preço dos portáteis em portugal

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

preço dos portáteis em portugal

Mensagempor geraldo_c » Terça Dez 14, 2004 23:36

Há qualquer coisa que não bate certo. Desde há um ano para cá que o dólar desvalorizou mais de 40% em relação a o euro. Acho estranho que os portáteis importados dos EUA para Portugal não tenham baixado de preço. Em geral, o preço do portátil em euros (Portugal) é mais alto do que nos EUA em dólares. Para vos dar um exemplo o HP dv1064 custa cá 1400€ e nos States custa 1150$ (cerca de 800€)

A questão é: quem anda a ganhar com isto? Acho que toda a gente menos o consumidor final. Dá ideia que os distribuidores fecham os olhos à desvalorização do dólar e não actualizam os preços.

Portanto, acho que estamos a ser muito "chulados". Quase dá vontade de ir aos States de propósito para comprar 1 portátil.

Mas também posso estar enganado, e pode ser que tudo o que vem para cá com o selo americano (Intel, etc.) seja feito na China. Será verdade?

G.
geraldo_c
Novato
Novato

Registado: Segunda Dez 13, 2004 19:32

Mensagempor InUrAnUs » Quarta Dez 15, 2004 3:51

O dolar não desvalorizou mais de 40% em relação ao euro... O dolar baixou cerca de €0.10 num ano, isso não são 40%.

E efectivamente, tudo o que é informatica é mesmo muito mais barato nos EUA do que na Europa, independentemente do valor do Dolar. Sempre foi... E muitas vezes as diferenças de preço quase pagam uma viagem até aos states! Acho que a unica coisa que pagas quando chegares à alfandega é o IVA. Se tiveres metido Duty Free não pagaste o americano, por isso nem perdes nada. Só tens de comprar um transformador novo e se quiseres mudar o teclado...
InUrAnUs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 30, 2004 3:36

Re: preço dos portáteis em portugal

Mensagempor www.mobi.com.pt » Quarta Dez 15, 2004 12:35

geraldo_c Escreveu:Mas também posso estar enganado, e pode ser que tudo o que vem para cá com o selo americano (Intel, etc.) seja feito na China. Será verdade?

Não há importação de portáteis dos EUA.
Quase todos os portáteis vêm da China ou de Taiwan. A IBM e a Toshiba são (eram?) as únicas marcas que ainda têm alguma espécie de fábrica na Europa. A IBM entretanto foi comprada pela Lenovo, por isso...

Por outro lado, para comprar seja o que fôr na China/Taiwan/etc. já não se usa exclusivamente o dólar americano. Já se compra muitas vezes em Euros.
A dimensão de um mercado como o norte americano não se compara em nada com o português, daí que as condições comerciais são muito diferentes.

Para o utilizador comum é simples comparar dois preços, mas o processo é bem mais complexo.
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes