Prós e Contras 2 gráficas em SLI ou CROSSFIRE

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Prós e Contras 2 gráficas em SLI ou CROSSFIRE

Mensagempor Riey » Terça Dez 11, 2007 18:05

boas.....

visto que vi aqui alguns membros a dizer que não valia a pena colocar 2 gráficas em crossfire gostava de saber a opinião de todos... e quais as vantagens e desvantagens de colocar 2 gráficas...

tinha pensado em colocar 2 HD3870 mas vi muita gente a dizer que não valia a pena 2....

valerá mesmo a pena ou não? o preço duplica e o desempenho?

2 gráficas trazem melhor desempenho para edição de imagem e video, e jogos ou só atrapalham?

se me poderem esclarecer de vez... :wink:
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 01, 2007 16:56

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Dez 11, 2007 18:09

Nao vale a pena ... mais vale guardares os €€ e passado 1 ano mudar a gráfica para uma mais recente ...

Poderas ter mais desempenho imediato ... mas a longo prazo nao irá render .
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Dez 11, 2007 18:10

O preço duplica, mas a performance não! Não sei valores concretos, mas não se aproxima em nada do dobro.

E depois é a tal coisa, toda a gente sabe que na informática se compra uma coisa e passados poucos dias já há melhor. Ou seja, vais estar a gastar muito dinheiro e passado uns tempos não tiras grandes ganhos com isso, enquanto que se apenas comprasses uma gráfica, com o dinheiro que poupavas mais tarde podias já comprar uma melhor.

É a minha sincera opinião.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor SkylineGTR » Terça Dez 11, 2007 18:15

SLI e CrossFire rende em benchmark (3DMark e afins), de resto o desempenho não é proporcional em jogos.

As placas gráficas desvalorizam e desactualizam muito rapidamente, logo se numa placa é mau, em duas é mau a dobrar :P
Para além disso tens o dobro do consumo energético, calor gerado a dobrar, ruido a dobrar, etc.

Mais vale comprar uma boa placa, que sozinha dê conta do recado ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor Riey » Terça Dez 11, 2007 18:17

pois, também já tinha pensado nisso....

e para breve vem as GF9xxx.....

mas ter 2 gráficas é sempre melhor que ter 1... principalmente para quem trabalha com 3D etc.... esta é a minha opinião... o problema é mesmo o preço... podia fazer leva 2 pague 1 :D
ASUS P5E | XFX 8800GT 512MB | CORSAIR HX-520W MODULAR | WD 250GB AAKS + Samsung 1TB + Externo 160GB | Q6600 G0 + TUNIQ TOWER 120 | ASUS DRW-2014L1T SATA | NOX COOLBAY SIDE WINDOW | 4GB G.SKILL DDR2 PC2-6400MQ | SONY MULTI-CARD 7/1 | ZALMAN MFC2 CONTROLER
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor AH.photo » Terça Dez 11, 2007 18:26

para quem trabalha em 3D nao sei se 2 placas ajudam em alguma coisa. Penso que tiras mais rendimento se investires num QuadCore
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 14, 2005 20:44

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Dez 11, 2007 18:48

Depende um pouco das placas..há placas que conseguem rendimentos até 80%..outras não passam dos 20%..eu tb sou da opinião de que mais vale poupar e investir mais tarde numa placa melhor.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor zinko_pt » Terça Dez 11, 2007 18:59

Em alguns programas o SLI ou Crossfire não são suportados (leia-se a performance não sobe quando usamos 2 placas). O mesmo acontece com os QuadCore.
Do ponto de vista do investimento, a desvalorização, consumo energético, ruído e espaço ocupado são a dobrar.
Na minha opinião, exceptuando os Extreme Gammers com LCD =>30" (talvez menos, depende do jogo), não compensa duas placas.
A melhor configuração possível é aquela que dá o máximo de fps percepcionados (algumas placas dão fps tão altos em alguns jogos, que o desempenho fica muito acima do "utilizável"), à melhor qualidade possível. Isto normalmente está indexado à resolução do monitor, que por sua vez está indexado ao tamanho do mesmo.

Resumindo, para mim, 2 placas só para um LCD GRANDE e se não tiver nada de mais importante onde gastar o € :mrgreen:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor AH.photo » Terça Dez 11, 2007 19:15

os programas profissionais já estão a optimizar para quadcore, agora para multiplaca é que já duvido.
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 14, 2005 20:44

Mensagempor Riey » Terça Dez 11, 2007 22:12

tenho conhecimento de 1 que tem 2 Ultras em SLI.....

lol :?
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Quarta Dez 12, 2007 0:42

Eu acho que depende (e como já foi dito anteriormente) do que queres fazer... se gostas de CRYSIS poe exmplo,, vale bem a pena, isto dependendo das resoluções que utilizas claro.,

Fica bem. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 12, 2007 8:38

a grande questão que se coloca é: por o mesmo preço de 2 hd3870 (500€), encontras melhor placa gráfica? eu tenho ideia que não. nesse sentido, obviamente que compensa porque tens mais desempenho.

como é obvio, nas gráficas há o "sweet spot", aquela gráfica que tem uma excelente relação preço/performance e que vale a pena. neste momento são as hd3870 e as 8800gt. acima e abaixo disso a relação preço/performance é muito menor e nos extremos deixa de compensar.

na minha opinião, tal como não compensa comprar uma 8800ultra, tambem não compensa comprar sli ou crossfire, porque a performance é péssima. só que malta que tem lcds de grandes resoluções e tem a "paranoia" dos detalhes ao máximo nos jogos todos não tem outra hipotese senão compra-las. e entre uma e outra, até é capaz de ser melhor o sli/crossfire.

há tambem outra situação: eu, por exemplo, tenho uma 8600gt e uma board que suporta sli. será que me compensa adquirir outra agora ou daqui a mais uns tempos? com o meu monitor actual não, mas se comprar um monitor 20" ou 22" provavelmente os 256mb de memória adicionais que o sli proporciona iam ser mel para conseguir jogar a 1650*1080. mais uma vez, a grande questão é: será que com o dinheiro que gasto noutra 8600gt e o que obtenho ao vender a minha não compraria uma single card melhor? no meu caso provavelmente sim, mas noutros se calhar até valia a pena o sli.

em suma, acho que tirando uma ou duas situações especificas não compensa comprar sli ou crossfire, embora por vezes, pelo mesmo preço, não exista single card superior e aí depende de cada um avaliar se o sistema (fonte, board, caixa) está preparado para essa decisão e se o consumo, a longo prazo, faz pender a balança pars algum dos lados (e não me venham dizer que é obvio porque entre 2 hd3870 e uma 8800ultra nao é assim tão obvio qual opção consome mais, nem qual é mais ruidosa).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Re: Prós e Contras 2 gráficas em SLI ou CROSSFIRE

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Quinta Dez 13, 2007 7:11

Riey Escreveu:boas.....

visto que vi aqui alguns membros a dizer que não valia a pena colocar 2 gráficas em crossfire gostava de saber a opinião de todos... e quais as vantagens e desvantagens de colocar 2 gráficas...

tinha pensado em colocar 2 HD3870 mas vi muita gente a dizer que não valia a pena 2....

valerá mesmo a pena ou não? o preço duplica e o desempenho?

2 gráficas trazem melhor desempenho para edição de imagem e video, e jogos ou só atrapalham?

se me poderem esclarecer de vez... :wink:

Muito resumidamente:

Não compensa comprar 2 graficas tanto SLI como Crossfire!
Compra apenas uma 8800GT ou HD3870 e ficas já muito bem servido! Correrás todos os jogos actuais sem problemas e os que virão.
Quando não servir daqui a uns tempos, ai pegas no dinheiro que poupaste da 2 gráfica e compras uma nova pelo mesmo preço delas agora mas obviamente na altura será uma gráfica bem melhor que as 8800GT / HD3870.

Para mim é tão simples quanto isso. Não é preciso pensar muito.

Cumps
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor Riey » Quinta Dez 13, 2007 19:03

entao nao vale a pena investir numa board com 2 slots para graficas?

tava em duvida entre a Gigabyte GA-X38-DQ6 e entre a DQ3R.... então será melhor a DQ3R apesar de não ser X38?
Riey
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Dez 13, 2007 19:27

Riey Escreveu:entao nao vale a pena investir numa board com 2 slots para graficas?

tava em duvida entre a Gigabyte GA-X38-DQ6 e entre a DQ3R.... então será melhor a DQ3R apesar de não ser X38?

DQ3R?? Não estás a fazer confusão com a DS3R?? Ou então sou eu que não conheço nem encontro essa board no site...
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes