ajuda sistema 5.1 da creative

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

ajuda sistema 5.1 da creative

Mensagempor wilsonmorgado » Sábado Dez 04, 2004 13:47

Boas

no dia 01/12/04 comprei um sistema de som da creative na chip 7, nomeadamnete umas colunas 5.1 e uma placa som creative 5.1 live

As colunas sao umas CreativeLabs Inspire P580 bulk http://creative.com/products/welcome.as ... ategory=25 e a placa de somCreative Sound Blaster Live! 5.1 Digital http://creative.com/products/product.as ... oduct=4855

acontece que liguei todos os cabos e a placa de som e agora a coluna central não funciona, quer dizer, a saida do subwoffer não funciona, pois se colocar outras colunas lá, também nao funcionam. ou seja, o problema deverá ser a saida do subwoffer. as colunas funcionam noutras posicoes....

já experimentei diversos tipos de musica, e ate dvd com sound doubly digital com suporte 5.1.

ja consultei o suporte da creative na pagina e atraves de e mail mas dizem me que o problema e de configuracao.... e nao me resolvem o problema.

ca para mim , o problema e no hardware

o que e que voces acham????

Moderado por Kaipyra: links removidos por publicidade. Porque não procuram e postam os links para o site da marca?
A vida é dura para quem é mole
www.wilson.com.pt
http://sweet.ua.pt/~a32701
wilsonmorgado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:14

Mensagempor ozzy » Sábado Dez 04, 2004 14:16

Esse probçema as vezes acontece com o material da creative, eu ja tive um conjunto 5.1 deles e acontecia-me o mesmo.
O k eu fiz pa resolver a falta de som no canal centrak foi activar o CMSS, ve la no teu software se também ñ tens essa opção....
Se tudo funciona-se perfeito axo k ñ devia ser necessário isso mas é a vida... Nas novas placas de som da creative essa opção axo k já vem activada por defeito, pelo menos na minha vem se fizer restore default, deve ser pa evitar k isso aconteça!!!......
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Turbinas » Sábado Dez 04, 2004 14:45

Olha, eu tb tive esse problema, mas ja ta resolvido, agora como é k não tenho uma explicação cientifica, mas cá vai:

Não mexas nos cabos k ligam ao subwoffer, certifica-te k o cabo da coluna central no subwoffer é msm da coluna central! Depois, abre o surround mixer ( akela cena com a gaja a falar e a dizer "front left, center, front right..e.tc...)

Depois, na propria placa de som, vai tirando alguns cabos, isto é, começas por tirar um e testas com o software, depois metes esse e tiras outro, e sempre assim. Depois voltas a repetir tudo mas com o audio digital ligado/desligado (para mudares isto é no msm ecra onde fazes os testes Às colunas. Se msm assim não encontrares solução, tentas por o verde no preto, e o preto no verde, vais trocando algumas cores.~

Tipo, no meu manual diz pa ligar a central ao coiso laranja, mas eu liguei a outro kk e ja deu som.

Cumprimentos´

PS: o Home, não te eskeças de actualizar os drivers antes disso tudo...e boa sorte
"Never interrupt your enemy when he is making a mistake."
- Napoleon Bonaparte (1769-1821)
Turbinas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:19

Mensagempor ozzy » Sábado Dez 04, 2004 18:38

Pode tar a dar som, mas duvido k os canais estejam correctos em relação ao posicionamento das colunas!!!...... isso de experimentar por tentativas ao calhetas tem muito k se lhe diga!!!....
O canal do suwofer e da coluna central é o mesmo, e normalmente está escrito até no subwofer, nas saida de som ps colunas, por isso ñ ha k enganar no sitio aonde ligar!!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Douphas » Sábado Dez 04, 2004 23:18

Isso pareçe-me ser um problema esquesito, dado que se tratam de colunas Inspire 580 e não das 580 digital (as digitais dão mais problemas para montar normalmente. Se por acaso forem as digitais, o processo é diferente, e tens que dizer se for esse o caso.) Aqui estão as dicas mais completas em que consigo pensar:

Depois de te certificares que os cabos estão todos ligados correctamente, faz o seguinte:
1. Vai ao "Sounds and audio devices" no control panel

2. Na 1ª tab, vai á secção speaker settings e clicka em advanced

3. Muda a configuração para "5.1 surround sound speakers" (se não for a que já lá está)

4. Clicka em ok e ok e sai do control panel.

5. Vai ao surround mixer (que está na secção da tua placa de som na pasta creative do start menu, vai a advanced e vê se ambos os volumes estão no máximo.

6. Vai ao Creative speaker settings (que está na secção da tua placa de som na pasta "Creative" do teu start menu e verifica que a configuração aí apresentada também é 5.1 speakers. Se não fôr, muda também.
Se a caixa "digital output only" tiver um tick, tira esse tick

7. Agora, clicka em noise (não em channel, porque o channel não testa o teu subwoofer) e vê se todas as colunas fazem barulho á medida que são apresentadas no ecrã. O subwoofer também deve fazer barulho.

8. Assumindo que as tuas colunas frontais e traseiras estão a funcionar correctamente, o subwoofer e a central deverão também fazer barulho na altura correcta.
Repara que se a central toca aqui mas não pareçe tocar quando ouves música, isto é normal, visto que quase todas as músicas são estereo e a coluna central está no canal do subwoofer, e não das frontais.

9. Se o subwoofer se recusar a trabalhar, vai á tab que diz "Bass management", ainda nas speaker settings. Põe o subwoofer volume no máximo, põe um tick no bass redirect e põe no máximo. Experimenta tocar uma música com graves. Se ele não tocar, trata-se então de um defeito de fabrico ou de cabo/ligação (a meu ver).

10. Para te certificares que a coluna central não está a funcionar correctamente, desliga a música e põe o volume de tudo no máximo. Se encostares o ouvido á central, deverás ouvir um barulhinho estático nitidamente. Caso não ouvires, trata-se outra vez de um defeito de fabrico ou de cabo/ligação (a meu ver). Se ouvires, a coluna deverá estar a funcionar em condições.

Se nada funcionar, diz-nos qualquercoisa. Olha que o suporte técnico da creative não é mau, já me substituiram uma coluna e um subwoofer...
Douphas
Novato
Novato

Registado: Terça Nov 30, 2004 23:00

Mensagempor M00nzt3r » Domingo Dez 05, 2004 10:46

prontos e isto :

eu tenho esse sitema de som e a mesma placa :D

e assim tens de ter ligado todos os cabos a placa de som e ao subwoffer

deixas o amarelo nao o ligas [nas saida atras do subwoffer ]

:D espero k comeces a ouvir em 5.1

eu ja csg

cumps
M00nzt3r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 08, 2004 16:30

Mensagempor wilsonmorgado » Domingo Dez 05, 2004 16:29

M00nzt3r Escreveu:prontos e isto :

eu tenho esse sitema de som e a mesma placa :D

e assim tens de ter ligado todos os cabos a placa de som e ao subwoffer

deixas o amarelo nao o ligas [nas saida atras do subwoffer ]

:D espero k comeces a ouvir em 5.1

eu ja csg

cumps

nada mais simples do que isto.....

obrigado M00nzt3r

tão simples e ja da 5.1, finalmente a coluna central funciona....
A vida é dura para quem é mole
www.wilson.com.pt
http://sweet.ua.pt/~a32701
wilsonmorgado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:14

Mensagempor jrf6 » Segunda Dez 06, 2004 19:04

Também comprei recentemente uma placa SB Live 5.1 Digital e umas P5800 (idênticas às P580 mas um pouco + de potência e coluna central diferente das outras 4) e tive logo problemas: 1º foi ecrãs azuis, uns atrás dos outros e só desinstalando o Creative PlayCenter e restante software (fiquei só com os drives, Creative Surround Mixer e Creative Diagnostics), deixei de ter esses problemas. Depois foi a central que não dá: no Diagnostic, todas as colunas dão ok, mas quando reproduzo DVD 5.1 ou DTS ou mp3 ou cd, a central não dá (Soft.: WMP e WinDVD6).
Quando desligo a central do subwoofer conforme "M00nzt3r" aconselhou, já dão todas.
Grande mistério. Nem a Creative dá resposta.

Cump.
jrf6
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 16, 2004 20:07

Mensagempor M00nzt3r » Segunda Dez 06, 2004 23:20

jrf6 Escreveu:Também comprei recentemente uma placa SB Live 5.1 Digital e umas P5800 (idênticas às P580 mas um pouco + de potência e coluna central diferente das outras 4) e tive logo problemas: 1º foi ecrãs azuis, uns atrás dos outros e só desinstalando o Creative PlayCenter e restante software (fiquei só com os drives, Creative Surround Mixer e Creative Diagnostics), deixei de ter esses problemas. Depois foi a central que não dá: no Diagnostic, todas as colunas dão ok, mas quando reproduzo DVD 5.1 ou DTS ou mp3 ou cd, a central não dá (Soft.: WMP e WinDVD6).
Quando desligo a central do subwoofer conforme "M00nzt3r" aconselhou, já dão todas.
Grande mistério. Nem a Creative dá resposta.

Cump.

poix .... nunca maIX de eskeco de tal cena .....

eu sou de aveiro ...
M00nzt3r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Nov 08, 2004 16:30

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante