[DÚVIDA] Instalar 2 Discos SATA 250Gb + 1Tb

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

[DÚVIDA] Instalar 2 Discos SATA 250Gb + 1Tb

Mensagempor samdrlvt » Segunda Ago 24, 2009 14:50

Ora viva

devo adiantar-me já ao dizer que sou um pouco noob nestas questões de informática, pelo que se estiver a dizer uma enorme brutidade, agradeço que me corrijam, mas não sejam muito mauzinhos :wink:

Tenho actualmente um PC com Windows XP - SP3 (motherboard ASUS P5ND2-SLI com 4 slots SATA), com 1 disco interno com as seguintes características (retirado do Everest):

SAMSUNG - SP2504C - 250Gb - 7200Rpm - SATA-II

Este disco está particionado (com Partition Magic 8.0) em 3 partes, onde coloco o sistema operativo no c: e restantes documentos, ficheiros e afins nas outras partições.
Pois bem, devido ao facto do disco estar a "rembentar" as costuras, decidi que está na altura de comprar "mais espaço".

Devo dizer desde já, que a intenção do novo disco é sobretudo para armazenamento (já tenho externos 2.5), mas preciso de mais espaço interno para gerir ficheiros de grande dimensão (8 a 9Gb cada). Adianto que não me preocupo com "velocidades estonteantes", pelo que a rapidez não será um factor preponderante

Assim, coloco 2 dúvidas:

posso juntar "à vontade" um novo disco interno SATA - II, sem necessidade de efectuar "configurações" adicionais, ligando-o a um dos slots disponíveis na motherboard? O mais adequado será formatar de imediato a nova unidade para NTFS?

Haverá alguma incompatibilidade com o actual disco que possuo?

Procurei algumas alternativas online e encontrei esta:
Disco WD - SATA II 1000Gb Caviar Green (75 a 85 euros - +/-)

O que acham?

Desde já, o meu obrigado por todos os esclarecimentos possíveis :)
samdrlvt
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 02, 2008 21:16

Mensagempor DarkJR » Segunda Ago 24, 2009 15:05

a instalação do novo disco rigido só implica a sua formatação completa (a 1a formatação não convém ser em rapido mas após a 1a podes fazer em rapido sempre que queiras) será sempre em NTFS pois os discos mais recentes já não vêm com a norma FAT ou FAT32, se queres um bom disco de 1TB aconselho-te o Samsung F1 a uns tempos tavam mais acessiveis de valor que o WD que mencionas e tem melhores performances, atenção que existe o F1 e o F1 ECO (o eco é ligeiramente mais lento e só faz 5400rpm de forma a causar menor barulho) quando fizeres uma procura no kuantokusta ou na tua loja local (ou online de preferencia) procura sempre este codigo "103UJ" é o codigo do F1 ;) ele está entre os 70 e os 75 euros

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor samdrlvt » Segunda Ago 24, 2009 19:04

Obrigado pela rápida resposta

Posso considerar então que os 2 discos serão equivalentes (Samsung e WD)? Ambas as marcas são fiáveis, certo? :?:
samdrlvt
Novato
Novato

Mensagempor DarkJR » Segunda Ago 24, 2009 19:10

não são equivalentes ;) o Samsung que falei neste caso é superior ao que tu mencionaste da wstern digital, e sim são ambas bastante fiaveis

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor samdrlvt » Terça Ago 25, 2009 7:40

DarkJR Escreveu:não são equivalentes ;) o Samsung que falei neste caso é superior ao que tu mencionaste da wstern digital, e sim são ambas bastante fiaveis

darkJr

Obrigado! Ajudaste-me então a decidir pelo Samsung! :D
samdrlvt
Novato
Novato

Mensagempor DarkJR » Terça Ago 25, 2009 15:40

samdrlvt Escreveu:
DarkJR Escreveu:não são equivalentes ;) o Samsung que falei neste caso é superior ao que tu mencionaste da wstern digital, e sim são ambas bastante fiaveis

darkJr

Obrigado! Ajudaste-me então a decidir pelo Samsung! :D

é para isso que cá estamos para ajudar ;)

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor samdrlvt » Quarta Ago 26, 2009 15:09

Ora viva novamente

já encontrei o modelo de Samsung indicado e vou avançar para a compra, mas tenho outra questão:

como a minha motherboard já tem 1 disco ligado e o único cabo SATA que tinha, tenho-o lá ligado, tenho que comprar, além do disco rígido, um cabo SATA para o ligar á motherboard.

Tenho que ter atenção a alguma característica "extra"na escolha do cabo SATA :?:

Obrigado, desde já, pela vossa ajuda
samdrlvt
Novato
Novato

Mensagempor DarkJR » Quarta Ago 26, 2009 22:58

samdrlvt Escreveu:Ora viva novamente

já encontrei o modelo de Samsung indicado e vou avançar para a compra, mas tenho outra questão:

como a minha motherboard já tem 1 disco ligado e o único cabo SATA que tinha, tenho-o lá ligado, tenho que comprar, além do disco rígido, um cabo SATA para o ligar á motherboard.

Tenho que ter atenção a alguma característica "extra"na escolha do cabo SATA :?:

Obrigado, desde já, pela vossa ajuda

por norma os cabos SATA funcionam todos na sua normalidade ainda não conheço nenhum cabo "especial" sata que faça maravilhas, eu tenho 2 da gigabyte (vinham com a mb) tenho 1 da MSI, tenho 1 da Asus e tenho 1 da Cooler Master e por fim um marca branca nenhum me causou problemas até agora ;) mas se tiveres com "duvidas ou receio" no acto da compra dizes que é para ligar esse disco a uma board XXX

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor samdrlvt » Quinta Ago 27, 2009 13:22

Obrigado, mais uma vez pela ajuda :)

Disco e cabo SATA encomendados :)

E lembrar-me que há "pouco" tempo, um disco de 250Mb tinha imeeeeenso espaço... as mudanças na informática são realmente vertiginosas e as "necessidades" dos utilizadores vão-se transformando também 8)
samdrlvt
Novato
Novato

Mensagempor DarkJR » Quinta Ago 27, 2009 14:40

nos ultimos 2 anos passamos de 500gb para 1,5Tb num só disco, qualquer dia o RAID será meramente uma norma que se criou para tentar aumentar as performances, acredito que 1 raptor para SO e 1 hdd 1,5tb chegam e sobram para quem quer uma maquina de jogos e alguma storage

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante