AMD Athlon 64 - 64bits vs 32bits

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor [Nik0n] » Quarta Jun 18, 2003 13:47

Isso ja eu sabia mas tava a tentar perceber outras coixas tipo akela pic k postaram a preto e branco ea s contas mas ja percebi :mrgreen: :mrgreen: :Q
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jun 18, 2003 14:19

HUm... eu é que n percebi nada, nem kero perceber AGORA! Pois vou ter a ultima prova globina 6º feira a C.F.Q. e de Fisica, são prai 500 formulas para decorar ....

Mas pelo que percebe, aqueles 4GB de Memoria é a RAM certo ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Taxus » Quarta Jun 18, 2003 17:19

Já li o teu post alfatek mas agora n tenho tempo de responder.
De qq maneira, acho q isso do page file nao é bem o q eu pensava.
Podes explicar melhor o q é? Para qq "ficheiro" q tenhas numa memoria tens q ter um sitio (page file) com o endereço dele? É isso? E onde está alojado esse page file?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor o_TAL » Sábado Jun 21, 2003 16:12

Oias! Aqui tou em casa :D
Primeiro: A familia 8086 tinha os 16 pinos de Data (dados( multilpexados com 16 pinos de Address (endereçamento), mas dispunha na realidade de 20 pinos de endereçamento. Estes ultimos 4 pinos eram adicionado automaticamente pelo compilador para escolher o Offset (ou segmento). Qd se acedia a uma posição de memoria de 16 bits, o compilador acrescentava os 4 bits que faltavam consoante a memoria acedida fosse de dados, de programa, de stack ou de ... falta uma... ora bem... vcs perceberam a ideia. Isto permitia ultrapassar o limite dos 16 bits de endereçamento. Eram na realidade 20.
Segundo: Multiplexagem é uma realidade inultrapassavel na arquitectura x86 moderna por motivos obvios (€€).

Agora vamos ao que interessa. Os 32 bits actuais só permitem aceder a 4 GBs de memoria. E daí? Nenhum desktop usa 4GBs de memoria, certo? Errado. Com programas pesados o tamanho do paging file pode levar a que o limite seja atingido.
Endereçar memoria fisica ou memoria virtual é exactamente igual do ponto de vista do programador. Quem descodifica tudo é o controlador de memoria. Tu acedes a uma de 4GBs de posiçoes de memoria e ela pode estar em RAM ou no disco. Qual a limitação no meio disto tudo? No meio de todos os programas acentes em memoria e do SO e todas essas cenas n será dificil atingir o limite dentro de pouco tempo. Dificilmente um programa poderá utilizar mais de 2GBs de memoria já que os 4 GBs tem de ser partilhados por todo o sistema. Aí entra a arquitectura AMD 64. Não só permite um acesso vasto À memoria para programas de 64 bits, mas tb permite aos actuais programas de 32 bits acederem cada um aos seus 4 GBs de memoria. É como ter vários processadores de 32 bits...

Quanto ao truque dos Xeons e outros X86-32 para acederem a mais de 32 bits de memoria, prende-se ao uso de registos para offset e subsequente acesso indexado à memoria. Digamos que cada acesso à memoria leva cerca de 3 vezes mais tempo. Isto é obviamente incomportavel e cria um bottleneck brutal.
Ficaram por referir as vantagens dos registos, a nova instruction set x86-64 (uma especie de MMX, SSE ou 3D Now!, dedicado a optimizar processos de 64 bits), o controlador de memoria integrado e outras coisas.

As vantagens são inumeras (bem mais do que as que referi) e eu já expliquei o que estava em discussão por isso fico por aqui.

Acrescento uma coisa que algumas pessoas ainda n se aperceberam. Controlador de memoria integrado é optimo em termos de performance. Em termos de conforto it sucks big time. Qts de vcs é que já pegaram nos velhinhos XP 1700+ e os chaparam numa nForce 2 com dual chanel DDR 400? Pois é... Acabou! Para usar DDR2 a AMD vai (quase de certeza... a n ser que tenham isso planeado de antemão - duvido) ter de trocar a Socket. Ou seja, a AMD que tem a tradiçao de manter uma Socket por bastante tempo (até nisso eles são mais fixes que os bois da Intel que te obrigam a upgrade de processador por tudo e por nada :p ) vai começar a trocar mais vezes. DDR 2 em meados de 2005 implica nova Socket.
N há necessidade de introduzir DDR2 mais cedo pk a largura de banda do processador está em 3200 e ainda pode ser alargada para 6400 com Dual channel DDR que o Athlon 64 vai permitir.

Não liguem às gafes que eu hoje n consigo escrever uma palavra sem erros.

Abraços.
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Jun 21, 2003 18:09

Acho que foi uma bela explicação, ja percebi tudinho ( bem pelo menos percebi alguma coisa ) ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Taxus » Sábado Jun 21, 2003 20:07

Onde é q está guardado o page file?
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alfatek » Sábado Jun 21, 2003 20:36

o_TAL,

penso que resumiste bem o que eu já tinha dito e também salientaste o ponto mais importante nesta discussão de 32 vs 64 bits, não é isso que vai trazer melhor performance (não mto significativa pelo menos)! É apenas uma nova "funcionalidade", o que traz melhor performance são os outros melhoramentos nomeadamente: mais registos, controlador de memória integrado, etc...

---

A Page Table que é a tal lista telefónica que faz a correspondência entre um endereço e onde é que de facto o dado pretendido está: na memória, no disco, etc, depende das arquitecturas em questão. Pelo seu tamanho cada vez maior normalmente as Page Tables estão guardadas na memória principal.

---

Mais um link interessante:
http://www.bh.com/companions/1558605967 ... ndix-d.pdf
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Sábado Jun 21, 2003 20:51

Page File está guardado no disco e basicamente é a zona de dados que "idealmente" seriam RAM mas como não há mais RAM para utilizares é preciso fazer constantes trocas entre dados da page file e do disco.

Edit - Alguns links (não li o que tinham) sobre o assunto:

http://computer.howstuffworks.com/virtual-memory.htm
http://howto.lycos.com/lycos/step/1,,5% ... 83,00.html
http://systems.webopedia.com/TERM/V/virtual_memory.html
http://cne.gmu.edu/modules/vm/green/intro.html (pareceu-me bom!)

Edit 2 - Li diagonalmente alguns dos links e parece que se centram muito na memória virtual em termos de software (Windows) e não no hardware.
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Taxus » Domingo Jun 22, 2003 0:29

Ena... entao com mt ficheiro habilitas-te a ter 4 Gb ocupados no disco so c essa treta!
Tenho q ler qq coisa sobre isso, deve ser bastante mais complicado do q parece
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Domingo Jun 29, 2003 13:52

Bem, eu sei que este tema é um pouco off-topic, mas penso que não era necessário abrir um tópico só para isto: na entreveista do Tom's Hardware com o senhor Henri Richard da AMD numa certa parte da entrevista não pude deixar de reparar nisto:
"THG - Should people continue to wait before upgrading or should they upgrade now?

HR - It's a matter of personal preference and a question: "What you want to do with your computer?" If you need instant gratification, there is always the AMD Athlon XP processor 3200+ to upgrade to. ... é assim o homem tem que defender os seus interesses, mas tanto também não, sejamos realistas ... lol ... (ANTI-AMD, total, lol) :twisted: :lol:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor alfatek » Domingo Jun 29, 2003 14:32

Estavas à espera que um marketing man da AMD dissesse o quê?

Comprem o intel 3.2 que está mto bem feito? Não comprem nada e esperem pelo AMD 64 para que nós possamos estar uns bons meses sem ganhar dinheiro?

E ele não disse que o 3200+ era o melhor cpu k havia, apenas disse que ele estava disponivel ;)

:twisted: :twisted:
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Domingo Jun 29, 2003 22:02

alfatek Escreveu:E ele não disse que o 3200+ era o melhor cpu k havia, apenas disse que ele estava disponivel ;)

:twisted: :twisted:

... eu também não disse que ele disse isso ... lol ... eu compreendo a posição dele !?!?!?! :roll: :twisted:
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Anterior

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes