baterias ion litio - qual a melhor utilizacao?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

baterias ion litio - qual a melhor utilizacao?

Mensagempor wolfenstein » Terça Dez 14, 2004 19:24

Viva, tenho uma dúvida relativamente à maximização da vida das baterias de iões de lítio: qual é a melhor forma de as utilizar?

1) Deixar carregá-la totalmente, depois desligar o transformador e trabalhar só com as baterias.

2) Trabalhar sempre com o transformador ligado e com a bateria colocada.

3) Trabalhar sempre com o transformador ligado mas removendo a bateria.

Obrigado e já agora um bom natal para todos
Editado pela última vez por wolfenstein em Quarta Dez 15, 2004 12:02, num total de 1 vez.
wolfenstein
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 14, 2004 17:36

Mensagempor Stockinger » Terça Dez 14, 2004 20:57

Eu sei que já há tópicos a debater este assunto. Mas de momento tenho exactamente a mesma dúvida.

Gostava se podessem que respondessem directamente a uma das 3 perguntas feitas pelo wolfenstein, pois também eu estou indeciso qual a melhor utilização a dar á minha.

Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 18, 2004 14:09

Mensagempor bespinhal » Quarta Dez 15, 2004 14:41

ja li imensa coisa em relação a esta matéria. Muitas vezes informações contraditorias... mas eu faço o seguinte: trabalho com o portatil sempre com a bateria colocada e ligado a corrente. pelo que sei as baterias de litio n apresentam o problema do "vicio", basta ter alguns cuidados com os ciclos de carregamento e sobretudo com a temperatura da bateria. Mais, desisti de retirar sempre a bateria quando estou ligado a corrente pois reparei que os encaixes da baterias começaram a ganhar alguma folga para além de poeiras e humidade a que fica exposto. Como tenho alguns problemas de estabilidade de corrente este "metodo" permite-me n perder algum trabalho que possa estar a fazer! mas isto é a minha opinião....

Cumprimentos

(Aspire 2026 WLMI - DrEaM MaChInE)
bespinhal
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jul 23, 2004 15:15

Mensagempor Stockinger » Quarta Dez 15, 2004 21:22

No manual do meu Toshiba M30X-113 diz que para uma optimização da vida útil da bateria deve-se carregar a bateria...depois usar o portatil só com bateria até ao fim...e recarregar e isto segue ciclicamente...ou então aconselham que pelo menos uma vez por mês se utilize o portátil apenas com a bateria (sendo as restantes vezes ele ligado há corrente e com bateria posta).

Eu tenho optado pelo método do bespinhal, pois acho que tirar a bateria deixa os contactos expostos ao ar e ao pó, além de com o tirar e por da bateria relaxar os encaixes.
De qualquer dos modos penso que o que é realmente é prejudicial é usar a bateria até 40% ca sua carga e depois liga-lo a corrente....o melhor mesmo é sempre que utilizem modo bateria seja até ao fim.

Isto é o que concluo depois de ler sobre assunto e das opiniões contraditórias.

E pronto com bateria posta temos sempre backup de segurança :D
Stockinger
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Set 18, 2004 14:09

Mensagempor Mr_coelho » Quinta Dez 16, 2004 11:51

o que tenho ouvido e lido aqui do forum é que se deve descarregar a bateria totalmente de x em x tempo, agora para fazer isso ou se deixa o portatil ligado até ao fim ou se usa uns programas quaisquer (que gostaria d saber o nome)

quanto ao deixar a bateria metida enquanto se ta ligado à corrente axo k nao faz muito mal desde que se faça aquilo que disse antes...

e se alguém souber de um programa (que tenha vindo com o portatil ou que conheça) que diga o nome sff :wink:
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor Onyros » Quinta Dez 16, 2004 12:09

Avoid frequent full discharges because this puts additional strain on the battery. Several partial discharges with frequent recharges are better for lithium-ion than one deep one. Recharging a partially charged lithium-ion does not cause harm because there is no memory. (In this respect, lithium-ion differs from nickel-based batteries.) Short battery life in a laptop is mainly cause by heat rather than charge / discharge patterns.
* Batteries with fuel gauge (laptops) should be calibrated by applying a deliberate full discharge once every 30 charges. Running the pack down in the equipment does this. If ignored, the fuel gauge will become increasingly less accurate and in some cases cut off the device prematurely.
* Keep the lithium-ion battery cool. Avoid a hot car. For prolonged storage, keep the battery at a 40% charge level.
* Consider removing the battery from a laptop when running on fixed power. (Some laptop manufacturers are concerned about dust and moisture accumulating inside the battery casing.)
* Avoid purchasing spare lithium-ion batteries for later use. Observe manufacturing date. Do not buy old stock, even if sold at clearance prices.
* If you have a spare lithium-ion battery, use one to the fullest and keep the other cool by placing it in the refrigerator. Do not freeze the battery. For best results, store the battery at 40% state-of-charge
http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

Foi daqui que tirei as minhas conclusões, e vou seguindo à letra o que eles aconselham. Eu tiro a bateria do meu portátil quando o uso ligado à corrente.
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor alfatek » Quinta Dez 16, 2004 18:35

Acho que há mta confusão sobre este tema, principalmente pq há coisas que eram verdade antigamente e agora já não são..

O estar ligado à corrente com bateria parece-me que não é problema. A opinião geral é que os portáteis actualmente já cortam a ligação à bateria correctamente e por isso não se está permanentemente a carrega-la.

Eu uso a bateria como me dá jeito. Normalmente está ligado à corrente e normalmente nc o descarrego completamente. Já n vai a zeros há muito tempo. Penso que há uma recomendação de não deixar a bateria ir até ao fim, mas sim descarregar 20~30%.

Daqui a 2 anos uma bateria quase de certeza que está viciada, portanto aproveitem a bateria que têm da melhor forma, usem-na como necessitem e não se preocupem muito :D

sobre o tópico, já disse: voto 2)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor rjtd21 » Domingo Dez 19, 2004 2:36

2 here too :)
\\ Athlon64 3.2+, Abit KN8-Ultra, X800GTO@X850Pro, 1GB Ram
\\ Athlon 2100, 9700pro, 512Mb
\\ PIII 450, Geforce4MX, 512mb
\\ P4 1.5Ghz, ATI 9700Pro, 512Mb
\\ ASUS W3N60