Duvida sobre overlock

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida sobre overlock

Mensagempor cubernix » Quarta Dez 03, 2008 0:26

Boas,
Tenho uma motherboard asus p4v800-x com um processador 3.0Ghz e na bios tenho opção para fazer overlock o minimo é 5%, mas da mais. O que gostaria de saber é se posso fazer overlock e senão me vai danificar nada.
Cumpz
cubernix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 31, 2008 15:08

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 03, 2008 0:49

para fazer overclock convem leres os inamoviveis do tópico. não convem nada usar os oc's automáticos da MB, como é o caso dessa asus.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Dez 03, 2008 0:59

Bad_Cop Escreveu:para fazer overclock convem leres os inamoviveis do tópico. não convem nada usar os oc's automáticos da MB, como é o caso dessa asus.

eu cheguei a testar o NOS da minha board, P5W DH-Deluxe e não tive problemas...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 03, 2008 2:00

depende do que entendes por "problemas". quando usas uma feature da bios deste genero o que ela faz é incrementar de tudo um pco: incrementa a frequencia e incrementa a voltagem. o que pode ser bom, i. e. pode ser suficiente para ser estável, mas ambem pode não ser. na maioria dos casos ficas com mais ou menos voltagem do que realmente necessitas podendo até ficar com demasiado voltagem para o tipo de cooling que tens. isto assumindo que não interfere com as memórias, pci-e, etc..

na minha opinião, ou se faz as coisas bem feitas ou se fica quieto. o OC em intel não tem muito que saber, é muito linenar e depressa se aprende como fazer, para quê correr riscos desnecessários usando "automatiquices"? ganha-se bastante a longo prazo com um bocadinho de informação e preparação.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cubernix » Quarta Dez 03, 2008 14:01

e será que eu fazendo o overlock manualmente vou notar alguma diferença na velocidade? Se for minima fica como está...
cubernix
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 03, 2008 14:05

notas sempre alguma coisa, dependendo de quanto oc consigas. mas que cooler tens? se for o stock e o teu cpu for um prescott é melhor não te aventurares.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 4:16

Bad_Cop Escreveu: se for o stock e o teu cpu for um prescott é melhor não te aventurares.

Mesmo!... Eu na já tive um P43.0Ghz northwood que em idle andava nos +/-30ºC e mais tarde arranjei um prescott por causa que tinha 1mb de cache comparados com os 512k do northwood e em idle o prescott andava sempre a rondar os 50ºC e poucos... O que faz com que não seja do melhor que há para clockar, mesmo que esses 512k de cache a mais só se façam notar mais com um OCzito porreiro. Por isso a menos que tenhas um bom sistema de refrigeração esquece lá isso...

isto claro, se for um prescott... :Q
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cubernix » Quinta Dez 04, 2008 15:49

CryptorX Escreveu:
Bad_Cop Escreveu: se for o stock e o teu cpu for um prescott é melhor não te aventurares.

Mesmo!... Eu na já tive um P43.0Ghz northwood que em idle andava nos +/-30ºC e mais tarde arranjei um prescott por causa que tinha 1mb de cache comparados com os 512k do northwood e em idle o prescott andava sempre a rondar os 50ºC e poucos... O que faz com que não seja do melhor que há para clockar, mesmo que esses 512k de cache a mais só se façam notar mais com um OCzito porreiro. Por isso a menos que tenhas um bom sistema de refrigeração esquece lá isso...

isto claro, se for um prescott... :Q

o cooler é o que vinha de origem, por isso presumo que não arrefeça grande coisa...mas o que é isso de prescott e como vejo isso?
cubernix
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Quinta Dez 04, 2008 17:24

cubernix Escreveu:o cooler é o que vinha de origem, por isso presumo que não arrefeça grande coisa...mas o que é isso de prescott e como vejo isso?

É o nome dado ao núcleo de alguns processadores, podes ver isso com o CPU-Z: www.cpuid.com/cpuz.php
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 22:02

cubernix Escreveu:o cooler é o que vinha de origem, por isso presumo que não arrefeça grande coisa...mas o que é isso de prescott e como vejo isso?

Podes utilizar o programa que o lucky referiu ou para não teres tanto trabalho podes utilizar um programa chamado bios... Lá não vem a dizer qual é o nome do nucleo mas se vires lá que o processador tem 1Mb de cache e se a temperatura (no hardware monitor) do cpu estiver acima dos 45ºC então dou-te 99.999% de hipoteses de ser um prescott...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes