Temperatura Motherboard

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Temperatura Motherboard

Mensagempor recp » Quarta Dez 08, 2004 12:44

Boas
Decerto que este assunto ja foi debatido varias vezes aqui no forum, mas gostaria de ouvir mais algumas opiniões.
Tenho um P4 3.0 prescott e um sata 120, tenho reparado que tanto o sata como o CPU raramente passam dos 34ºC, no entanto a Motherboard tem subido os seus maximos... andando na volta dos 40ºC
Gostaria de saber se é normal tendo enconta que tenho duas fans (a tirar) uma por baixo da caixa de alimentação e outra de lado proxima do sata.

Cumprimentos
recp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Out 13, 2004 23:57

Mensagempor Porto » Quarta Dez 08, 2004 16:51

epah, eu tenho um P4 3.4HT e a minha motherboard nc passou dos 26ºC... ixto ao maximo pk agora posso-t dizer k segundo o Asus Probe ela tá a 20ºC e o CPU a 33ºC...

também n dixest kual é a tua MotherBoard mas mesmo axim penso k seja um valor muito alto... principalmente s atendermos ao facto que ela tá mais quente k o CPU...(!!!)

abraxo
Porto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 01, 2004 2:25

Mensagempor gon » Quarta Dez 08, 2004 17:05

Tb n disseste com k prog ves as temps...
Proc: P4 3.0Ghz @ 3750Mhz cooled by Zalman CNPS7000B-Cu
MB: Asus P4C800-Deluxe / Ram: 1024 PC3200
VGa: Fx 5700 256Mb (Club3D) / HD: 120Gb Maxtor
Caixa: para breve (ou nao)
gon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 13:29

Mensagempor recp » Quarta Dez 08, 2004 17:15

Porto Escreveu:epah, eu tenho um P4 3.4HT e a minha motherboard nc passou dos 26ºC... ixto ao maximo pk agora posso-t dizer k segundo o Asus Probe ela tá a 20ºC e o CPU a 33ºC...

também n dixest kual é a tua MotherBoard mas mesmo axim penso k seja um valor muito alto... principalmente s atendermos ao facto que ela tá mais quente k o CPU...(!!!)

abraxo

Tenho uma p4vt8+ e vejo as temperaturas no Everest... nao sei o que hei de fazer... ja n posso por mais funs... a n ser que compre mais potentes... mas duvido que a solucao passe por aí...
recp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AddIcTeD » Quarta Dez 08, 2004 17:17

o problema deve de ser má circulação de ar, isso explicava teres temperaturas superiores na board em relação ao processador, tenta por uma ventoinha a por ar na parte da frente e outra a tirar na zona do processador, n vale a pena ter muitas ventoinhas a tirar se n tens ar a entrar na caixa.
Editado pela última vez por AddIcTeD em Quarta Dez 08, 2004 20:30, num total de 2 vezes.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor recp » Quarta Dez 08, 2004 17:18

gon Escreveu:Tb n disseste com k prog ves as temps...

Tenho uma p4vt8+ e vejo as temperaturas no Everest Home Edition... qual é o programa mais preciso para ver?
recp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor AddIcTeD » Quarta Dez 08, 2004 17:21

os programas normalmente vão todos dar ao mesmo porque se baseiam nos mesmos sensores, a n ser que o programa se ja incompativel com alguma coisa, todos os programas te vão indicar as mesmas temperaturas.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor gon » Quarta Dez 08, 2004 17:25

Nem mais addicted. Mas experimenta usar o MB monitor so para uma possivel comparação.
Proc: P4 3.0Ghz @ 3750Mhz cooled by Zalman CNPS7000B-Cu
MB: Asus P4C800-Deluxe / Ram: 1024 PC3200
VGa: Fx 5700 256Mb (Club3D) / HD: 120Gb Maxtor
Caixa: para breve (ou nao)
gon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 13:29

Mensagempor Porto » Quarta Dez 08, 2004 18:32

Recp, talvez a tua caixa n seja a mais indicada para o teu sistema, devem ter pouca circulação de ar... também depende de onde tens a caixa... ja experimentast po-la num sitio alto e sem nada perto das ventoinhas?

eskesito é até nem teres más temperaturas de CPU e de motherboard serem execivas... talvez a board tenha algum problema, n sei.. compraste o pc ah pouco tempo? s sim, e s tiver dentro da garantia, leva a loja e keixa-te dessas temperaturas... pois penso k com elas a board n irá durar muito...
Porto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 01, 2004 2:25

Mensagempor recp » Quarta Dez 08, 2004 18:59

Porto Escreveu:Recp, talvez a tua caixa n seja a mais indicada para o teu sistema, devem ter pouca circulação de ar... também depende de onde tens a caixa... ja experimentast po-la num sitio alto e sem nada perto das ventoinhas?

eskesito é até nem teres más temperaturas de CPU e de motherboard serem execivas... talvez a board tenha algum problema, n sei.. compraste o pc ah pouco tempo? s sim, e s tiver dentro da garantia, leva a loja e keixa-te dessas temperaturas... pois penso k com elas a board n irá durar muito...

Sim comprei o pc a pouco tempo... é um facto k as temperaturas sao altas mas... duvido que façam alguma coisa... só devem fazer depois dela pifar
recp
Aprendiz
Aprendiz

Re: Temperatura Motherboard

Mensagempor Aolia Fautus » Quarta Dez 08, 2004 22:41

recp Escreveu:Boas
Decerto que este assunto ja foi debatido varias vezes aqui no forum, mas gostaria de ouvir mais algumas opiniões.
Tenho um P4 3.0 prescott e um sata 120, tenho reparado que tanto o sata como o CPU raramente passam dos 34ºC, no entanto a Motherboard tem subido os seus maximos... andando na volta dos 40ºC
Gostaria de saber se é normal tendo enconta que tenho duas fans (a tirar) uma por baixo da caixa de alimentação e outra de lado proxima do sata.

Cumprimentos

É assim, depois de muitos testes e experiencias com a posiçao das Fans, descubri ke devemos ter pelo menos 3 fans para tornalas efecientes, 2 a meter ar dentro e 1 a puxar o ar fora.

Onde polas?

Montar a ventoinhas de puxar o ar na parte de traz é má ideia porke o ar kente da fonte tb sai por ali é portanto algun sera puxado para dentro da caixa outravez. Mesmo ke a ventoinha esteja abaixo da fonte.

A melhor forma é conseguir puxar o ar da parte da frent da caixa para dentro em direçao a trazeira onde deve ficar a ventoinha a puxar para fora.

Pk?

Simples o ar puxado da frente da caixa do CPU é o mais fresco regra geral.

Bem, so ke isto da algum trabalho de fazer, eu montei 2 ventoinhas entre os CD-Roms e a Floppy, centradas com o CPU e as memorias ram.

E uma ventoinha a puxar para fora o ar na parte de tras da caixa.

Este sistema é muito eficas mas tem um defeito:

mais ruido

Embora nao muito. Se gostas de 100% silencio nao te vai agradar.

Kuanto a tua board, talves uma forma simples de resolver seja mudar o stock cooler da board por um em cobre com uma ventoinha pekena, podes comprar decipadores especificos para esse efeito em kualker sitio de venda de material informatico.

Kuanto a temperatura, a melhor forma de ter certeza é sempre comfirmar a temperatura dada pelo software com a temperatura mostrada no munitoring da board. Essa regra geral é a mais correta.
O meu PC: Fonte 400w dual fan/AsusA7N8X-E Deluxe/ThunderBird 1333@1540(220x7)/2x256 KingstoneDDR400 CL3 @ 440 dualchannel/SoundBlaster Live! player 1024/Gainward Golden Sampled GF FX5200 128mb (de 128bit) a correr a 285/600mhz
HD: Seagate Barracuda 120gb SATA 7200rpm 8mb cache
Cooling: 3 case fans e AeroCool DP-102 Dual-fan no CPU.
Aolia Fautus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 29, 2004 4:17

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Dez 08, 2004 22:45

epah é alto, mas 40ºc n é pra preocupaçoes, ela n vai keimar o CHip7 por isso
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado: