por Douphas » Sábado Dez 04, 2004 23:18
Isso pareçe-me ser um problema esquesito, dado que se tratam de colunas Inspire 580 e não das 580 digital (as digitais dão mais problemas para montar normalmente. Se por acaso forem as digitais, o processo é diferente, e tens que dizer se for esse o caso.) Aqui estão as dicas mais completas em que consigo pensar:
Depois de te certificares que os cabos estão todos ligados correctamente, faz o seguinte:
1. Vai ao "Sounds and audio devices" no control panel
2. Na 1ª tab, vai á secção speaker settings e clicka em advanced
3. Muda a configuração para "5.1 surround sound speakers" (se não for a que já lá está)
4. Clicka em ok e ok e sai do control panel.
5. Vai ao surround mixer (que está na secção da tua placa de som na pasta creative do start menu, vai a advanced e vê se ambos os volumes estão no máximo.
6. Vai ao Creative speaker settings (que está na secção da tua placa de som na pasta "Creative" do teu start menu e verifica que a configuração aí apresentada também é 5.1 speakers. Se não fôr, muda também.
Se a caixa "digital output only" tiver um tick, tira esse tick
7. Agora, clicka em noise (não em channel, porque o channel não testa o teu subwoofer) e vê se todas as colunas fazem barulho á medida que são apresentadas no ecrã. O subwoofer também deve fazer barulho.
8. Assumindo que as tuas colunas frontais e traseiras estão a funcionar correctamente, o subwoofer e a central deverão também fazer barulho na altura correcta.
Repara que se a central toca aqui mas não pareçe tocar quando ouves música, isto é normal, visto que quase todas as músicas são estereo e a coluna central está no canal do subwoofer, e não das frontais.
9. Se o subwoofer se recusar a trabalhar, vai á tab que diz "Bass management", ainda nas speaker settings. Põe o subwoofer volume no máximo, põe um tick no bass redirect e põe no máximo. Experimenta tocar uma música com graves. Se ele não tocar, trata-se então de um defeito de fabrico ou de cabo/ligação (a meu ver).
10. Para te certificares que a coluna central não está a funcionar correctamente, desliga a música e põe o volume de tudo no máximo. Se encostares o ouvido á central, deverás ouvir um barulhinho estático nitidamente. Caso não ouvires, trata-se outra vez de um defeito de fabrico ou de cabo/ligação (a meu ver). Se ouvires, a coluna deverá estar a funcionar em condições.
Se nada funcionar, diz-nos qualquercoisa. Olha que o suporte técnico da creative não é mau, já me substituiram uma coluna e um subwoofer...