Disco novo...

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco novo...

Mensagempor CryptorX » Domingo Ago 23, 2009 21:49

boas

Preciso de comprar um disco novo, é que isto de andar aqui constantemente a controlar o espaço no disco para poder guardar as minhas coisas já me está a fartar, ainda para mais tenho o disco quase sempre cheio e isto está a torna-lo lento e creio que me esteja a afectar o desempenho do pc o que é um pouco frustrante. O problema é que sempre que ponho umas coroas pró pc vai sempre para memórias, gráficas, cpu's e depois há cenas que me passam ao lado.

Estava a pensar gastar até 120E mas não sei o que deva de escolher, isto porque já me tenho deparado com bastantes discos aparentemente iguais em capacidade, rpm's, cache, sata 2 e mais coisas mas com desempenhos bem diferentes e não sei porque. A unica coisa que sei é que isto tem mais que se lhe diga do que aquilo que sei por isso queria saber quais são as vossas sugestões.

Gostava também de saber se é de esperar um grande aumento em desempenho se usar dois discos de 500/750GBs em raid0 em vez de um disco de 1Tb/1.5Tb. Já estive tentado anteriormente a fazer raid0 mas fui informado de que quando quisesse formatar o disco não dava para guardar as coisas num enquanto formatava o outro porque eram reconhecidos como um, isto é mesmo assim? eu neste momento também só tenho um mas quando preciso de formatar passo as cenas temporáriamente para um disco de portatil que aqui tenho de 120GB's que vai desenrrascando mas como não fáço tensões de ficar com uma capacidade inferior a 1TB com este upgrade certamente que depois este disco de 120 mais este que estou a usar de 250 não vão ter espaço suficiente para guardar as cenas.

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor tucanos » Segunda Ago 24, 2009 8:44

Quanto á Raid zero, para o fazeres tem de ser dois discos com a mesma capacidade, e sim, só é reconhecido como um disco e ao formatar perdes as coisas dos 2, quanto ao disco a comprares aconselho-te a comprares um sata 2 e com 32 Mb de cache que sao uns discos rapidos, quanto á capacidade do disco isso é ao teu critério sendo que quanto maior a capacidade mais caro é o disco. :wink:
tucanos
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 20, 2006 17:24

Mensagempor alr_tech » Segunda Ago 24, 2009 11:53

boas

algumas achegas:
quanto ao raid, já foi respondido...

agora, raid0 é para performance...

partições grandes são mais lentas que uma mais pequena..
especialmente quando começam a ficar cheias..

assim, para SOs e swaps, um raid0, com discos pequenos é bom...
dois SATAs de prato único, escrita perpendicular...
pelo menos de 16Mb de cache...
os 32Mb é interessante, mas, só em determinadas circunstâncias...
e não é com SOs....

maior segurança, Raid1...

SSDs, não para já... questões de preço e performance...

assim, dois discos de 250 ou 500Gb chegam-te...
(não sei se queres mais pequenos, o XP gosta de ter sempre cerca de 1Gb para se mexer à vontade, o Vista pelo menos 2Gb. Podes criar partições dentro do Raid)

espaço, podes de facto ter com um disco ou 2 de 1T....

embora, lembra-te, perder um disco de 80Gb de dados é muito chato....
agora imagina um de 1T...
grava as coisas em DVDs....

Eu para dizer a verdade, Raid só em servidores...
desde que apareceram os discos com caches elevadas, e de boa performance, uso um disco para sistema e programas e outro para swap e temporários dos programas que uso...

dados, uso de facto um disco maior, tenho um de 750Gb...
para mim chega,...
noutros maq. tenho discos menores... mas, a principal está assim...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 24, 2009 15:19

Obrigado desde já pelas dicas...

Por acaso não me tinha lembrado do pormenor de criar partições, uma vez que se fizer raid eles vão ser detectados como disco unico. assim já dá para ir renovando a instalação do windows que fáco por norma uma vez de 6 em 6 meses. Parece que fica mais rápido, é que eu não me sinto muito á vontade para mexer com os registos do windows mas a verdade é que eles são os principais causadores de perda de performance pelo que tenho lido e comprovado por mim mesmo.

Eu neste momento tou a pensar em passar um pouco dos 120E e ir buscar 3 destes discos...

SEAGATE 320GB SATA II 16MB SP (ST3320613AS) ----- 42,90€
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... T3320620AS

Ficam-me a sensivélmente 129€, são single plate (já tenho ouvido dizer que são mais rápidos por isso), só tem 16Mb's de buffer mas já se me constou que as diferenças não são dignas de realce, estou a pensar fazer raid 0 com dois e deixar um para backups das coisas mais importantes. Acham bem? Isto de ter três discos não torna o OS mais lento por ter que gerir mais discos? E já agora só por curiosidade, alguem me sabe explicar porque é que os velociraptor são estrondosamente caros para o espaço que têm? eu sei que são de 10000 rpm's mas mesmo assim 100E por 36GB's parece-me um pouco descabido de mais e mesmo que a diferença de 16Mb para 32Mb's seja quase nula em muitos casos eu acho que para o preço a que estes discos estão deviam de trazer 32Mb obrigatóriamente sebem que com 10000rpm's também compreendo que não exista grande necessidade de um grande buffer mas de qualquer modo.... aquilo é assim tão bom ao ponto de justificar o preço?........ melhor que dois discos single plate em raid0 :?

Têm os gajos aqui...

WESTERN DIGITAL RAPTOR 36GB SATA 16MB
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... =WD360ADFD

WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB SATA 16MB
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... DWD740GD16

WESTERN DIGITAL VELOCIRAPTOR 150GB SATA 16MB
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... WD1500HLFS

WESTERN DIGITAL VELOCIRAPTOR 300GB SATA 16MB
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... WD3000HLFS

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Segunda Ago 24, 2009 16:57

boas

são...
são discos de 2,5" dentro de uma caixa de 3,5".... por questões de temp....
tb há discos de 15000rpms...
são de facto muito rápidos, um pouco abaixo dos SSD..

gastam muito, aquecem...
são usados em servidores de alta performance...

por isso o seu preço...

os seagate são modelo antigo...
não tem escrita perpendicular....
mas, para o que queres devem dar...

espaço mesmo que cries 4 partições ainda sobra muito...
atenção: RAID0 é performance, segurança nenhuma...
um disco vai-se perdes tudo..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Segunda Ago 24, 2009 21:38

Diz-me ai se fosses tu o que é que compravas para 120E... é que isto de discos comigo, o pouco que sei é mais virado para problemas relacionados com bad sectores e cenas do género, quando toca a desempenho os meus conhecimentos são bastante básicos como ver as RPM's, cache e espaço. Por isso quase de certeza que hei-de ir pelo que me aconselhares. O PC é bastante usado para trabalho mas quando jogo gosto de ter o máximo desempenho possivél e desde que ultrapasse os 750GB's tá bem porreiro, e de perferência com um disco para backups.

Quanto ao tipo de raid, isso do raid1, consegue ainda ter um desempenho superior a um disco sozinho? Ou mesmo que seja só igual... É que os meus trabalhos são todos guardados em DVD's e mesmo assim tenho duplicados porque já aprendi uma lições agora uma das minhas necessidades que me está a levar a esta compra é que eu gosto de fazer ficheiros de imagem de todos os jogos que tenho para poder poupar mais os cd's e dvd's originais, ainda para mais porque usar ficheiros de imagem em drives virtuais diminui bastante o tempo dos loads e essas tretas, mas são muitos ficheiros mesmo, neste momento no meu disco tenho cerca de 150GB's em ficheiros de imagem e não é nem um terço dos jogos que tenho, por isso uma boa capacidade é bastante importante sebem que dentro dos discos com mais de 500GB dou mais valor ao desempenho... enfim... se não for dar muito trabalho agradecia que indicasses aquela que seria a tua escolha, esqueçe os 120E e faz contas a 150E que eu vou tirar uns neons da lista de compras :lol:.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Terça Ago 25, 2009 10:40

boas

quanto ao Raid1, tens segurança acrescida, a performance é praticamente igual a um disco sózinho....
neste caso um disco é espelhado no outro...
assim, se um pifar o raid pode ser reconstruido....
usa-se tal como para raid0, dois discos iguais....

bém, tal como já reparaste, os discos de 250, 320.. tem preços práticamente iguais..
assim, como estás a pensar em raid... falta acrescentar umas infos....
os discos devem ter NCQ... e a board tb deve suportar...
implica uma melhor performance...
em resumo se a tua board suportar NCQ, compra discos com NCQ (geralmente são um pouco mais caros, que os mais simples)

ok 2 discos para raid0 com NCQ e um disco de BK...

eu, ainda tenho algumas más impressões com discos de alta capacidade > 750Gb... má performance e avarias precoces...
se existir aí álguem que queira indicar um melhor força..

como queres fazer imagens para jogar, convinha que ficassem no raid...
mas, para evitar o overhead do disco... passa-se a swap para o disco de BK

assim, ficava algo para as partições:
Raid :
sistema: 30 Gb
swap: 4Gb (esta ficaria para bk de segurança, tal como disse acima, normalmente será usada a do disco bk...)
programas: 30 a 40Gb (alguns jogos ocupam muito espaço... tu agora farás as tuas contas...)
dados: o resto do espaço... aqui colocas dados e imagens em trabalho..
(no caso de raid, eu deixo 1 ou 2 Gb livres... era necessário antigamente um %, agora, não sei... se álguem tiver ou souber infos diferentes apite)

disco BK:
swap: 4Gb - onde apontarás a swap de trabalho normal.....
temps: 10Gb - onde apontarás todos os temporários dos programas que usas. O espaço real dependerá do que pretendes... ou das necessidades de cada programa especifico...
ex. conversão de videos... zipagens..
o resto do espaço... para guardares imagens e trabalhos já feitos, depois dos BK em DVD... para um acesso rápido...

marcas: seagate e WD....
ambas tem bons modelos.
só um reparo... uma série de 1 a 1,5Tb da seagate tem problemas....
não sei se já foram totalmente resolvidas...

assim, talvez:
Seagate 320Gb, 16Mb NCQ - 43€ x2
Samsung 750Gb, 32 Mb - 64€ pelo preço

existem tb com WD, mas, são mais caros e sai do orçamento...

outra opiniões serão bém vindas...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Terça Ago 25, 2009 17:54

Obrigadão...

Então vou buscar dois destes...

SEAGATE 320GB SATA II 16MB SP (ST3320613AS) .... 41,80€
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... T3320620AS

Nas características diz que tem Native Command Queuing que penso que seja aquilo do NCQ a que te estavas a referir...

E mais um destes......

SAMSUNG 1TB SATA II 32MB ECOGREEN .... 69,60€
http://www.globaldata.pt/#?p=ProdDetail ... UNGHD103UI
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante