133Mhz) tb tens k te uma grafica com mem's SDRAM
isto foi o ke me chocou mais :lol:
"tens k ter", axo ke era isto ke kerias dizer.
isso vindo dum gajo ke pensava ke percebia largo disto foi mto XOCANTE

Jota.RiP Escreveu:tb posso ligar um cable modem por usb nun posso?
1 primo meu tem isso assim i nunca deu problemas

Jota.RiP Escreveu:tb posso ligar o cd-rom e o cd-rw no mm canal IDE nun posso?
desde sempre tive isso assim. tenho 1 gravador a 40x i mm com um a 4x nunca deu problemas.
consigo gravar CDs directo a mm velocidade ke gravo do disco.
ja a mtos anos ke ouço dessa cena, mas nunca me deu problemas ter o leitor i o gravador no mm cabo.
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Jota.RiP » Sexta Fev 21, 2003 18:09

1º talvez tenha empregado mal o "tens k Ter", pq se reparares mais abaixo escrevi "aconselhavel"... é uma kestao de portugues...

2º nun dá problemas, pois nao, mas isso só vai de encontro ao k eu kiz dizer, ou seja, mem SDRAM e grafica DDR ate funciona, mas não é a melhor solução... o teu primo se tivesse o modem ligado a uma palca de rede aproveitava muito melhor a largura de banda (isto é basico)

3º como poderia dar probs se a velocidade de leitura (pelo k percebi) é 4x ??? e eu nao disse k dava probs, disse e repito, há melhores soluções... ou há duvidas k é muito mais estavel uma solução SDRAM+SDRAM ou DDR+DDR k uma SDRAM+DDR ou vice versa?

alias, tb podes por um P4 a 2.8Ghz com SDRAM... achas isso funcional? no entanto nun dá probs :wink:

cumps,
WD[13th] J074_RiP

Mensagempor s3ntry » Sexta Fev 21, 2003 18:26

Jota.RiP Escreveu:ou há duvidas k é muito mais estavel uma solução SDRAM+SDRAM ou DDR+DDR k uma SDRAM+DDR ou vice versa?

Epá eu não quero começar aqui nenhum tipo de discussão nem nada, mas sinceramente tenho sérias dúvidas! Estás a falar de estabilidade e sinceramente não acho que teres tipos diferentes de memórias na mobo e na placa gráfica afecte em alguma coisa a estabilidade do sistema! Mas já agora gostava de saber se estou enganado, podes postar factos que provem o que estás a dizer?
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kaipyra » Sexta Fev 21, 2003 18:31

Vamos lá discutir mas sem LEVANTAR A VOZ, aqui é tudo amigo e os pontos de vista são para ser debatidos de uma forma calma. Em casos técnics como não há nada como a voz da experiência: Zebedeu testou/tem sistema X a funcionar estável, o pessoal acredita (dentro de limites, claro! o primeiro a dizer que chegou aos 2700+ com um Athlon 700 leva ban automático! ;-) ) Neste caso concreto, nunca testei, mas de certeza que num há incompatibilidade, os sistemas são independentes... Seria o mesmo que dizer que que um sistema Rambus num podia levar com uma Radeon9700 Pro. Quanto à quebra de compatibilidade, é possível, não sei. Mas o que é certo é que o facto de ter SDRAM é logo um handicap: é mais lento que DDR. Logo substituindo um componente SDR por um DDR em princípio há sempre ganho. Quanto a memória de sistema SDR e Gráfica DDR se calhar a mem do sistema poderá funcionar em algumas situações como Bottleneck, mas tou a especular.

Agora relativo ao tópico: porque não uma Raeon 9000 ou uma 9000Pro? É verdade que uma Pro fica-te a cerca de 115€, mas é concerteza superior a qq GF4 MX4x0.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor de la Vega » Sexta Fev 21, 2003 18:41

exas radeon 9000 são melhores k as GF mx440? e em termos de preço? da pa menos de 100€?
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Grimlock » Sexta Fev 21, 2003 18:51

sim. as radeon 9000 sao melhores ke as Geforce 4 MX 440. mas tb sao mais caras.
nao deves encontrar nenhuma, por enquanto, a menos de 100€. mas e uma questao de procurar.
tb ha as radeon 9000 pro, mas ficam pai por 150€.
mas se tiveres sorte podes apanhar uma promoção nalguma loja.

Kaipyra: presumo ke esse "LEVANTAR A VOZ" foi pra mim. n keria levantar a voz. era so pra denotar o meu estado de XOCADO. :D

Jota.RiP: sim, era um gravador a 4x. hp 8200 ou qq cena assim. n era meu, mas teve no meu pc durante uns tempos. gravava perfeitamente directo do leitor, ligados ambos ao mm cabo. i n tinha buffer under-run protection, digo eu. :P
Grimlock
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes