Andei a "Bisbilhotar" na página da Maxtor, e fiz download de um programinha chamado "PowerMax", k supostamente serve para verificar o estado dos discos da marca Maxtor. Ele criou uma diskete de arranque, eu reiniciei através da mesma, e corri o programa... ele detectou o disco, fiz um "quick" scan para ver se tinha erros, ele aconselhou-me no final do mesmo a fazer um "full" scan, assim fiz... ele encontrou erros, e "supostamente" arranjou-os. Reiniciei o PC, mas continuou tudo na mesma.
Apesar de não ter funcionado, não deixei de achar estranho k o programa tivesse conseguido aceder ao disco, visto k de mais nenhuma forma o consigo fazer. Por outro lado, se o disco estivesse mesmo "arrumado" de vez, este programa tb não devia ter conseguido aceder ao mesmo. Acho eu...
Agradeço as vossas respostas, mas não gosto de desistir das coisas tão facilmente.
De qualquer forma, e em ultimo caso, vou experimentar esse metodo do "congelador"... Já k não posso ter as duas coisas (disco e Informação), pelo menos k salve uma delas, ou o disco (para pôr na PS2,

) ou a informação (tem muitos trabalhos de faculdade k me fazem falta).
P.S. Não é k precisassem destas informações todas, mas já k deixo mensagem, ao menos explico tudo ao pormenor.
Obrigado a todos os já ajudaram, e aos k vierem a ajudar...