Recomendações RAID 1

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Recomendações RAID 1

Mensagempor IvoMV » Quarta Dez 16, 2009 21:15

Olá,

Estou a pensar ter RAID 1 na minha máquina (ver detalhes no fim do post).

Em geral, como posso saber se o Power supply ainda é suficiente para acrescentar dois discos? Tenho de procurar o consumo dos componentes, mas na maior parte dos casos não vem listado nas lojas (pelo menos, o consumo de discos duros). Penso adicionar 2 discos em cima do que já tenho e não sei se vai aguentar.

Por outro lado, sei que a minha motherboard não tem controlador RAID. Há disso à venda em separado, ou para ter RAID de hardware tinha mesmo de mudar de motherboard?

A outra opção é recorrer a RAID de software. Será que o Vista Home Premium permite isso? Senão, é normal ter essa possibilidade em Linux?

Algumas recomendações gerais?

A minha configuração actual, quando o meu Seagate voltar de Amsterdão (aguardo piada sobre o que é que ele foi lá fazer).

Intel Core 2 Duo 8200 box
Mushkin XP2-8500 2x2GB kit DDR2-1066 CL5-5-5-15
Gainward BLISS 8800GT 512MB
caixa Tacens Audeo
Seagate 500GB Sata II 32MB
Asrock 4Core1600Twins-P35 SK775
LC Power 550W Silent Giant 140mm Green Power
SAMSUNG DVD/Rw 20X DLayer Black Bulk SATA

Também ando a pensar comprar uma UPS - nunca tive problemas sem uma mas não é assim que funciona quando acontece uma primeira vez. Já li partes do tópico na outra secção e parece que não precisarei de UPS com os mesmos W que a fonte de alimentação, mas apenas o que o PC estiver a gastar - ou seja, preciso novamente de saber o consumo dos componentes!

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor Vtech » Quinta Dez 17, 2009 10:03

A tua motherboard não suporta RAID, os southbridge Intel que acabam em "R" é que suportam o teu é o ICH9 e não o ICH9R, mesmo assim há que esclarecer que mesmo estes é um RAID por software, para se ter RAID por hardware precisas de uma controladora a sério com memória e tudo, para o uso doméstico as controladoras por software chegam bem, podes comprar uma e encaixar num slot da tua motherbord, há umas baratuchas da Adaptec (por software), há também HighPoint, etc...

Já em relação à tua fonte, ela deve aguentar bem com mais dois discos, de qualquer maneira há medidores para se colocar entre a ficha de parede e o teu PC para veres quanto ele gasta, mas também hoje em dia um UPS Line Interactive de 1000VA já se encontram a bom preço, recomendo uma Phasak, assim nivelando por cima não precisas de te preocupar com os consumos, mas assim por alto o teu PC deve consumir entre 250W a 300W (se tiveres um TFT).
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor alr_tech » Quinta Dez 17, 2009 11:01

boas

1 - podes montar raid por software, mas, apenas funca no SO onde foi montado....
aviso, que é mais sujeito a problemas que por hardware, além de pesar mais no CPU....

2 - podes de facto comprar uma placa PCI/SATA...
não são baratas, as melhores custam tanto como uma board com Raid...

3 - a fonte deve aguentar...

4 - uma UPS é uma boa ideia...
questão de protecção do teu material, menores problemas com panes nos discos...
agora a potencia...
a potencia das UPS é medida em VAs, que tem uma correspondência indirecta com W....
essa tua fonte pede algo entre 300 a 400W valores pico..
valores normais na ordem dos 50 a 100W, os valores mais altos quando jogas é claro..
UPS abaixo dos 400VAs, são baratas, mas, não servem....
para mais vê o post Potencia das UPS e outras questoes....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante