por Bad_Cop » Sábado Nov 08, 2008 15:24
fazer oc por "copy-paste" é errado e pode levar a problemas, com é o teu caso que tens uma temperatura excessiva (e ainda n verificas-te estabilidade - 10 minutos de orthos não servem para nada).
tens inamoviveis para explicares o principio (a relação voltagem/clock, rams/cpu, etc) e é fácil encontrar inforação especifica no google para a plataforma (há vários guias mais ou menos detalhados). devias começar por aí, o resto depende do teu hardware e não convem nada ir lá por "isto deve dar" ou "o meu faz isto o teu tb deve fazer".
depois de aquirires essas conhecimentos (coisa que fazes em 10-15min) podes então começar a olhar para os resultados..
bom, 70ºC ao fim de 10 min com as temperaturas actuais é muito. se fosse no verão com 40º à sombra era tolerável (embora ligeiramente abusivo) mas nestas circunstancias não.
para activares as opções que te permitem oc'ar fizeste, e bem, o que o ricardo lopes disse. o resto está um bocadinho incompleto.
o ratio setting é o multiplicador do cpu, podes deixar em auto ou configurar manualmente o maximo valor que o teu cpu permite. eu prefiro ter o menos opções em auto quanto possivel. o fsb strap sao as "latencias" do NB e tens de as escolher de acordo com o oc que fazes. podes deixar em auto se quiseres mas não tens que por o valor máximo. no teu caso é igual que parece que a board não tem strap para fsb400 por defeito lg o máximo é 333, o fsb que tu estás a usar. ao fazeres oc para fsb400 "devias" relaxar as latencias. como parece que a tua board n suporta fsb400 por defeito vais mesmo ter de usar o strap333. não deve haver grande problema tal como reparas-te.
o dram feq tb nao deve estar em auto. o ram freq é o divisor das rams. como vais meter o fsb a 400 e as rams dao ddr800 (o objectivo é ficar tambem a 800) tens de escolher ddr 667 porque esse e o divisor 1:1 da board. a asus usa essa nomenclatura para os divisores, a meu ver errada. se possivel tb deves configurar os timmings das rams, pelo menos os 4 principais.
por ultimo as voltagens..
deves começar por meter a voltagem stock do teu cpu (e ng te pode dizer qual é porque varia de cpu para cpu, dentro de determinado limite, mesmo para o mesmo modelo). depois disso encontras o máximo de fsb que consegues. tentas 360, ver se boota, depois 380, ver se boota, etc.. até chegares aos 400 e veres se boota. se bootar vais depois testar estabilidade.
depois de testar a estabilidade (orthos a correr em prioridade 7,8 ou 9 pelo menos uma hora em cada modo (small fft's para carregar e testar o cpu e large ffts para testar memórias e chipset) é hora de seguires para o próximo passo.. e aí escolhes, mais mhz ou menos volts. o meu conselho, dado que estás com stock cooler é ires pelos menos volts. tiras 0.05v ao valor que tens e voltas a correr um small fft nas mesmas condiçoes (neste caso já não é preciso testar o chipset e rams, só estás a mudar variáveis no cpu)... e assim por diante até dar erro. quando der erro, a voltagem testada anteriormente é a minima para o oc que tens e consegues assim as melhores temperaturas.