Noob em overclock

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Noob em overclock

Mensagempor cmrosado » Sexta Nov 07, 2008 18:25

Tenho um E6750 com stock cooler numa P5K SE.
Queria experimentar a fazer um bocadinho de overclock mas nunca fiz.
Não quero esticar ao máximo, apenas experimentar. Até onde posso ir com segurança e como é que tenho que fazer?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor ricardolopes79 » Sábado Nov 08, 2008 3:15

ola
eu vou tentar ajudar-te mas se tiver errado, alguém que perceba corrija-me

em 1º lugar vais à bios e na parte ADVANCED/CONFIGURE CPU SETTINGS

metes CPU RATIO CONTROL em AUTO e metes DISABLED em tudo o resto menos EXECUTE DISABLE BIT

a seguir vais a JUMPERFREE CONFIGURATIONS e metes

AI OVERCLOCK TUNER - MANUAL

CPU RATIO SETTING - MANUAL

FSB STRAP TO NORTHBRIDGE - o número + alto (ex.400)

FSB FREQ. (aqui é que é feito o oc por assim dizer e visto estares a stock cooling não convém abusares muito, mas acho que podes meter 400 para ficares com 3.2GHz, agora convém é teres o Everest Ultimate Edition o Core Temp e o Orthos para testares e monitorizares as temps.

PCIE FREQ. - 100

DRAM FREQ. - AUTO

DRAM COMMAND RATE - 2N

DRAM TIMING CONTROL - MANUAL

e o resto tudo em auto

quanto ás voltagens acho que até 3.2GHz não deves precisar de mexer mas se necessário aumenta o Vcore para 1.32v(se não me engano, a voltagem stock deste cpu é 1.28v)

e acho que é tudo

Cumps
C2D E6750 @ 3.55Ghz | COOLED BY GEMINII
TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 @ 5-5-5-15
ASUS P5K PRO
POWER COLOR ATI HD3870 PCS 512MB DDR4 @ 860/1298MHZ
WESTERN DIGITAL 500GB SATA2 7200RPM 16MB
CORSAIR TX750
SAMSUNG SYNCMASTER 2253BW
3DMARK06 SCORE 12079
ricardolopes79
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 07, 2008 2:56

Mensagempor cmrosado » Sábado Nov 08, 2008 11:43

Fiz tudo o que disseste e funcionou. Está a 3,2Ghz. Obrigado.

FSB STRAP TO NORTHBRIDGE - o número + alto (ex.400)

O max. é 333.

Tenho temperatura do CPU 30º e dos nucleos 43º. Estas temperaturas são boas? Até onde são aceitáveis?
Ainda posso esticar mais?
Tinha a espectativa de acelerar os jogos com isto mas corri o benchmark do far cry 2 e não notei diferenças significativas.

P.S. Corri o Orthos 10min. e deu temp. max. do processador 55º e dos nucleos 70º.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DeadStar » Sábado Nov 08, 2008 12:26

70 nos nucleos é demasiado alto :\
Corsair VX 550w
Asus P5Q
Dual-core E8400 @ 3.6ghz
PowerColor HD4870
2GB Corsair DDR2 1066mhz @ 900mhz 4-4-4-15
Seagate 500gb
DeadStar
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 13, 2006 9:18

Mensagempor ReDsOuL » Sábado Nov 08, 2008 14:39

70º já é esticar um pouco!

que massa térmica tens?

a P5K-SE não tem tanta capacidade de OC como a P5K, penso que nem metade tem pelo que disseram à uns tempos
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Nov 08, 2008 15:24

fazer oc por "copy-paste" é errado e pode levar a problemas, com é o teu caso que tens uma temperatura excessiva (e ainda n verificas-te estabilidade - 10 minutos de orthos não servem para nada).

tens inamoviveis para explicares o principio (a relação voltagem/clock, rams/cpu, etc) e é fácil encontrar inforação especifica no google para a plataforma (há vários guias mais ou menos detalhados). devias começar por aí, o resto depende do teu hardware e não convem nada ir lá por "isto deve dar" ou "o meu faz isto o teu tb deve fazer".

depois de aquirires essas conhecimentos (coisa que fazes em 10-15min) podes então começar a olhar para os resultados..

bom, 70ºC ao fim de 10 min com as temperaturas actuais é muito. se fosse no verão com 40º à sombra era tolerável (embora ligeiramente abusivo) mas nestas circunstancias não.

para activares as opções que te permitem oc'ar fizeste, e bem, o que o ricardo lopes disse. o resto está um bocadinho incompleto.

o ratio setting é o multiplicador do cpu, podes deixar em auto ou configurar manualmente o maximo valor que o teu cpu permite. eu prefiro ter o menos opções em auto quanto possivel. o fsb strap sao as "latencias" do NB e tens de as escolher de acordo com o oc que fazes. podes deixar em auto se quiseres mas não tens que por o valor máximo. no teu caso é igual que parece que a board não tem strap para fsb400 por defeito lg o máximo é 333, o fsb que tu estás a usar. ao fazeres oc para fsb400 "devias" relaxar as latencias. como parece que a tua board n suporta fsb400 por defeito vais mesmo ter de usar o strap333. não deve haver grande problema tal como reparas-te.

o dram feq tb nao deve estar em auto. o ram freq é o divisor das rams. como vais meter o fsb a 400 e as rams dao ddr800 (o objectivo é ficar tambem a 800) tens de escolher ddr 667 porque esse e o divisor 1:1 da board. a asus usa essa nomenclatura para os divisores, a meu ver errada. se possivel tb deves configurar os timmings das rams, pelo menos os 4 principais.

por ultimo as voltagens..
deves começar por meter a voltagem stock do teu cpu (e ng te pode dizer qual é porque varia de cpu para cpu, dentro de determinado limite, mesmo para o mesmo modelo). depois disso encontras o máximo de fsb que consegues. tentas 360, ver se boota, depois 380, ver se boota, etc.. até chegares aos 400 e veres se boota. se bootar vais depois testar estabilidade.

depois de testar a estabilidade (orthos a correr em prioridade 7,8 ou 9 pelo menos uma hora em cada modo (small fft's para carregar e testar o cpu e large ffts para testar memórias e chipset) é hora de seguires para o próximo passo.. e aí escolhes, mais mhz ou menos volts. o meu conselho, dado que estás com stock cooler é ires pelos menos volts. tiras 0.05v ao valor que tens e voltas a correr um small fft nas mesmas condiçoes (neste caso já não é preciso testar o chipset e rams, só estás a mudar variáveis no cpu)... e assim por diante até dar erro. quando der erro, a voltagem testada anteriormente é a minima para o oc que tens e consegues assim as melhores temperaturas.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor SammySam » Domingo Nov 09, 2008 5:28

Hummm.. parece quase o socas.
Inamoviveis. Pesquisar sobre o assunto e sistemas equivalentes.. e depois, como não existem CPU´s e sistemas "iguais" toca a experimentar... claro, ...não sem nunca saber o que estamos a fazer.. como os famosos "Hardware killers".. os que queimam memórias e etc..
Imavoviveis. para quê tanta conversa, né? :lol:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor cmrosado » Domingo Nov 09, 2008 18:48

Lei do menor esforço.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Overclock e Cooling