Porquê fazer OC?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Porquê fazer OC?

Mensagempor cmrosado » Sábado Ago 29, 2009 19:34

Eu pondo o meu E6750 (2,66) a 3,2Ghz e pondo a minha X1950GT (500 core, 600 mems) aos clocks da Pro (575, 690) passo no 3dMark de 4645 para 4782 (variação de 3%). Isto em FPS's num jogo em que faça 50 FPS's dá-me mais uma FPS ou duas.
A minha questão é porque é que as pessoas se dão sequer ao trabalho de fazer OC se o OC dá diferenças tão pequenas.
Não sei bem mas imagino que com uma 4850 o 3dMark deva saltar para os 7000 ou qualquer coisa do género. Não percebo que sentido faz as pessoas gastarem um monte de dinheiro em boards boas, coolers, mems e fontes para um ganho que a mim me parece tão diminuto.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 29, 2009 19:43

:?

O 3DMark está a fazer o teste ao CPU? confirma se está na lista de testes a fazer... É que a unica explicação que vejo para isso é que não esteja incluido, uma vez que esse CPU já tira 100% partido dessa gráfica mesmo com stock speeds, logo se não estiver a incluir o teste ao CPU as variações de desempenho serão minimas ou mesmo nulas....... i guess :|
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor cmrosado » Sábado Ago 29, 2009 20:18

O 3dMark testa o desempenho em jogos.
O que me parece é que a frequência do processador pouco importa.
Aliás neste caso tambem foi feito OC à gráfica pelo que aquela variação no 3dMark é dos dois OC, o que parece reforçar a ideia de que pouco importa fazer OC ao processador, pelo menos em jogos, não sei se se nota mais noutras aplicações.
Uma vez que muita gente faz OC deve haver uma razão para fazerem... ou não há?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fabiodobill » Sábado Ago 29, 2009 20:55

Faço overclock, mas só ao CPU, porque não a grafica? simples, porque o aumento de desempenho é mínimo ou nenhum mesmo... ganhos de 1 ou 2 fps, agora no cpu não digo o mesmo, visto que tenho um E2160 1.8@3.0ghz
digo-te que a diferença de desempenho é simplesmente enorme, e bastava correr alguns benchmarks para ver se a diferença é significativa... e chegava á conclusão que na gráfica simplesmente era de 1 ou 2 fps...

Edit: aqui fica uma pequena comparação:
Imagem

até mesmo a nivel de jogos no cpu a diferença é bem superior, agora depende de sistema para sistema...
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
HDD: 500gb+250gb+160gb
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Ago 12, 2005 1:22

Mensagempor cmrosado » Sábado Ago 29, 2009 21:13

Curiosamente tenho a mesma board que tu.
Eu não sei fazer OC mas perguntei num tópico e disseram-me para fazer isto: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=66519
De facto o processador aparece a 3,2Ghz, agora não vejo é diferenças praticamente nenhumas. Não sei se se deve a fazer mal o OC ou, como dizes, ao meu sistema não rentabilizar o OC.
Será bottleneck pela gráfica?
Gostava de experimentar noutro tipo de aplicações sem ser jogos mas não sei bem em quê. Não uso o PC para nada de especial.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor fabiodobill » Sábado Ago 29, 2009 21:29

cmrosado Escreveu:Curiosamente tenho a mesma board que tu.
Eu não sei fazer OC mas perguntei num tópico e disseram-me para fazer isto: http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=66519
De facto o processador aparece a 3,2Ghz, agora não vejo é diferenças praticamente nenhumas. Não sei se se deve a fazer mal o OC ou, como dizes, ao meu sistema não rentabilizar o OC.
Será bottleneck pela gráfica?
Gostava de experimentar noutro tipo de aplicações sem ser jogos mas não sei bem em quê. Não uso o PC para nada de especial.

Tente aumentar a margem de overclock... visto que é curta, mas la no fim existem sempre melhorias, mas se quer algo visível a olho nu terá de esforçar-se mais... um dos benchmarks que utilizo para arranjar um equilíbrio é o winrar, everest, super pi,... existem vários mas estes são os que mais utilizo.
eu com o seu sistema não ficava contente enquanto no fizesse 1ghz de oc :)
Editado pela última vez por fabiodobill em Sábado Ago 29, 2009 21:32, num total de 2 vezes.
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 29, 2009 21:30

cmrosado Escreveu:O 3dMark testa o desempenho em jogos.
O que me parece é que a frequência do processador pouco importa.
Aliás neste caso tambem foi feito OC à gráfica pelo que aquela variação no 3dMark é dos dois OC, o que parece reforçar a ideia de que pouco importa fazer OC ao processador, pelo menos em jogos, não sei se se nota mais noutras aplicações.
Uma vez que muita gente faz OC deve haver uma razão para fazerem... ou não há?

Tás a usar o 3Dmark06? Se sim verifica se tens o CPU test 1 e 2 activos, tens lá nas opções, é o 3º e o 4º teste que é feito naquele cenário que parece um deserto com um monumento todo marado. Uma diferença de 533Mhz de processamento interno e de 266Mhz de FSB tem obrigatóriamente que fazer diferença.

cmrosado Escreveu:Gostava de experimentar noutro tipo de aplicações sem ser jogos mas não sei bem em quê. Não uso o PC para nada de especial.

Se quiseres experimentar outros programas podes usar o WinRar para comprimir ficheiros grandes só mesmo para a experiência, é uma tarefa que usa bem o processador, pôes na melhor qualidade de compressão e comprimes o mesmo ficheiro com e sem OC e depois é só veres a diferença de tempo.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 29, 2009 21:37

fabiodobill Escreveu:Faço overclock, mas só ao CPU, porque não a grafica? simples, porque o aumento de desempenho é mínimo ou nenhum mesmo... ganhos de 1 ou 2 fps, agora no cpu não digo o mesmo, visto que tenho um E2160 1.8@3.0ghz
digo-te que a diferença de desempenho é simplesmente enorme, e bastava correr alguns benchmarks para ver se a diferença é significativa... e chegava á conclusão que na gráfica simplesmente era de 1 ou 2 fps...

Isso é mais um caso em que a gráfica não encontra limitações quase nenhumas no processador em stock speeds, logo, por mais que o cpu esteja clockado, a gráfica vai manter sempre o mesmo desempenho, sebem que esse cpu com os clocks de origem é um pouco lentinho (1.8Ghz), logo estando clockado para 3.0Ghz os aumentos de performance deviam-se reflectir de maneira um pouco mais acentuada em termos de fps, mas também não sei o quanto essa gráfica puxa pelo sistema, por isso não me posso pronunciar muito mais. Com quanto é que estás de FSB só mesmo por curiosidade? e já agora... quanto é que isso te dá de temps com stress tests?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fabiodobill » Sábado Ago 29, 2009 21:43

Imagem

temps: 55ºc em full, já vai a caminho dos 2 anos e 100% estável :)

Pois, é relativo a diferença de desempenho por isso é que disse depende de sistema para sistema.
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cmrosado » Sábado Ago 29, 2009 21:58

Tás a usar o 3Dmark06? Se sim verifica se tens o CPU test 1 e 2 activos, tens lá nas opções, é o 3º e o 4º teste que é feito naquele cenário que parece um deserto com um monumento todo marado. Uma diferença de 533Mhz de processamento interno e de 266Mhz de FSB tem obrigatóriamente que fazer diferença.

Sim, é o 2006 e sim tem esses testes.
Que cooler tens fabio?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 29, 2009 21:59

fabiodobill Escreveu:Imagem

temps: 55ºc em full, já vai a caminho dos 2 anos e 100% estável :)

Pois, é relativo a diferença de desempenho por isso é que disse depende de sistema para sistema.

Parece-me bem porreiro, principalmente só com 55ºC em load. A unica coisa que deixa a desejar é mesmo a cache. Só eu é que não sei clockalos assim. O máximo que já puxei por um processador foi com um E6750 a 3.2Ghz e um FSB de 1600Mhz, mas mesmo assim diziam que era OC de meninos para aquele CPU.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fabiodobill » Sábado Ago 29, 2009 23:48

Pois realmente, também não tenho grande experiência com estas coisas... e mais uma cena de ir por tentativas e alguma pesquisa e consigo sempre o que pretendo... haja vontade e muita paciência.
e já agora o cooler é um Noctua (não me lembro do modelo)
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 29, 2009 23:53

Mesmo que não te lembres do modelo... nunca ouvi falar de um Noctua que fosse mau, ainda para mais no teu caso, com o cpu a funcionar a 166.66% e temperaturas em load de 55ºC esse coller não deve ser mesmo nada mau...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor fabiodobill » Domingo Ago 30, 2009 0:09

CryptorX Escreveu:Mesmo que não te lembres do modelo... nunca ouvi falar de um Noctua que fosse mau, ainda para mais no teu caso, com o cpu a funcionar a 166.66% e temperaturas em load de 55ºC esse coller não deve ser mesmo nada mau...

uma pequena correcção: cooler*
alguma pesquisa reparei que é: Noctua NH-U12P, só tenho a dizer maravilhas acerca dele, facilidade de instalação, "manutençao", etc... do melhor em todos os aspectos, mas la está tudo tem um preço :)
(acho que estou a ir um pouco para o offtopic) peço desculpa
E2160 @ 3.3 ghz
Asus P5K-SE
9600GT
Team Elite 2x1gb 6400
Imagem
fabiodobill
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 30, 2009 0:55

Antes de mais, o 3dmark não reflecte a performance da máquina em jogos. Pode ter aparecido com esse objectivo mas actualmente é apenas um benchmark sintético usado pela industria para publicitar os seus produtos e por alguns entusiastas como hobby.

No teu caso, tens um cpu que acompanha sem qualquer problema a gráfica e é perfeitamente natural que não notes o resultado do oc porque a gráfica acaba por ser o elo mais fraco do sistema. No entanto, se executares um benchmark do cpu (tipo cinebench, pcmark) ou se converteres um vídeo ou aplicares um filtro a uma (grande) imagem vês que o ganho em performance é bastante e, em pontos percentuais, provavelmente muito próximo do ganho em velocidade.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante