Problema com Disco Maxtor 20 GB, Model: 32049H2

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com Disco Maxtor 20 GB, Model: 32049H2

Mensagempor whysper » Segunda Jan 24, 2005 19:01

Quando ligo o disco, seja em Primary / Secondary, Slave ou Master, ao iniciar o PC aparece-me a mensagem a dizer erro no disco (isto ainda antes de poder aceder à BIOS), carrego no F1 para resumir e:
- se entro na BIOS, ele detecta o disco por default, mas se vou às opções e desactivo o mesmo e depois faço um auto-detect, ele já não o detecta.

- se NÃO entro na BIOS e deixo seguir para o windows (o sistema operativo está no outro disco), ele demora imenso tempo a entrar no Windows, e quando finalmente entra, aparece como k a funcionar correctamente no gestor de dispositvos, mas no explorador e restantes programas (inclusive Modo DOS) o disco nunca é detectado.

Não sei o k fazer... se fosse possivel recuperar informação nele contida, ainda melhor, mas já só pedia para k ele voltasse a funcionar mesmo k a informação se perdesse.

Já tentei tudo o k me ocorreu... se alguém tiver outras possiveis soluções, fico muito agradecido.

Desde já um grande obrigado...
whysper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jul 02, 2004 20:37

Mensagempor whysper » Segunda Jan 24, 2005 19:25

P.S. Neste momento está ligado em Primary Slave... e ao iniciar o PC a mensagem k me aparece é: "Primary Slave Hard Disk Error // (F1 to Resume)"
whysper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Terça Jan 25, 2005 2:39

whysper Escreveu:P.S. Neste momento está ligado em Primary Slave... e ao iniciar o PC a mensagem k me aparece é: "Primary Slave Hard Disk Error // (F1 to Resume)"

Boas..

Cheira-me que esse HDD já era.. mas espera por outras opiniões (quase de certeza que serão identicas.. mas pronto).. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Re: Problema com Disco Maxtor 20 GB, Model: 32049H2

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jan 25, 2005 9:20

whysper Escreveu:...se fosse possivel recuperar informação nele contida, ainda melhor...
Problemas com discos lembra-me logo o "truque" de os colocar no congelador. :?
Embora no teu caso não creia que vá solucionar o teu problema. :roll:
Isto porque o MBR (MasterBootRecord) deve estar danificado e como tal o disco não é detectado.
Se fossem problemas na cabeça ou devido à dilatação da "bolacha magnética" , poderia soluionar-se com o "tal truque".
O melhor conselho é mesmo o do PapaGigas....troca de disco o quanto antes. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor whysper » Terça Jan 25, 2005 15:29

Andei a "Bisbilhotar" na página da Maxtor, e fiz download de um programinha chamado "PowerMax", k supostamente serve para verificar o estado dos discos da marca Maxtor. Ele criou uma diskete de arranque, eu reiniciei através da mesma, e corri o programa... ele detectou o disco, fiz um "quick" scan para ver se tinha erros, ele aconselhou-me no final do mesmo a fazer um "full" scan, assim fiz... ele encontrou erros, e "supostamente" arranjou-os. Reiniciei o PC, mas continuou tudo na mesma.

Apesar de não ter funcionado, não deixei de achar estranho k o programa tivesse conseguido aceder ao disco, visto k de mais nenhuma forma o consigo fazer. Por outro lado, se o disco estivesse mesmo "arrumado" de vez, este programa tb não devia ter conseguido aceder ao mesmo. Acho eu... :?

Agradeço as vossas respostas, mas não gosto de desistir das coisas tão facilmente. :D

De qualquer forma, e em ultimo caso, vou experimentar esse metodo do "congelador"... Já k não posso ter as duas coisas (disco e Informação), pelo menos k salve uma delas, ou o disco (para pôr na PS2, :) ) ou a informação (tem muitos trabalhos de faculdade k me fazem falta).

P.S. Não é k precisassem destas informações todas, mas já k deixo mensagem, ao menos explico tudo ao pormenor. :wink:

Obrigado a todos os já ajudaram, e aos k vierem a ajudar...
whysper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Jan 25, 2005 17:01

whysper Escreveu:...não gosto de desistir das coisas tão facilmente...
:wink: Eu também não !!! 8)
Ora bem...se o disco foi detectado atravéz de um boot de diskette , quer dizer que está operacional...pelo menos mecânicamente. :wink:
O congelador portanto não irá solucionar nada....até porque nem faz aqueles ruídos da cabeça do disco a bater na "bolacha magnética". :roll:
Sendo assim presumo que seja o MBR !!!! (ver em cima)

Aconselho-te portanto a descarregares o "Hiren's Boot CD" (procura neste forum) e a usares o Partition Magic que aí vem. :wink:
Quando arrancares o PC com esse CD , arranca o PartitionMagic e faz um....FIX MBR !!!
Deverá de solucionar o teu problema....espera-se. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor whysper » Quarta Jan 26, 2005 1:51

Pois é... experimentei o Boot CD / Partition Magic tal como o [PT]CableGuy mencionou... e nada. Simplesmente nem detecta o disco. A Motherboard continua a detectá-lo (mas informa k existe um erro com o mesmo). Apartir dai, é como se ele já n existisse. Apesar de eu o ouvir a trabalhar e de ele aquecer, tudo como se estivesse a funcionar normalmente, mas simplesmente é "invisivel" no k respeita ao funcionamento no PC.

Já não sei mesmo o k fazer... Não é k este disco de 20 GB seja algo de muito importante para a minha felicidade :wink: mas não gosto de deixar as coisas sem resolução. E é claro, se conseguisse recuperar a informação k ele continha era mesmo muito bom. Há alguma hipotese de eu conseguir recuperar a informação mesmo k o disco n possa ser mais utilizado???

Desde já um Grande Obrigado a todos, especialmente ao [PT]CableGuy k, apesar de a solução dele n ter surtido efeito, me fez arranjar um Boot CD mesmo à maneira. :wink:
whysper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Jan 26, 2005 12:14

Embora não gostes de te dar por vencido facilmente acho que desta vez não vais ter muitas hipoteses de ganhar à maquina...a unica hipotese para alem das que ja referiram seria de repente isso ter arranjado ai uma incompatibilidade qualquer de hardware e esse disco não querer funcionar nessa board!

Tenta ligar como slave noutro pc....

Não vejo mais alternativas...

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 12:21

Hehehe....o Tretabyte é que "nos" indicou esse CD. Hip Hip Hurra para ele !!! 8)
Quanto ao teu disco acho que o problema deve-se (talvez) ao arranque do disco.
Certos discos antigos demoram alguns segundos a aquecer. Pode ser que a tua motherboard seja "rápida demais" para o disco.
Resumindo , quando arrancas o PC , a BIOS é "lida" e os componentes detectados (discos/cdrom/etc).
Infelizmente o disco não deve ter tempo de aquecer e a motherboard não consegue detecta-lo no arranque.
Quase que aposto , que se clicares na tecla PAUSE/BREAK (do teclado) quando o PC arranca....dará tempo ao disco de ser detectado.
Outra coisa que podes experimentar é trocar de controladora IDE e até de cabos que ligam o disco à motherboard.

PS: Já experimentaste colocar o disco noutro PC ? (em Slave)
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor whysper » Quarta Jan 26, 2005 14:06

No que respeita à Motherboard ser mais rápida k o disco n me parece... mesmo assim tentei, e não resultou. O k me deixou ainda mais intrigado, é k fui experimentar de novo o Boot CD, e comecei a experimentar outros programas lá contidos (visto k aquilo tem tantos :D ) e com alguns desses programas (p.e.: S.M.A.R.T. verifyer... etc, e outros) detectavam o disco e até lhe fizeram verificações, relatando, obviamente, erros. Sendo assim, continuo sem compreender o porquê de alguns programas detectarem o disco e outros não.

Agradeço a todos a ajuda k me têm dado, mas parece k isto não tem mesmo solução :( . Se ao menos o disco nunca fosse detectado, eu deitava-o fora de consciência tranquila, mas assim, sinto-me sempre tentado a continuar a tentar. :)

Um abraço...
whysper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 14:41

Tens outro PC ? Se tiveres faz o seguinte:

1º - Desliga o disco de 20G do PC em questão
2º - Liga ao outro PC , mas como SLAVE
3º - Arranca o sistema operativo normalmente
4º - Verifica se o disco é detectado pelo sistema operativo
5º - (se sim) Copia os dados para outro disco

PS: Indicaste que apareceram erros com "outros programas" do BootCD....quais foram os erros ?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Quinta Jan 27, 2005 1:28

[PT]CableGuy Escreveu:PS: Indicaste que apareceram erros com "outros programas" do BootCD....quais foram os erros ?

Aqui está a pergunta.. á qual a reposta vale OURO.. ROTFL.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 03, 2005 15:29

boas

a resposta á pergunta porque é que certos programas acedem ao disco...
é que eles tem código que passa por cima da bios....

o windows demora muito tempo a activar-se, é porque o SO está a tentar inicializar o disco e montar as partições e até desistir demora...

uma pergunta já tentaste só ligar esse disco à mobo?
deu o mesmo erro?
pode ser uma incompatibilidadezita com o outro disco...

podes tentar um truque
que é tentar introduzir os valores do CHS na Bios.... e ver se assim o disco já é detectado....
tive um disco que tinha sido formatado num compact e só assim é que conseguia aceder...

saber quais os programas usados e os erros detectados ajudava.... sim senhor..

Partition magic é um bom programa mas serve-se do SO para aceder aos discos....
penso que com a versão de DOS já não é assim...
mas já à muito tempo que não a uso...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante