devo adiantar-me já ao dizer que sou um pouco noob nestas questões de informática, pelo que se estiver a dizer uma enorme brutidade, agradeço que me corrijam, mas não sejam muito mauzinhos
Tenho actualmente um PC com Windows XP - SP3 (motherboard ASUS P5ND2-SLI com 4 slots SATA), com 1 disco interno com as seguintes características (retirado do Everest):
SAMSUNG - SP2504C - 250Gb - 7200Rpm - SATA-II
Este disco está particionado (com Partition Magic 8.0) em 3 partes, onde coloco o sistema operativo no c: e restantes documentos, ficheiros e afins nas outras partições.
Pois bem, devido ao facto do disco estar a "rembentar" as costuras, decidi que está na altura de comprar "mais espaço".
Devo dizer desde já, que a intenção do novo disco é sobretudo para armazenamento (já tenho externos 2.5), mas preciso de mais espaço interno para gerir ficheiros de grande dimensão (8 a 9Gb cada). Adianto que não me preocupo com "velocidades estonteantes", pelo que a rapidez não será um factor preponderante
Assim, coloco 2 dúvidas:
posso juntar "à vontade" um novo disco interno SATA - II, sem necessidade de efectuar "configurações" adicionais, ligando-o a um dos slots disponíveis na motherboard? O mais adequado será formatar de imediato a nova unidade para NTFS?
Haverá alguma incompatibilidade com o actual disco que possuo?
Procurei algumas alternativas online e encontrei esta:
Disco WD - SATA II 1000Gb Caviar Green (75 a 85 euros - +/-)
O que acham?
Desde já, o meu obrigado por todos os esclarecimentos possíveis