AMD Athlon 64 - 64bits vs 32bits

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

AMD Athlon 64 - 64bits vs 32bits

Mensagempor [Nik0n] » Segunda Jun 16, 2003 14:01

http://computex.gigabyte.com.tw/Product ... nnxp.shtml
a unica coixa k tanho a dixer e:

BYE BYE INTEL HHEELLOUU AMD :twisted: :!: :!:
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jun 16, 2003 14:07

Não é nada por ai adiante, pensava que ia mudar mais.

As novas Socket 755 ( salvo erro ) da Intel ja suportam DDRII, será que esta também suporta ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Re: AMD Athlon 64

Mensagempor SkyWalker » Segunda Jun 16, 2003 14:21

[Nik0n] Escreveu:a unica coixa k tanho a dixer e:

BYE BYE INTEL HHEELLOUU AMD :twisted: :!: :!:

Desculpa, mas só uma pergunta... porquê o Bye Bye? Até agora ainda não se viu quase nada, nem performances nem preços. Tudo o que existe é um pouco vago.
Quando houver testes e análises concretas aí sim, veremos. Até lá, é mais um bocado de 'WaretoBe...

Just my .5c
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor alfatek » Segunda Jun 16, 2003 18:05

dps de tantos atrasos agora com amd só acredito mesmo knd o vir à minha frente ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jun 16, 2003 18:10

Se quizeres saber mais algumas coisas compara .....

Intel ( Aqui )
Amd ( Aqui )

Compara, e diz ao pessoal qual a melhor ...
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Jun 16, 2003 18:20

Como já estou farto de dizer, para a AMD e NVidia só depois de ver é que falo !
Mas não se esqueçam que se o senhor gates quiser e não desenvolver o tal windows compatível com 64 b então o athlon 64 vai ser quase inútil !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Kaipyra » Segunda Jun 16, 2003 18:24

Ele vai ter que ser desnevolvido, mais cedo ou mais tarde, até porque a Intel tb tem planos para CPU's 64bits. De qq forma, já existe software 64bits disponível: Linux.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jun 16, 2003 18:37

Mas podem-me explicar para que vai servir esse 64bit's ... que diferença vai fazer em relação ao futuro ?
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor Kaipyra » Segunda Jun 16, 2003 19:24

Vá Alfatek, mostra lá o que aprendes nas aulas de Engenharia de Computadores (ou lá o que se chama). Aquela explicação que me deste ou outro dia do adressing ou lá o que é...
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Jun 16, 2003 21:25

Bem, se tudo correr bem, se trabalhar alguma coisa nas ferias, talvez receba alguma coisita para daqui a 1/2 anitos comprar o meu proprio PC .... :D agora tudo depende da "batalha final" entre o Presscott e o Athlon 64 ....
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Mensagempor alfatek » Terça Jun 17, 2003 1:11

Antes de mais os novos cpus da AMD não é só por causa de terem um modo de 64 bits que são grande coisa, aliás para o mercado desktop não estou a ver vantagens de maior...

Nos actuais cpus de 32 bits há uma limitação no endereçamento de memória de 4GB 2^32, ora com processadores a 64 bits esse limite é de 2^64, o que basicamente é... bastante.

O que significa que em sistemas com ficheiros grandes q.b. não consegues ter ficheiros maiores que 4GB a menos que uses "truques" para isso, esses truques como é obvio trazem maior lentidão ao processo. Com cpus de 64 bits esse problema deixa de existir.

Essa é a principal vantagem dos cpus a 64bits, mas alguém que perceba mais disto que eu pode elaborar melhor o assunto ;)

Mas os novos AMD a 64bits trazem outros melhoramentos e é por isso que podem ter melhor performance para além da funcionalidade já referida, o exemplo mais simples e talvez um dos mais importantes é a inclusão de mais alguns GPR (8, acho eu). Os GPR são os general purpose registers e são basicamente o andar mais baixo da cadeia das memórias num computador, são o nível de memória mais rápido, mais que as caches, e são as que estão mais perto do cpu.

Estes registos são os que são usados pelo cpu quando ele está a executar as instruções, a vantagem de teres mais GPR é que por serem a 'memória' mais rápida é onde devem estar colocados os dados das instruções que estão no momento a serem executadas... Se não houver GPR disponiveis tens de ir buscar dados à cache que apesar de rápida é sempre mais lenta que os registos. Se tens mais registos podes guardar mais dados nesta memória mais rápida.

Outras vantagens são o controlador de memória integrado, os melhores algoritmos de branch prediction, etc...

Voltando aos 64 bits, gostaria que alguém mais iluminado me conseguisse explicar a grande vantagem dos 64 bits para o mercado de desktop onde duvido muito que precises de trabalhar com mais de 4GB, pelo menos por agora.

Como a AMD é simpática até te oferece leitura para as férias e tudo:
http://www.amd.com/us-en/Processors/Tec ... 44,00.html
http://www.amd.com/us-en/Processors/Pro ... 05,00.html
http://www.amd.com/us-en/Processors/Pro ... 04,00.html

(edit) Mais material:
http://www.aceshardware.com/read.jsp?id=55000251
http://www.anandtech.com/guides/viewfaq.html?i=112
http://www.realworldtech.com/page.cfm?A ... 2603224711
http://arstechnica.com/cpu/03q1/x86-64/x86-64-1.html
Editado pela última vez por alfatek em Terça Jun 17, 2003 1:29, num total de 1 vez.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor alfatek » Terça Jun 17, 2003 1:15

P.S. - Já agora, para além do problema da memória o facto dos registos serem também de 64bits traz vantagens a nivel de performance/funcionalidade?
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Taxus » Terça Jun 17, 2003 10:07

Esses 64bits da AMD sao para ambos os barramentos e para os registos?

O que significa que em sistemas com ficheiros grandes q.b. não consegues ter ficheiros maiores que 4GB a menos que uses "truques" para isso, esses truques como é obvio trazem maior lentidão ao processo.

Nao percebi bem essa tua teoria. Podes explicar melhor?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor [Nik0n] » Terça Jun 17, 2003 10:36

red dragon
As novas Socket 755 ( salvo erro ) da Intel ja suportam DDRII, será que esta também suporta

Nos ja vimos o k as tao aclamadas ddr2 consegem faxer nem bater as ddr1 consegiram mesmo com um clock bastante mais alto para alem d as ddr "normais" n terem o aproveitamento todo so com novos cpus k estao a comexar a sair tipo os de 64 da amd e os novos cores da intel e k poderemos ver se entao as ddr1 estao mesmo ultrapassadas
e skywallker eu digo bye bye pk a amd mesmo com fsb mais baixo e velocidade de relogio tb mais baixa kos da intel conseguem "quase chegar a valores intel" mas prontos tem raxao esperemos pa ver...... eu tb sou um puto intusiasta k keres pa... eu faxo logo uma festa por tudo e por nada :roll: 8O :? 8) :lol:
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor bcunha » Terça Jun 17, 2003 13:14

Taxus Escreveu:Esses 64bits da AMD sao para ambos os barramentos e para os registos?

O que significa que em sistemas com ficheiros grandes q.b. não consegues ter ficheiros maiores que 4GB a menos que uses "truques" para isso, esses truques como é obvio trazem maior lentidão ao processo.

Nao percebi bem essa tua teoria. Podes explicar melhor?

Não haverá aqui uma confusão de máximo de memória fisica endereçável com ficheiros maiores que 4gb ? O que tem haver o tamanho dos ficheiros com os bits do cpu ?
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes