OC P2 333MHz

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

OC P2 333MHz

Mensagempor cigano » Domingo Jan 02, 2005 2:53

boas,
como podem ver pelo titulo, o meu pc é bastante antigo e queria ver se ficava melhor.
Como os €€€'s não chegam por enquanto para comprar um pc novo, tenho k me safar com esta tartaruga que tenho notado de há uns tempos para cá, este pc tem vindo a perder rendimento em relação ao que estava antes, e por isso keria ver se faço oc nele(não se riam!).
o pc não tem nenhuma opções na bios, que eu tenha visto, e apenas tem interruptores na board na kual tá tudo ao máximo, por isso, keria que me ajudassem nisto.
cá vão as specs do makinão:
pentium 2 333mhz
board fic vb-609
128mb sdram pc 100
matrox mga g100 agp(vou lhe por uma pci melhor)
creative ensoniq audio pci
samsung spinpoint sv2001h
fonte não sei

agradeço as respostas

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
Laptop: Toshiba A200 2C5 | Pentium DC T3400/3GB DDR2 533/ATi HD 2400/320GB HDD
Media: P4 1.4GHz/MSI 850Pro2/128MB RDRAM/GeForce 2 MX/20+40GB HDD/Pinnacle PCTV
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Out 08, 2004 19:47

Mensagempor Kayn » Domingo Jan 02, 2005 4:31

bem, eu ja tentei uns OC marados a esses pc qdo era a altura deles. Mas eu tinha um grande limitador ke tu tens ke ver se nao tens esse problema. Havia 2 tipos de board a trabalhar com os P2. Os modelos Lx e os Bx.

Se a board for Lx, ficas por ai. o max ke a coisa suporta é mesmo 333Mhz. Qdo tentei puxar pelo fsb dakilo (pros 350), tive ke ir buscar um processador 350 e mete-lo na board (a trabalhar a menos, claro), pq nem o processador nem a board suportavam fsb's superiores (por pouco ke fosse). Eu nao fazia a mais pekena ideia de onde era o jumper do reset a bios e nem sakando o relogio fora ia la por isso teve ke ser assim...

Se a board fosse Bx aí ja a historia era outra e xeguei a puxar o meu 350 pra qse 450 sem grandes problemas. mais tarde tive ke baixar pra 400 pq em situacoes mais extremas o pc crashava. eu so usava o stock cooler, por isso devia ser calor a mais :P

Por acaso penso ke tas com sorte ke axo ke essa board é Bx.

No teu caso eu tentava ver se existe alguma bios mais actual (lol) ou ke pelo menos ofereca mais possibilidades de OC (como mexer no FSB do coiso). N me lembro se o multiplicador desses procs ta blokeado ou nao, mas como é intel, deve estar...
Se nao ha configs na bios, é, qse de certeza, por jumpers (à antiga). Saka o manual da boad da net e ve como podes subir o fsb mexendo nos jumpers.

Em todo o caso, nao me parece ke mais 50 ou 100mhz te facam toda a diferenca (embora ajude largo). A melhor coisa ke podias fazer ai era meter ram (o meu tinha 300 e tal mb e ja andava fixe.

Ja agora, um sistema livre de complicacoes tb ajuda. eu tou a ver o WinXP SP1 a trabalhar fixe num P(2 ou 3) 400mhz com 256mb de ram (sem akelas opcoes todas gays de sombras, fades do xp, torna-se bastante rapido). No teu caso tvz nao fosse pior meter o win98Se (apesar dos inevitaveis crashs inerentes a ele... Se calhar o ideal ate poderia ser mesmo um Linux. Na sua forma mais basica corre num 486 com 4Mb de ram :!:

Para uma solucao mesmo mais imediata, um format (ou uma troca de windows por um fresco) com as opcoes ao minimo, sao das melhores melhorias ke um gajo pode fazer praticamente na hora...
Uma vez vi em qq lado um gajo ke reduziu o win98 ao espaco duma diskette 8O e ke akilo tinha performances brutas, mas n me parece ke isso se possa aplicar a um utilizador comum....

Dizes ke vais meter outra grafica pci... o teu sistema nao suporta agp (4x axo eu)? deves arranjar uma agp com mais facilidade ke uma pci prai e sempre te ajudava no desempenho extra... eu tinha uma matrox agp (ou G200 ou G400, n me lembro) e akilo carburava bem. mais tarde metilhe uma Diamond Monster 3dfx de 8Mb (pci) e entao akilo foi um mundo! :D

Assim de momento nao me tou a lembrar de mais nada ke lhe possa fazer...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor arkannis » Domingo Jan 02, 2005 11:10

eu nao quero parecer agorrante... :lol: , mas sinceramente, achas que com OC vais conseguir passar o teu pc de super podre para muito podre? lol
eu acho que com o fraquissimo desempenho que isso tem, com OC nem vais notar um so bocadinho de aumento de performance (se é que se pode chamar performance....)

o melhor é deixares tar como tá ou gastar 200€ para fazer um pc 10x melhor que esse lol
.
Imagem

P4 3.0E | Abit AI7 | 2x512 OCZ Premier Kit | GeForce 6800NU | WD 160GB SATA | Levicom Visible Power 450W
arkannis
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Set 11, 2004 13:09

Mensagempor cigano » Domingo Jan 02, 2005 13:57

Kayn Escreveu:bem, eu ja tentei uns OC marados a esses pc qdo era a altura deles. Mas eu tinha um grande limitador ke tu tens ke ver se nao tens esse problema. Havia 2 tipos de board a trabalhar com os P2. Os modelos Lx e os Bx.

Se a board for Lx, ficas por ai. o max ke a coisa suporta é mesmo 333Mhz. Qdo tentei puxar pelo fsb dakilo (pros 350), tive ke ir buscar um processador 350 e mete-lo na board (a trabalhar a menos, claro), pq nem o processador nem a board suportavam fsb's superiores (por pouco ke fosse). Eu nao fazia a mais pekena ideia de onde era o jumper do reset a bios e nem sakando o relogio fora ia la por isso teve ke ser assim...

Se a board fosse Bx aí ja a historia era outra e xeguei a puxar o meu 350 pra qse 450 sem grandes problemas. mais tarde tive ke baixar pra 400 pq em situacoes mais extremas o pc crashava. eu so usava o stock cooler, por isso devia ser calor a mais :P

Por acaso penso ke tas com sorte ke axo ke essa board é Bx.

No teu caso eu tentava ver se existe alguma bios mais actual (lol) ou ke pelo menos ofereca mais possibilidades de OC (como mexer no FSB do coiso). N me lembro se o multiplicador desses procs ta blokeado ou nao, mas como é intel, deve estar...
Se nao ha configs na bios, é, qse de certeza, por jumpers (à antiga). Saka o manual da boad da net e ve como podes subir o fsb mexendo nos jumpers.

Em todo o caso, nao me parece ke mais 50 ou 100mhz te facam toda a diferenca (embora ajude largo). A melhor coisa ke podias fazer ai era meter ram (o meu tinha 300 e tal mb e ja andava fixe.

Ja agora, um sistema livre de complicacoes tb ajuda. eu tou a ver o WinXP SP1 a trabalhar fixe num P(2 ou 3) 400mhz com 256mb de ram (sem akelas opcoes todas gays de sombras, fades do xp, torna-se bastante rapido). No teu caso tvz nao fosse pior meter o win98Se (apesar dos inevitaveis crashs inerentes a ele... Se calhar o ideal ate poderia ser mesmo um Linux. Na sua forma mais basica corre num 486 com 4Mb de ram :!:

Para uma solucao mesmo mais imediata, um format (ou uma troca de windows por um fresco) com as opcoes ao minimo, sao das melhores melhorias ke um gajo pode fazer praticamente na hora...
Uma vez vi em qq lado um gajo ke reduziu o win98 ao espaco duma diskette 8O e ke akilo tinha performances brutas, mas n me parece ke isso se possa aplicar a um utilizador comum....

Dizes ke vais meter outra grafica pci... o teu sistema nao suporta agp (4x axo eu)? deves arranjar uma agp com mais facilidade ke uma pci prai e sempre te ajudava no desempenho extra... eu tinha uma matrox agp (ou G200 ou G400, n me lembro) e akilo carburava bem. mais tarde metilhe uma Diamond Monster 3dfx de 8Mb (pci) e entao akilo foi um mundo! :D

Assim de momento nao me tou a lembrar de mais nada ke lhe possa fazer...

por acaso esta board é BX e tem a ultima bios disponivel e já vou sacar o manual para er mais coisas. a gráfica que vou meter é uma ati, que é bem melhor que a matrox agp que tenho, apesar de ser pci.
eu só tinha 64mb de ram 8O mas como o meu pc mais antigo ainda pifou de vez, aproveitei-lhe as mems, uma ventoinha e uma cdrom e uim disco.
estava a pensar por o clockgen para ver se se fazia alguma coisa.

cumps,
cigano
Main: AMD 64 X2 3800+ @ 2.4GHz/DFI LP nf4 SLi-DR/2GB DDR400/ATi X850 XT@XT PE/250+80GB HDD
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor HighVoltage » Quarta Jan 12, 2005 20:28

meu pc velho e tb um p2 333 e sem mudar nada so mexendo no rlogio pus a dar 416 lolol mas olha ke fica tudo na msma eu nao notei diferenças

fica bm
HighVoltage
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 19, 2004 12:24

Mensagempor InUrAnUs » Quarta Jan 12, 2005 21:06

E sempre há o prazer...
InUrAnUs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 30, 2004 3:36

Mensagempor Kayn » Quarta Jan 12, 2005 21:29

qto a voces nao sei, mas no meu makinao P2 acelera-lo sempre me deu vantagens, principalmente qdo corria coisas puxadas. So na utilizacao do windows qse nunca se nota nada. pra notares diferencas serias é so meter mais ram :) !
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor cigano » Domingo Jan 16, 2005 0:00

podem esquecer isso, pk eu keimei a motherboard ao ligar uma molex a um hdd, pk fez cc na board, logo vou ter de comprar componentes novos.

cumps,
cigano
cigano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante