Windows server, problemas com a rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Windows server, problemas com a rede

Mensagempor sartre007 » Terça Dez 07, 2004 15:46

Olá pessoal,
venho colocar o seguinte problema:
tenho uma rede com inúmeros pcs ligados, um router e dois servidores.
Um deles tem como software o windows server 2000 e o outro o server 2003.
Desde que adicionei um segundo servidor a coisa começou a dar barraca. Algumas vezes não há internet, outras aparece-me uma mensagem que diz que existe um conflito de ips e dificulades de comunicação.
As configurações que tenho são as seguintes:
Em todos os pcs - obter automaticamente um enderço ip, nos dois servidores também.
Quais as configurações correctas que devo introduzir nos pcs e nos servidores.
O DHC dos dois servidores está desactivado, devo activar?
Será que alguém me pode indicar um local onde posso encontrar informação acerca do modo como devo configurar toda esta trapalhada?
Pode existir algum conflito entre os dois servidores?
Agradecia a ajuda do pessoal.
Um abraço.
sartre007
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 07, 2004 15:35

Mensagempor Dr » Terça Dez 07, 2004 16:31

Isso só não chega. Para dar um palpite preciso saber mais. Servidores de quê? Tens AD na rede? E se tens, ambos os servidores são controladores de domínio?
Realmente, o melhor é configurares um dos servidores como DHCP server e servidor DNS (caso não tenhas AD instalada, porque se tiveres, este último é obrigatório). Se tiveres AD, precisas autorizar o DHCP Server.
Isto já te evita o problema de teres o mesmo ip configurado em dois computadores diferentes.
De qualquer das maneiras, só logo à noite é que vou aparecer aqui de novo (Porto x Chelsea no Dragão).
Mete aí a configuração da tua rede, onde está o router, onde estão os servidores, qual o papel de cada um e quantas workstations tens na rede.
Entretanto talvez apareça aí alguém que te responda, senão logo à noite eu faço-o.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Re: Windows server, problemas com a rede

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Dez 07, 2004 17:39

sartre007 Escreveu:...Em todos os pcs - obter automaticamente um enderço ip, nos dois servidores também...
Ui... :roll: "DHCP enabled" nos servidores ??? 8O
Os servidores devem ter IPs fixos pois existem para "servir" e não tinha lógica estarem sempre a mudar de IP.
A "activação" do DHCP server nos PCs , também não tem lógica pois a rede é pequena e iria consumir recursos "para nada".
O melhor mesmo é colocar IPs fixos nos PCs (todos) e configurares a rede "como deve de ser".

Sobre o "conflito de IPs" , fiquei um pouco perdido , pois se ambos são "clientes DHCP" não deveria haver conflitos...
...apenas no caso de haver serviços activados nos servidores que "obrigam" o uso de IPs específicos , como o 192.168.0.1. :wink:

PS: Só pode haver um DHCP server por subnet !!! Verifica o DHCP server do router também... :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor sartre007 » Terça Dez 07, 2004 17:44

Olá Dr,
obrigado pela tua resposta. Acho que já deu para perceberes que não sou muito entendido na matéria, mesmo assim vou tentar dar-te a informação que me pedes.
Quanto à rede, ela tem pelo menos 24 pcs ligados.
Só para teres uma ideia mais precisa da mesma, posso dizer-te que tenho duas salas, fisicamente separadas, em cada uma delas tenho um servidor. Penso que o AD (active directory?) só está a funcionar num dos servidores. Em cada uma das salas tenho um switch e o router permite partilhar a ligação da internet (rdis).
Como vês aquilo que te posso adiantar é muito pouco, o que eu precisa era um tutorial, por exemplo, que me indicasse como configurar esta trapalhada. Acho que, com os poucos conhecimentos que tenho de redes, vai ser difícil explicar melhor.
Dizes-me que tenho que activar o DHC? Se o fizer, como é que isso vai interagir com o router? Não vai haver problemas?
Olha, posso igualmente dizer-te que quando entro "nos meus locais na rede", aparecem-me três grupos distintos, penso que dois relativos a cada servidor e outro que possui a designação "grupo de trabalho".
Consegues ajudar-me ou as minhas indicações são tão vagas e ambíguas que nem vale a pena continuarmos a conversar?
Um abraço e obrigado pela atenção.
sartre007
Novato
Novato

Mensagempor Dr » Terça Dez 07, 2004 18:06

Caro amigo: vale sempre a pena tentar ajudar. O problema é que parece que nem tu sabes ao certo como isso está configurado.
Eu continuo sem saber qual é o uso destinado aos servidores.
Se houver uma Active Directory a correr num dos servidores, e se todos os computadores tiverem um Windows 2000 Pro ou XP Pro, podes colocar tudo dentro do domínio, que te resolve logo metade dos problemas.
Se não houver, podes criar dois grupos de trabalho diferentes (para distinguir as salas) e anexar cada computador ao seu grupo de trabalho, de acordo com a sua localização.
Como disse o Cableguy, e bem, os servidores devem ter ip fixo, para que as workstations saibam onde eles estão. Mas volto a repetir que não sei para que servem estes servidores, portanto isto pode ser um passo dispensável.
Como tens um router, talvez ele esteja a fazer de servidor DHCP, ou seja, talvez esteja ele a distribuir os IPs na rede. Convém ver isso para saber se isso acontece, pois um servidor DHCP resolve muitos dos problemas de andar a atribuir IPs com os servidores DNS e Default Gateways.
A ligação física parece-me estar OK.
Portanto o que tens que fazer (seja domínio ou grupo de trabalho) é configurar todos os computadores para usarem a mesma rede, que poderia ser a 192.168.0.0.
Assim, o router ficava com o endereço 192.168.0.1, os servidores podiam ficar com os endereços 192.168.0.10 e 192.168.0.20 por exemplo, e depois era só atribuir IPs desse género (diferentes, obviamente) aos restantes computadores.
O Default Gateway é o 192.168.0.1 e metes os servidores DNS do teu ISP como servidores DNS de todos os computadores, isto se não houver uma AD. Se houver, metes o endereço do vosso servidor DNS.
Qualquer dúvida, avisa.
Abraço
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sartre007 » Terça Dez 07, 2004 18:21

Olá Dr,
penso que é evidente que eu também não sei muito bem como é que aquilo está configurado, daí ter designado o meu problema como "uma autêntica trapalhada".
Há no entanto coisas que te consigo confirmar, por exemplo, o router está de facto a atribuir ips às máquinas. Inicialmente não tínhamos servidores, apenas um router, que distribuía, e continua a fazê-lo, os ips às máquinas.
Quanto aos servidores, um deles permite gerir uma pequena base de dados, com cinco máquinas a utlizar um programa de gestão de alunos e a aceder a esse mesmo servidor. Expliquei melhor?
O outro, supostamente, deveria gerir 18 máquinas, partilhar uma impressora de rede e pouco mais. Existe uma rede que os liga a todos, com acesso à internet.
Penso que o problema, entre muitas outras coisas, passa pelo router, volto a confirmar que é ele que faz a distribuição dos ips pelas máquinas.
Todas as máquinas têm xp pro instalado.
Erá possível explicar passo a passo, as configurações a fazer. (Se não for pedir muito).
O router, como é que faço para saber as configurações?
Se estiver a incomodar com estas ambiguidades, avisa, ok?
Um abraço
sartre007
Novato
Novato

Mensagempor sartre007 » Terça Dez 07, 2004 18:26

Só mais um pequeno pormenor,
o que pretendo é que a os pcs geridos por um dos servidores, colocado numa das salas, seja independente do outro que gere as 18 máquinas. Isto é, que não seja possível um utilizador aceder ao servidor e às máquinas que gerem o programa de alunos.
sartre007
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Terça Dez 07, 2004 18:38

Aqui ficas com umas dicas de como se pode criar o Active Directory que seja em 2000 ou 2003, e ainda de como configurar o DHCP. Pelo que parece o teu sistema devera ser algo tipo uma escola ou coisa do genero para teres salas de PC's. Nesse caso percebo o uso de ip's dinâmicos de certa forma, especialmente se houver a possibilidade de ligarem a rede PC de fora. Nesse caso aconselharia-te efectivamente e instalar o servidor de DHCP mantendo sempre os servidores com Ip's fixos e configurar todos os pc's clientes com dhcp. Deves ainda activar o dns num dos servidores.

Um conselho: Se vais administrar essa rede perde um bocado de tempo a perceber a dinamica das coisas pois ter N pc's semi-configurados numa rede semi-configurada é garantido que dentro de 15 dias estas a instalar tudo novamente.

Aqui ficam os tais links/tutoriais, espero k ajudem:

Active Directory no Windows Server 2003 - http://support.microsoft.com/default.as ... ;pt;300921

Active Directory do Windows 2000 - http://support.microsoft.com/default.as ... ;pt;324753

Servidor DHCP - http://support.microsoft.com/default.as ... ;pt;323360
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 08, 2004 0:54

Boas,
conflito de replicacoes, conflito de ips, conflito de dhcps e/ou dns, cheira-me que anda ai nessa rede MUITA coisa atrapalhada, faz uma coisa, quando responderes faz +/- um "catalogo" daquilo que tens (numero de maquinas, servers, routers, swtichs, tudo isso) e diz aquilo que pretendes fazer para depois podermos tentar fazer um mapeamento daquilo que deves de fazer pk assim, tu mal sabes dizer o que se passa, muito menos o que tens, torna-se bastante dificil saber exactamente o que pode estar a causar o k.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Quarta Dez 08, 2004 21:38

Tal como te disse o Mercy_PT, uma Active Directory resolver-te-ia muitos dos problemas que tens e possas vir a ter.
Mas... Active Directory não é só correr o dcpromo, instalar o servidor DNS, meter umas contas de computador e de usuário e está a andar.
AD é das coisas mais complexas em redes Microsoft. Não é que seja difícil; o que é preciso é saber. É muita coisa, desde políticas de grupo, replicação entre controladores de domínio, opções de conta, grupos de domínio local, globais e universais, grupos dentro de grupos (que têm que obedecer a determinadas regras e estão dependentes do nível funcional do domínio e da floresta), distinção entre sites e domínios, e mais uma infinidade de coisas.
AD é um assunto que dá para escrever 200 páginas à vontade. Portanto, se nunca administraste uma AD, não a instales num ambiente de produção como esse. Depois surgem-te erros e não fazes a menor ideia do que fazer para corrigi-los.
O que tens que fazer é o seguinte:
Antes de tudo, saber qual é a sub-rede que o router usa para unir todos esses computadores.
Um ipconfig /all em qualquer um dos computadores que recebam IP do router através do DHCP é suficiente. Deve ser qualquer coisa do género 192.168.0.x e a netmask deve ser 255.255.255.0 (24 bits).
Entras na página de configuração do router (que seria 192.168.0.1 neste exemplo) e configuras as propriedades do DHCP para usar endereços entre 192.168.0.100 e 192.168.0.200 (isto serve apenas como exemplo, pois podes fazer do jeito que achares mais adequado).
Default Gateway - 192.168.0.1
Arranjas os IPs dos servidores DNS do teu ISP (dois devem ser suficientes) e inseres também cada um deles nas respectivas opções do DHCP.
Assim, quando algum computador pedir um IP ao router, ele irá entregar um IP dentro dessa faixa, com netmask de 24 bits, o IP interno do router como Default Gateway e os servidores DNS do teu ISP.
Depois chegas aos servidores e podes atribuir os seguintes IPs a cada um deles: 192.168.0.10 e 192.168.0.20, ambos com netmask de 24 bits (255.255.255.0), default gateway com o IP do router (192.168.0.1) e metes novamente os IPs dos servidores DNS do teu ISP.
Em princípio, se fizeres tudo direitinho, isto coloca a tua rede online.
Continuo sem entender o que significa ter cada um dos servidores a gerir os computadores da sua sala. Se for gerir os logins, só com AD.
Quanto ao facto de quereres que os computadores da sala 1 não acessem os da sala 2, tens que explicar-te melhor.
Provavelmente, vais ter que criar 3 segmentos de rede.
Ficarias, por exemplo, com a rede 192.168.0.0/24 só para o router e os servidores.
Tipo 192.168.0.1, 192.168.0.10 e 192.168.0.20 para o router, servidor1 e servidor 2, respectivamente. Depois activavas o RRAS (Routing and Remote Access) em cada um dos servidores para passarem a fazer de router (NAT).
Precisas de ter 2 placas de rede em cada um dos servidores.
Antes de activares o RRAS, porém, defines os IPs dos servidores na placa de rede que liga o respectivo servidor ao hub que está ligado a todos os computadores dessa sala, para usar uma rede 192.168.1.0 numa sala e 192.168.2.0 na outra, com máscara de rede de 24 bits também. Isto impede que ambas as redes possam comunicar-se uma com a outra directamente; terão que o fazer através de um router, que será o servidor da respectiva rede. Depois configuras os ips manualmente em cada sala para usar quaisquer endereços entre 192.168.1.2 e 192.168.1.254 na sala 1 e 192.168.2.2 e 192.168.2.254 na sala 2.
Defalut Gateway na sala 1 é 192.168.1.1 e na sala 2 é 192.168.2.1.
Para tornar as coisas mais fáceis a nível de atribuição de IPs, podes configurar os servidores para fazer de servidor DHCP.
Finalmente, era só configurar uma firewall para impedir o acesso a recursos em determinada rede. Instalas uma firewall no servidor que está entre a rede dessa sala e a do router. Só não podes usar a firewall nativa do 2003 com o RRAS, pois ambos os serviços são incompatíveis. Podes é usar a firewall do RRAS que, apesar de muito simples, pode ser suficiente para os teus propósitos.
E isto é aquilo que sei dizer.
Como há aí craques em redes (aí, no fórum), talvez alguém me corrija com alguma forma mais eficaz e simples de teres esses computadores todos bem geridos.
Cumprimentos e depois avisa como ficou.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Dez 09, 2004 1:10

Ora bem...seguindo as dicas do Dr , aqui fica uma imagem para facilitar a compreensão. :roll:

Imagem

Para completares a dica do Dr , tens de activar o "Routing and Remote Access" em ambos os servidores.
É uma espécie de ICS (InternetConnectionSharing) ...dá uma vista de olhos no seguinte link:
HOW TO: Configure a Windows 2000 Server as a Network Address Translation Server
Boa Sorte. :roll:

PS: Acho que seria mais simples adquirir outro router e interliga-los atravéz do "uplink".
Dessa forma , poderiam ser criadas duas subnets diferentes e facilitaria bastante na configuração da rede. :wink:
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Quinta Dez 09, 2004 3:14, num total de 1 vez.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Quinta Dez 09, 2004 1:49

[PT]CableGuy: não é que me surpreendas com estes gráficos. Deixaste de fazê-lo há um bom tempo porque de ti deve esperar-se sempre o melhor. Mas... Porra, rapaz. Tens mesmo jeito.
Ficou espectacular.
Parabéns pela "arte" :-P
Abraço.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Dez 09, 2004 2:06

LOL Dr , thanks !!! Mas vou-te mostrar que foi até bastante simples e nem mereço o crédito total. :lol:
A 1º coisa que fiz foi usar o nosso amigo google e procurei na secção de imagens , por: LAN (clica aqui)
Por incrivel que pareça , esta foi a 1ª imagem que apareceu:
Imagem
"Vinha mesmo a calhar" (pensei eu) e "editei-a um pouco" para reflectir melhor "a realidade" do exemplo. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Quinta Dez 09, 2004 2:21

mas já não é a primeira vez que te sais com gráficos deste género. Seja criado por ti ou apenas editado, fica sempre qualquer coisa de espectacular, pelo que continuo com a opinião de que mereces ser parabenizado ;-)

Abraço.

PS - A segunda e a terceira imagens para LAN são realmente óptimas. Estou a ver que lá vou eu viver para Beverly Hills. Haja money, hehe...
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Dez 09, 2004 3:16

Editei a imagem e o post anterior (2x acima)...pois inclui a "extra-info" na imagem. :wink:
Agora sim...ficou "digno". 8)

PS: Era bom que houvessem "lan-partys" dessas em Portugal... :lol:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes