Será que já compensa comprar uma Radeon 9800 Pro

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será que já compensa comprar uma Radeon 9800 Pro

Mensagempor |-joker-| » Segunda Jul 07, 2003 10:37

Estou bastante indeciso entre qual a placa gráfica que compre e estou a pensar a comprar uma Sapphire Radeon 9800 pro será que já vale a pena compar este modelo, pois fala-se de um novo chip gráfico da parte da Ati para outubro. Por isso gostava mesmo de saber se vale a pena comprar esta. Mais uma coisa qual serão as grandes diferenças entre a 9700 pro e a 9800 pro :?: :?: :?:

Agradecido por futuros esclarecimentos :D :D :D
|-joker-|
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 07, 2003 10:29

Mensagempor Stu3s » Segunda Jul 07, 2003 12:01

As principais diferenças entre a 9700pro e a 9800pro foram uns pequeno melhoramenros q se fiseram no core do R300. Este novo R350 worka com clock speeds mais altos e DDR-II, mas de resto todo o processo de fabricação é igual.
Tb melhoraram o SmoothVision (agora 2.1) e o HyperZ III (agora III+)

de qq maneira a diferenca para a sua antecessora n é muita, para mim n justifica o preço q inda custa (500 ou mais €). Agora se tuveres dinheiro, claro q é uma boa comprar, assim como a 5900ultra.
Estas placa são as primeiras com a opção 256Mb, q neste momento n são precisos para nada, tv seja mesmo melhor esperar mais um tempo para q saiam novas versões ou entao ir para um gama mais baixa, com a 9700pro fazes tudo o se fazes com a 9800pro ou 5900ultra :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor |-joker-| » Segunda Jul 07, 2003 12:37

Desde já o meu agradecimento pelo esclarecimento :D :D
Mas é que já vi placas com o chip 9800 pro com preços muitos diferentes ás vezes com diferenças de 130 euros entre placas, poderias me explicar o porque de tal diferença de preços.
E neste momento nao importo de pagar o preço que a placa custa mas gostava de saber a que ponto esta será durável em termos de jogos e aplicações que estão para sair..

|-joker-|
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Stu3s » Segunda Jul 07, 2003 13:06

A diferença deve ser entre a versão 128Mb e 256Mb!
A placa é claro q vai durar algum tempo, quanto n sei bem ... depende do mercado de jogos. Mas se durar um ano com performances boas, mesmo custando 500€ acho bom. hoje em dia o mercado das placa gráficas e jogos é q aquele q mais margem de progressão/evolução apresenta, por isso é q agora a placa gráfica é geralmente o componente mais caro q se poe num pc :)

Mas isso dos preços é outra história, se ficar-mos por aqui (600€ no maximo dos maximos) entao ok, agora se isto continuar a aumentar como tem acontecido, qq dia temos radeon 10000pro a 1000€
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor alfatek » Segunda Jul 07, 2003 16:05

Eu por mim não comprava uma 9800Pro simplesmente por causa do preço, mais vale arranjar um bom negócio numa 9700 Pro que é uma placa gráfica mais que suficiente para se jogar com mto boa qualidade e poupar o resto para daqui a 2/3 anos comprar uma nova...

Mas se tens o dinheiro necessário então não te arrependes de comprar uma R9800Pro, especialmente se for a versão 256MB. Se estás à espera por outubro tmb esperas dps por março, dps por setembro e dps.... só vale a pena esperar em coisas k estão mesmo mesmo mesmo quase a sair e este não é o caso.

Mas a 9700Pro já suporta completamente DirectX 9.0 logo tmb n ficas mal servido com ela ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor s3ntry » Segunda Jul 07, 2003 19:00

Na minha opinião se vais gastar dinheiro numa placa nova então mais vale comprar uma 9800 Pro do que uma 9700 Pro. Se bem que a diferença não é astronómica, a 9800 Pro sempre suporta shaders com um número ilimitado de instruções, ao passo que a 9700 Pro só suporta no máximo 64 instruções. Se bem que nos jogos actuais isso não quer dizer nada, no futuro pode vir a tornar-se um ponto crucial.

O John Carmack já aqui há tempos disse no .plan dele que já tinha esbarrado contra este limite da 9700 Pro no design do Doom 3, e que por isso estava a utilizar uma FX5800 como plataforma de design porque suporta shaders com até 1024 instruções. Isto pode querer dizer que não faltará muito até grande parte dos jogos utilizarem shaders deste género (partindo do princípio que a tradição se irá manter e o motor do Doom 3 irá ser licenciado para dezenas de jogos futuros).

Se estás a pensar manter a placa por uns tempos então eu dava mais um bocado e apostava na 9800 Pro. Quanto a esperares, é como o Alfatek disse, agora esperas até Outubro, depois vais querer esperar outra vez até Dezembro, etc, etc, etc e nunca mais compras uma placa nova porque a evolução nunca mais para :P
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor |-joker-| » Segunda Jul 07, 2003 23:04

Desde já os meus sinceros agradecimentos por tão pronta resposta á minha dúvida .
Então lá virá para o meu pc uma Ati Radeon 9800 Pro :D :D
E desde ja vos encorajo a continuar o excelente trabalho que estão a ter com este fórum .

Atenciosamente

:D :D |-joker-| :D :D
|-joker-|
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor |-joker-| » Terça Jul 08, 2003 12:44

Só mais uma questão existirá alguma diferença de prestação das placas por serem de fabricantes diferentes, tipo Sappire , Gigacube , PowerColor ou Club 3d.
E se ouver qual a mais aconselhada a comprar e que já me disseram que existem marcas que estão mais especializadas na montagem do GPU e assim conseguem ter resultados melhores 8O
É verdade :?: :?:
Desde já os meus agradecimentos

|-joker-|
|-joker-|
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Jul 08, 2003 15:07

Acho que se existir alguma variação de fabricante para fabricante essa variação de resultados vai ser minima, as diferenças estão nos extras: dissipadores, software etc etc o resto é tudo igual ... escolhe a mais barata !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor |-joker-| » Quinta Jul 10, 2003 20:46

Estive a ver várias páginas e fiquei com a ligeira impressão que dá para mudar o cooler da Radeon 9800 Pro posso assim conseguir melhor desempenho :?: :?: :?: :?:
Gostava tb saber se é possível colocar algum género de coolers nas memórias da placa :?: :?: :?:
Gostava tb de saberse esta tem alguma margem de manobra para overclock ( e como fazer o respectivo overclock ).

:D :D Agradecido :D :D
|-joker-|
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes