Problema com disco rigido de portatil!!!

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com disco rigido de portatil!!!

Mensagempor soreal » Terça Set 30, 2008 20:18

Boas.

Eu estou aqui com um problema. A minha namorada tem um portatil ( um Targa qualquer, não importa o modelo) que crashou quando estava a fazer o Windows Update. Desde então o portatil não faz boot. O windows não inicia, nem em modo normal, nem em modo de segurança. Ja tentei reparar com o cd do Windows que veio com o portatil mas tambem não funcionou. Como o portatil já não tinha garantia, pensamos em levar pra uma loja pra reparar. Mas a unica solução que eles deram foi de restauro de sistema com perca de dados porque na loja não fazem backups. Eu perguntei se havia outra solução e eles deram-me um cabo pra ligar o disco IDE do portatil directamente a uma porta USB no meu pc. Experimentei e é aqui que o problema está.

Aparecem 2 discos. Uma partição " Install" que tem as drivers todas do portatil. E outra que deve ter o Windows e os ficheiros que eu quero fazer backup mas que não consigo aceder. Aquilo diz que a drive não está acessivel ou porque está corrompida ou ilegível. Quando tento ver quanto espaço está no disco, aquilo naõ aparece nada. Ou seja, estou tramado. Alguem sabe me dizer se estou a fazer algo de errado ou me pode ajudar? Eu queria mesmo fazer backup das fotos que temos lá. Não queria fazer instalação do sistema novo porque vou perder os dados todos. Estou a ficar um pouco desesperado.

Obrigado
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor alr_tech » Terça Set 30, 2008 21:17

boas

como te consideras como utilizador de informática?...
expert, user somente.... mais teste de software?....
estou a dizer isto porque pelos vistos tens o NTFS baralhado....
pode-se tentar recuperar....
mas, é preciso ter atenção...
podes tentar saber qual o fabricante do disco e correr o software do fabricante....
validavas se existia erros físicos e alguns conseguem reactivar o sistema...

depois podias usar o data recovery...
a esta hora da noite não me lembro de mais...
mas, o pessoal já te vai indicar dois ou três...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor soreal » Quarta Out 01, 2008 17:58

Pois, eu sou vergonhoso. Devia saber melhor mas pronto... é pra situações dessas que serve o forum.

De qualquer modo, A outra partição do disco que eu consigo aceder ( a tal Install) está em FAT32. Mas a que eu não consigo aceder diz que está em RAW. O que é isso?

Quanto ao software de recover... será que se eu fizer um format rapido pra NTFS e depois usar um programa de recuperação, ele recupera os dados que tinha? Tipo, posso usar as fotos todas e por aí fora? USAR mesmo os dados que tinha por lá?

E mais, que software? Há milhentos deles na net. Alguem sabe de um que já tenha usado e que me queira indicar?

Obrigado pela ajuda.
Intel CoreDuo E6600 / Asus P5B Deluxe WiFi / PowerColor X1900XTX / WD 250Gb / 2Gb DDR2 / Aerocool Baydream
soreal
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Out 17, 2005 17:58

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 02, 2008 9:32

boas

:)
entendeste mal o que eu queria dizer....
aquilo que eu queria saber era se te sentias á vontade a mexer nas coisas..

é que alguns programas se mal usados, podem danificar irremediávelmente...

penso que para já deverias usar o programa do fabricante do disco...
ele logo te indicará se tens problemas irrecuperaveis ou não...

o unico problema é que a maioria não acede por USB...

ora bém, isso deve ser um ide de 2,5".... existem uns adaptadores IDE de 2,5 para 3,5"....
é simples se esse disco não tiver os 4 pinos de alimentação é um mini IDE.. e nessa altura arranja esse adaptador...
depois os programas acedem nas calmas...

quanto ao format... esquece...
há já uns anos valentes que não faço recuperação de dados.. não sei neste momento algum programa mais recomendado...
vê este post que está na secção dos discos, ele te indicará alguns programas usados...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor pikas » Sexta Out 03, 2008 20:39

tens drive optica??
pikas
Membro de Prata
Membro de Prata