Multiplicador ou FSB em OC?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Multiplicador ou FSB em OC?

Mensagempor benji » Quarta Dez 24, 2008 13:02

Boas tenho andado a ler tutoriais de overclocking para por em prática na minha nova aquisição, mas tou com pequenas dúvidas. Algumas pessoas para aumentarem a CPU speed diminuem o multiplicador e aumentam o FSB, outras mantêm o multiplicador máximo e aumentam só o FSB. A minha dúvida é: o que é melhor para este efeito?

O meu sistema:
- Asus P5Q3 Deluxe
- Core2 Quad Q9550 2,83Hz
- Nvidia GTX 280 1GB DDR3
- 4GB GSkill DDR3 1333
- Artic Freezer 7 pro

E sugestões de OC são bem vindas ;) :wink:
ASUS F3JA-AP003H --> REVIEW!!!
benji
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 08, 2006 17:49

Mensagempor lucky » Quarta Dez 24, 2008 14:31

Essencialmente aumenta-se sempre o fsb, mexe-se no multiplicador normalmente para se fazerem outras contas.

Imagina por exemplo um processador com fsb de origem a 266Mhz e multiplicador 9x, em que o objectivo são os 3.2Ghz, naturalmente aumentaria o fsb para 356Mhz mas como outro dos objectivos seria ficar com as memórias a DDR800, o ideal seria baixar o multiplicador do processador para 8x e aumentar o fsb para 400, isto daria os 3.2Ghz para o processador e DDR800 para as memórias.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor benji » Quarta Dez 24, 2008 16:53

Hum acho que entendi teóricamente mas pondo em prática...

então no meu caso em que tenho um multiplicador máximo de 8.5 e um FSB de 333 estou a trabalhar a 2.83MHz (8.5x333). Se eu quisesse digamos por a 3.4MHz aumentaria apenas o FSB para 400?? (8.5x400) Ou baixava o multiplicador?? :?
benji
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 24, 2008 19:48

metias 400*8.5.

mas há um pormenor importante. não se consegue oc'ar quad's como se oc'a dual's, a MB não conseguem o mesmo fsb. por isso é possivel que tentes 400*8.5 e isso não boot por necessidade de ajustar voltagens relacionadas com o chipset. já num dual core, isso era o pão nosso de cada dia.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor benji » Quarta Dez 24, 2008 20:54

Sim sim, tenho que mecher no CPU Vcore e NB e SB Vcore.. Vou experimentar com cuidado a ver o que consigo. Isto de overclocking demora muito tempo e é muito trial and error pelo que estou a ver antes de se chegr ao "ponto".
Mas se alguém tiver umas dicas de valores que possa começar a testar agradecia :wink: .
benji
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 24, 2008 21:05

benji Escreveu:Sim sim, tenho que mecher no CPU Vcore e NB e SB Vcore.. Vou experimentar com cuidado a ver o que consigo. Isto de overclocking demora muito tempo e é muito trial and error pelo que estou a ver antes de se chegr ao "ponto".
Mas se alguém tiver umas dicas de valores que possa começar a testar agradecia :wink: .

Eu não sou dos mais entedidos em OC mas tem muito cuidado com isso por era uma pena ver um CPU desses a ir pró'galheiro, principalmente quando se fala em Vcore's. Eu se fosse a ti deixava-o estar de origem. Para não falar que também estás a por em risco muitos outro componentes e olha que no teu caso tens muito a perder. O teu sistema do meu ponto de vista está 6 estrelas mesmo de origem.... trata bem dele... De qualquer modo a unica dica que te posso dar no que toca a OC's é... um degrau de cada vez e nada de saltos por pode ser que caias mal "if you know what i mean" :wink:

Anyway.... Mais vale de origem a bombar que clockado a queimar :mrgreen:

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor benji » Quarta Dez 24, 2008 22:11

CryptorX Escreveu:
benji Escreveu:Sim sim, tenho que mecher no CPU Vcore e NB e SB Vcore.. Vou experimentar com cuidado a ver o que consigo. Isto de overclocking demora muito tempo e é muito trial and error pelo que estou a ver antes de se chegr ao "ponto".

Eu não sou dos mais entedidos em OC mas tem muito cuidado com isso por era uma pena ver um CPU desses a ir pró'galheiro, principalmente quando se fala em Vcore's. Eu se fosse a ti deixava-o estar de origem. Para não falar que também estás a por em risco muitos outro componentes e olha que no teu caso tens muito a perder. O teu sistema do meu ponto de vista está 6 estrelas mesmo de origem.... trata bem dele... De qualquer modo a unica dica que te posso dar no que toca a OC's é... um degrau de cada vez e nada de saltos por pode ser que caias mal "if you know what i mean" :wink:

Anyway.... Mais vale de origem a bombar que clockado a queimar :mrgreen:

Cumps

Bem, agora deixate-me a pensar e defacto tens muita razão. Não há necessidade de fazer um OC e eu não sou dos fanáticos do OC. E este sistema já me custou "os olhos da cara" para estar "queimar" como tu disseste :wink: . Obrigado a todos pelas dicas e ajuda.

Cumps e bom Natal!!
benji
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante