SATA2 -> Hitachi ou Western Digital !

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

SATA2 -> Hitachi ou Western Digital !

Mensagempor ultrabytes » Segunda Fev 13, 2006 18:53

Amigos

Quero meter dois discos rígidos em RAID0
Estou a pensar meter 2 discos Sata2 de 80 ou 160 Gb para utilização com sistema operativo.
Embora o meu controlador não permita ainda o Sata2, mas já fica para o futuro...

Qual das duas marcas tem melhores performances/características/qualidade ?
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 26, 2005 18:01

Mensagempor Frost » Segunda Fev 13, 2006 19:05

Qual das duas marcas tem melhores performances/características/qualidade ?

Depende especificamente dos modelos em questão ...

Não me lembro de ver à venda em pt discos da WD de 80GB Sata2.

E pelas criticas 2x80GB sata2 Hitachi em Raid0 fazem maravilhas ( aconselho)

Montei 2x160gb sata2 Samsung raid0 no pc da minha namorada e está excelente, e são muito silenciosos.
Por não conhecer, não posso comparar 2x160gb samsung com os WD ou Hitachi ...

mas penso que para discos maiores, particularmente Sata2 c/ 16mb, a WD é mt boa, tipicamente silenciosos e com bons desempenhos ...

cumps
******** Frost ***********
Frost
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 23, 2004 10:11

Mensagempor Lvsitano » Segunda Fev 13, 2006 19:07

Eu sempre recomendei WD a toda a gente, e até tenho um de 120GB. Mas cai no erro de comprar um dos novos de 300GB, e arrependi-me amargamente: níveis de ruído muito acima do normal, nem se conseguia suportar. Tive de devolver e ser reembolsado.
Por isso nunca mais recomendo WD. Os Hitachi também têm fama de não serem muito silenciosos, mas não te posso dizer porque nunca tive com nenhum.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor Gs » Segunda Fev 13, 2006 19:23

Qualquer uma das duas é muito boa, a hitachi tem mais performance, a wd perde por pouco em termos de performance, a nivel de rma tb são muito parecidas se bem que os wd são raros avariar, mas eu ia pra hitachi porque tem um programa que te permite controlar o ruido/perfomance do disco.

De qualquer das maneiras eu tenho 2 de 160gb sata2 da WD e são muito silenciosos.
Gs
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mai 01, 2005 17:37

Mensagempor G@rlink » Segunda Fev 13, 2006 19:57

Boas,

independentemente da tua escolha, ficas muito bem servido. Disso não tenho duvidas! :wink:

Para mim, são as duas melhores marcas do mercado. Por isso, "tira à sorte"... hehehe, just kidding! :P

Quanto à questão da quantidade... É simples, com 2x80Gb é mais rápido, tens uma performance superior. Com 2x160Gb, também é bastante rápido (não tanto como 2x80) e sempre tens mais espaço...

Por isso, é uma opção tua... Se queres o topo da performance ou se estas disposto a abdicar dum pouco dessa performance por mais espaço para armazenamento...

It's up to you! :wink:

PS: Tenho 2x160Gb Hitachi @ RAID 0 e isto bufa que se farta... :)

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Jun 24, 2005 0:17

Mensagempor ultrabytes » Terça Fev 14, 2006 11:50

WD800JD - é SATA II (80 GB)
Estou a pensar meter 2 destes da WD.

Em relação à WD digital parece que tem um jumper para seleccionar entre SATA I e SATA II.
Mas e relação à Hitachi acho não têm.

O meu controlador é um Adaptec Sata Raid 1210SA (SATA I), espero que funcione OK com os discos SATA II
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Danone » Terça Fev 14, 2006 22:19

G@rlink Escreveu:Boas,
Quanto à questão da quantidade... É simples, com 2x80Gb é mais rápido, tens uma performance superior. Com 2x160Gb, também é bastante rápido (não tanto como 2x80) e sempre tens mais espaço...

Por isso, é uma opção tua... Se queres o topo da performance ou se estas disposto a abdicar dum pouco dessa performance por mais espaço para armazenamento...

Isso não é verdade. Se tivermos 2 discos com as MESMAS caracteristicas mas com capacidades diferentes, o que tem mais capacidade é o mais rápido, visto ter maior densidade, e para cada rotação lê/escreve mais dados.
Não estou aqui a discutir esses modelos em particular, até pq n sei velocidades de rotação, buffers, tempos médios de acesso, etc...

Abraço e boa escolha
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor bigslb » Terça Fev 14, 2006 22:37

2x250gb WD SATA II 16mb brutal.

em relaçao aos outros WD e hitachi sao mt similares, fikas bem servido c kk um

BiGsLb
P4 775 3.0
Albatron PX915PC Pro-G
4x512 DDR400 VData/G.Skill ZX
Sapphire X700Pro
WD 320Gb SATA II 16MB
All in a Aerocool Extremeengine 3t
bigslb
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:16

Mensagempor SkylineGTR » Terça Fev 14, 2006 23:27

Possivelmente as duas melhores marcas de HDD's no mercado, por isso ficas bem servido com qualquer um deles ;)
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor G@rlink » Quarta Fev 15, 2006 2:46

Boas,

Danone Escreveu:Isso não é verdade. Se tivermos 2 discos com as MESMAS caracteristicas mas com capacidades diferentes, o que tem mais capacidade é o mais rápido, visto ter maior densidade, e para cada rotação lê/escreve mais dados.
Não estou aqui a discutir esses modelos em particular, até pq n sei velocidades de rotação, buffers, tempos médios de acesso, etc...

Neste caso não, pois os discos de 80Gb são mais rápidos que os de 160Gb por terem menos pratos (1platte e 2plattes, respectivamente).

E como deves saber quanto menos pratos, melhor. Tanto em performance como em silencio.:wink:

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Danone » Quarta Fev 15, 2006 11:33

G@rlink Escreveu:Neste caso não, pois os discos de 80Gb são mais rápidos que os de 160Gb por terem menos pratos (1platte e 2plattes, respectivamente).

E como deves saber quanto menos pratos, melhor. Tanto em performance como em silencio.:wink:

Ui, isso não é bem assim. Está longe de ser um problema tão linear quanto referes.
A verdade é que mais platters implicam mais cabeças de leitura e mais dados por cada rotação: cada platter a mais são pelo menos mais 2 cabeças! Teoricamente poderias duplicar a tua performance passando de um para 2 platters.
Existem no entanto 2 problemas:
1. O ruido ambiente produzido é significativo com o aumento do nº de platters, principalmente devido às cabelas de leitura (principal fonte de ruid o num HD)
2. Mais platters implica mais energia para as por a rodar, o q se traduz em maior geração de calor, o que reduz a sua performance. Assim uma drive com mais platters não tem obrigatoriamente melhor performance que uma com menos.
Como vês não é fácil determinar qual a melhor drive, e só podendo realizar testes exaustivos a cada uma delas é possivel conhecer a melhor (a mais rápida, neste caso).

Se me estás a dizer que já viste não sei quantos benchs a esses discos e que o de 80GB era o melhor então eu acredito em ti :wink:

Abraços
8086@8MHz com 768k de RAM e 20 MB de HDD
Danone
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Abr 22, 2004 23:55

Mensagempor ultrabytes » Quarta Fev 15, 2006 13:17

Segundo a minha experência em Discos Rígidos...
Quanto mais capacidade têm os discos mais rápidos costumam ser!

Em relação à WD digital parece que têm um jumper para seleccionar entre SATA I e SATA II, mas penso que os Hitachis não têm esse Jumper.

Os Hitachis Sata II funcionam a 100% em boards/controladores Sata I ?!

Tenho o controlador Adaptec Sata Raid 1210SA (SATA I), espero que funcione OK com os discos SATA II
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor G@rlink » Quarta Fev 15, 2006 14:34

Boas,

Danone Escreveu:Ui, isso não é bem assim. Está longe de ser um problema tão linear quanto referes.
A verdade é que mais platters implicam mais cabeças de leitura e mais dados por cada rotação: cada platter a mais são pelo menos mais 2 cabeças! Teoricamente poderias duplicar a tua performance passando de um para 2 platters.

Agora sou eu que digo que não é assim tão linear. :wink:

Tanto quanto sei é preferivel (em termos de performance) ter um disco de 1 "Platter" e 2 "Read/Write Heads" do que 2 "Platters" e 4 "Read/Write Heads". Até porque a tecnologia tende a evoluir para maiores capacidades mas com o menor nº de platters possiveis...

Mais platters significam também mais massa, e consequentemente uma resposta mais lenta aos comandos começar ou parar a movimentação, isto pode ser compensado com um motor mais forte do eixo (spindle motor), mas isso já trás outras desvantagens. De facto, a tendência tem sido para movimentações com poucos braços da cabeça e platters. Sendo perferivel platters maiores a mais do que um platter...

Atenção que não estou a dizer que é preferivel ter um disco só com um platter a ter um com melhores Seek Time, Settle Time, Command Overhead Time, Access Time, etc... Neste caso as specs deles são identicas, mudando o nº de platters de cada um... E por isso é que referi que os de 80Gb têm melhores performances que os de 160Gb. :wink:

ultrabytes Escreveu:Os Hitachis Sata II funcionam a 100% em boards/controladores Sata I ?!

Não. Para os Sata II funcionarem a 100% é precisso que a board suporte Sata II, caso contrário irá funcionar a velocidades de Sata I.

Cumps
Imagem
G@rlink
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Fev 15, 2006 16:13

ultrabytes Escreveu:Em relação à WD digital parece que têm um jumper para seleccionar entre SATA I e SATA II, mas penso que os Hitachis não têm esse Jumper.

Os Hitachis Sata II funcionam a 100% em boards/controladores Sata I ?!

Tenho um Hitachi SATA II numa motherboard que só suporta SATA I sem problemas.
Não tem jumper mas se não me engano eles por defeito trabalham como SATA I e para trabalhar como SATA II penso que se modifica através da ferramenta Feature Tool (ftool) da Hitachi, a mesma que permite reduzir o ruido do disco.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor ultrabytes » Quinta Fev 16, 2006 17:30

Configuração para o disco Western Digital !

Acabei por decidir 2x WD 160GB SATA II.

A minha dúvida agora é em relação ao Jumper de Configuração !

O disco vem por defeito com o jumper no pin 1 e 2, ou seja com "Spread Spectrum Clocking - Disable"

Se tirar o jumper fica com "Spread Spectrum Clocking - Enable"

A dúvida é:

"Spread Spectrum Clocking - Enable", é o SATA II ?

Outra questão:
Existe alguma forma de passar todo o conteúdo que tenho no meu disco rígido de Sistema, para o novo sistema em Raid sem ter de voltar a instalar o Windows e todos os programas de novo ?
ultrabytes
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante