dicas para programa em C

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

dicas para programa em C

Mensagempor little_raider » Sábado Dez 18, 2004 15:32

tenho que fazer um trabalho mas preciso de algumas dicas. o trabalho consiste em:
Armazenar em memoria a informaçao referente a 10.000 veiculos automoveis. para cada veiculo devera ser arazenada a seguinte informaçao:
-marca
-cilindrada
-cor
-nº de infracçoes
-data da ultima infracçao
-valor da ultima infracçao

a)defenir as estruturas de dados em c capazes de armazenar esta informaçao

b)implementar a opçao inicializa que efectua a inicializaçao da estutura de dados colocando todas as matriculas iguais a "00-00-00".

c)implementar a funçao existe que devolve 1 e se uma determinada matricula ja existe e 0 noutro caso.

d)implemetar a funçao inserir que insere um novo veiculo no array. esta funçao devera inserir o veiculo na primeira posiçao livre. devera invocar a funçao anterior para verificar se o veiculo ja existe.

e)implementar a opçao mostrar que imprime todos os dados de um determinado veiculo identificado pela sua matricula.

f)implementar a opçao apagar que coloca uma determinada matricula igual a "00-00-00".

g)implementar a opçao prevericadores que mostra a matricula e a data da ultima infracçao dos veiculos com o total infracçoes a determinado veiculo.

agradecia algumas dicas visto que estou a inicializar em programaçao em c . :?
little_raider
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 27, 2003 15:01

Mensagempor ig37055 » Sábado Dez 18, 2004 15:36

Linguagem C do Luís Damas (acho que é esse o nome). Tem lá tudo o que necessitas para resolver isso ;)
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor little_raider » Sábado Dez 18, 2004 15:42

bom eu ja encomendei o livro deve chegar segunda, mas duvido que so por o livro va la mas vou tentar tanks
little_raider
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ig37055 » Sábado Dez 18, 2004 15:52

O livro é muito bom ;) vais conseguir fazer isso. E sempre que tiveres dúvidas basta perguntares cá no fórum.
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Re: dicas para programa em C

Mensagempor ZePinga » Sábado Dez 18, 2004 22:53

little_raider Escreveu:tenho que fazer um trabalho mas preciso de algumas dicas. o trabalho consiste em:
Armazenar em memoria a informaçao referente a 10.000 veiculos automoveis. para cada veiculo devera ser arazenada a seguinte informaçao:
-marca
-cilindrada
-cor
-nº de infracçoes
-data da ultima infracçao
-valor da ultima infracçao

a)defenir as estruturas de dados em c capazes de armazenar esta informaçao

b)implementar a opçao inicializa que efectua a inicializaçao da estutura de dados colocando todas as matriculas iguais a "00-00-00".

c)implementar a funçao existe que devolve 1 e se uma determinada matricula ja existe e 0 noutro caso.

d)implemetar a funçao inserir que insere um novo veiculo no array. esta funçao devera inserir o veiculo na primeira posiçao livre. devera invocar a funçao anterior para verificar se o veiculo ja existe.

e)implementar a opçao mostrar que imprime todos os dados de um determinado veiculo identificado pela sua matricula.

f)implementar a opçao apagar que coloca uma determinada matricula igual a "00-00-00".

g)implementar a opçao prevericadores que mostra a matricula e a data da ultima infracçao dos veiculos com o total infracçoes a determinado veiculo.

agradecia algumas dicas visto que estou a inicializar em programaçao em c . :?

O livro do damas tambem tenho é muitobom qualquer das ele tem o essencial de C o que é ideial para ti qualquer das formas e para um C mais extensivo tira do emule o livro dos pais do C -- The ANSI C Programming Language (Kernighan & Ritchie) .

Bom é assim o tu tens de fazer é muito simples, na minha perspectiva se tas muito fresco em C é capaz de ser chato para ti mas eu deixo-te aqui umas guidelines gerais do que tens de fazer:

Defines a estrutura do tipo carro (isso vez no livro é simples com esses campos todos) agora, se é para 10 000 carros a estrutura de dados que devias usar devia ser qq coisa do genero hash table ou assim mas visto q ainda tás mto fresco a trabalhar nisso fazes uma lista duplamente ligada q ñ é mais q uma estrutura com um ponteiro para o proximo elemento , um ponteiro para o elemento anterior e um campo com a estrutura do carro. Não te eskeças q smp q crias uma estrutura de carro tens de alocar memoria malloc etc.. .sempre q a keres deitar fora liberta-a usando o free(); vez isso em detalhe no damas tb ou ai no kernighan. Epa qd tiveres o programa feito corre o valgrind se tas em trabalhar em linux se for em windows ñ me perguntes.. Depois o resto é tudo baseado na lista percorres os elementos e verificas o q tens de verificar para essas condições q apresentas . Mais uma vez se tiveres pouco á vontade com ponteiros e alocações de memoria prepara-te para mtos segmentions faults atenção q um ponteiro mal inicializado, pode rebentar o programa a 200 linhas de onde ele foi definido. usa o DDD para o debugging mais uma vez em linux, em windows ñ sei nem quero saber...

cYAz
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor little_raider » Segunda Dez 27, 2004 23:39

alguem me explica a parte de inicializar as matriculas a 00-00-00 ?
little_raider
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Terça Dez 28, 2004 16:58

Boas,
bom isso ja parecem os exercicios de exame das minhas disciplinas de java na faculdade, as nossas universidades so mostram a sua maior criatividade ...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ZePinga » Terça Dez 28, 2004 20:55

little_raider Escreveu:alguem me explica a parte de inicializar as matriculas a 00-00-00 ?

typedef struct _carInfo {

char *marca;
int cilindrada;
char *corM
int infraccoes;
time_t ultimaInfra = 0;
int valorInfra;
int matricula[6] = {0,0,0,0,0,0};
} carInfo;

Mete isso num header e depois para criares uma variavel do tipo carInfo fazes no .c assim:

carInfo meuCarrinho = (carInfo) malloc(sizeof(carInfo));

Cyazz
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes