por TiredOldFart » Sábado Dez 04, 2004 0:15
Bom... a decisão final é tua mas...
O excedente que gastas em ddr2 e pci-e neste momento não te trazem beneficios em relação á ddr e á slot agp.
Alias, prevê-se que ddr2 tenham uma estadia de mercado bem curta, porque o padrão seguinte já está definido pelo jdec, e segundo se consta é a razão pela qual a amd não se aproxima da ddr2, pretendem saltar directamente para ddr3.
O pci-e já o caso muda de figura, porque a permanencia no mercado promete ser longa até, e a arquitectura traz beneficios teoricos.
No entanto, neste momento as placas pci-e não teêm performances diferentes das suas congéneres agp.
Ficas com uma maquina preparada para o "futuro", mas no presente tás a gastar sem benefícios em retorno.
Tems a Asus P5GDC Deluxe, que usa exactamente o mesmo chipset,
915P/ICH6R, mas suporta ddr2 e ddr normal. 155.92€, mais barata.
Não tem wireless lan integrada, nem a controladora raid da silicon image, só a da intel mesmo.
Fonte de alimentação, olha que não pouca gente tem ficado arrependida de comprar eurotech quando toca a oc.
Super Flower SF-400TS custa 56.42, são mais 20 euros que a eurotech, mas ficas com 25A no rail de 12v, que já é fiável.
Esse spark..é ruidoso a montes como já foi dito aqui. Se reconsiderares um cooler um bocadito mais eficiente e mais caladito:
Zalman CNPS7000B-AlCu 34.90, mais 15€, mas dá-te melhores temps e muito menos ruido. Basta dar uma olhada no forum, que há gente muito contente com este cooler.
Nas memorias, ja podes usar ddr em vez de ddr2, e honestamente eu iria para umas boas patriot como tambem já aqui disseram.
PATRIOT 2x512 XBLK 257.50€
Patriots com tccd da samsung, podem ir até 260 de fsb baixando os timings, ou funcionar a 200 com timings de 2-2-2-5, bem apertadinhos.
Gravador de dvd.. é uma questão de gosto pessoal.
Eu iria por este
NEC ND-3500A 16x Double Layer Preto Bulk 72€
A audigy..é gosto pessoal mais uma vez, mas com essas colunas não vais ouvir diferença nenhuma de qualidade entre a audigy e o chipset da cmedia que vem na board, que suporta igualmente 7.1
A minha sugestão era pegar nesses 137€ e investir no monitor, que o samtron é baratito, mas em qualidade fica-se um pouco atrás de muito do que há no mercado. E vendo bem as coisas, faças o que fizeres é para o monitor que vais tar constantemente a olhar.
LG Flatron ez T910BU 252.41€
Resolução máxima de 2048 x 1536 / 61Hz, e com melhor qualidade de imagem que o samtron (falo de experiência pois tenho um samtron onde estou correntemente a escrever isto e caso surja a oportunidade vendo-o sem remorsos)
Bom contas feitas com estas mudanças poupas +-170€ e ficas melhor servido, na minha opinião isto é.
-Edit-
Não ficava bem de consciência se não deixa-se tambem aqui uma config, que a meu ver, te dá muito mais valor pelo dinheiro empregue.
Troca o cpu por
Athlon 3000+ s939 165.50
a board por
MSI K8N NEO2 Platinum s/939 152€
as mesmas patriots.
Essas patriot com essa board e esse cpu.... mesmo a ar conseguias um oc daqueles que dá satisfação mesmo.
Se não quiseres arriscar(arriscar que de riscos tem muito poucos, desde que se faça as coisa com calma e com as devidas precauções) tanto em oc, então é substituir o 3000+ por um 3200+ ou por um 3500+ mesmo.
Mais performance, 64bit support, multiplicadores inferiores destrancados de origem..
Um mimo, pelo mesmo preço, ou até por um preço inferior.
Bom, boa sorte com a decisão.
3558.5