por Bad_Cop » Quarta Dez 12, 2007 8:38
a grande questão que se coloca é: por o mesmo preço de 2 hd3870 (500€), encontras melhor placa gráfica? eu tenho ideia que não. nesse sentido, obviamente que compensa porque tens mais desempenho.
como é obvio, nas gráficas há o "sweet spot", aquela gráfica que tem uma excelente relação preço/performance e que vale a pena. neste momento são as hd3870 e as 8800gt. acima e abaixo disso a relação preço/performance é muito menor e nos extremos deixa de compensar.
na minha opinião, tal como não compensa comprar uma 8800ultra, tambem não compensa comprar sli ou crossfire, porque a performance é péssima. só que malta que tem lcds de grandes resoluções e tem a "paranoia" dos detalhes ao máximo nos jogos todos não tem outra hipotese senão compra-las. e entre uma e outra, até é capaz de ser melhor o sli/crossfire.
há tambem outra situação: eu, por exemplo, tenho uma 8600gt e uma board que suporta sli. será que me compensa adquirir outra agora ou daqui a mais uns tempos? com o meu monitor actual não, mas se comprar um monitor 20" ou 22" provavelmente os 256mb de memória adicionais que o sli proporciona iam ser mel para conseguir jogar a 1650*1080. mais uma vez, a grande questão é: será que com o dinheiro que gasto noutra 8600gt e o que obtenho ao vender a minha não compraria uma single card melhor? no meu caso provavelmente sim, mas noutros se calhar até valia a pena o sli.
em suma, acho que tirando uma ou duas situações especificas não compensa comprar sli ou crossfire, embora por vezes, pelo mesmo preço, não exista single card superior e aí depende de cada um avaliar se o sistema (fonte, board, caixa) está preparado para essa decisão e se o consumo, a longo prazo, faz pender a balança pars algum dos lados (e não me venham dizer que é obvio porque entre 2 hd3870 e uma 8800ultra nao é assim tão obvio qual opção consome mais, nem qual é mais ruidosa).