prob com o Grub

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

prob com o Grub

Mensagempor Kayn » Quinta Jan 06, 2005 6:44

Eu instalei o Caixa Magica 10 pro beta (ultima versao) pra exprimentar. Tive alguns problemas pelo meio, grande parte porque sou muito verde no ke toca a linux. Mas o meu problema neste momento reduz-se ao facto do grub arrankar fixe com o Linux mas nepias com o windows (com o erro de ke nao consegue montar a particao em ke o windows ta instalado)

Bom, ja configurei, reconfigurei o grub no KDE, ja reinstalei o Caixa, mas a unica maneira ke eu tenho de voltar ao win é reescrevendo o MBR com uma disk de arranke do win98 e um fdisk /mbr

o prob é ke isto manda me o Grub e o Lnx a vida, onde eu so posso voltar com uma diskete de arranke do Lnx (que corre o Grub ao inico)

Eu tenho o sistema configurado duma forma eskesita:

1 disco de 120G dividido em 3:

Drive C - particao de burro de carga onde leva com tudo.
Drive D - particao de 6G com o windows e respectivos programas
3a particao de 5G com o Lnx.

Ambas as particoes com letra tao formatadas a NTFS

Passa-se ke o C é uma particao primaria e a D é uma logica.

O lnx atribui os respectivos as particoes:
C -> hda0, particao do lnx -> hda5, D -> hda6

Alguem ve aki alguma anomalia para ke ele nao consiga "montar" a drive do windows? ou outra coisa qq pra isto tar a acontecer...
como é ke eu instalo agora, de novo o grub, sem reinstalar o lnx todo e como é ke eu o posso configurar pra arrankar pros 2 lados sem a diskette de arranke?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor bcunha » Quinta Jan 06, 2005 10:31

Mete ai o q tens no ficheiro de configuração do grub, sempre preferi o lilo :lol:

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Kayn » Quinta Jan 06, 2005 17:41

neste momento so o posso ir buscar a diskette. qual deles é? tenho 5 ficheiros dentro da diskette:

cm.xpm.gz
e2fs_stage1_5
menu.lst
stage1
stage2

inda sou bastante noob no assunto...
se n for nenhum destes, onde é ke ele está?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor DIAABO » Quinta Jan 06, 2005 18:20

menu.lst
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Re: prob com o Grub

Mensagempor r3pek » Sábado Jan 08, 2005 23:40

Kayn Escreveu:O lnx atribui os respectivos as particoes:
C -> hda0, particao do lnx -> hda5, D -> hda6

desculpa, mas duvido, onde é k leste esta informacao?! o linux nao tem devices com numeros "0" logo aí ja é eskisito. a outra coisa eskisita é os numeros das partiçoes nao serem seguidos. se tens as coisas configuradas cm dizes, deveria ser algo do género:
hda1 - all other stuff
hda2 - windows
hda3 - linux
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Mensagempor Moralez » Quinta Jan 13, 2005 0:21

Isso das designação partições não tem nada a ver, é tudo uma questão da ordem pela qual as partições são escritas e criadas no sector primário do disco, provavelmente andáste de um lado para o outro a modificar isso que o particionador do setup da Caixa Magica nem sequer se deu ao trabalho de ajustar a designação das partições.

O teu primeiro grande erro foi teres escolhido a Caixa Magica, tudo bem que é muito bonito apoiar o produto nacional mas, sinceramente, uma coisa é apoiar e outra é andar a prejudicar-se.

A primeira coisa a fazer é arranjares outra distribuição do Linux, o Red Hat é a distribuição mais simples de usar graças aos pacotes rpm que é só clicar duas vezes e voilá, mas também não é das mais facieis de instalar...

Eu, se fosse a ti, ia pelo Mandrake, é simples, eficiente, e caso queiras, podes usar a lingua portuguesa, embora, no meu caso, as unicas coisas PT na minha configuração são o esquema do teclado e a zona horaria.

E desde quando é que a raiz do sistema (WinXP, Linux, S.O.s vai para uma partição secundária)? Teoriamente, é indiferente, mas as zonas mais rapidas do disco estão localizadas nessa zona. É uma questão de prioridades, I guess...

Boa sorte com o Linux, eu cá so o uso para programar. Talvez, mais tarde use-o como sistema principal e use o WinXP oomo S.O. de jogos... e mesmo ai... com os emuladores que andam por ai...

Cuidem-se.

P.S.: Se quiseres experimentar algo diferente pode experimentar o Ubuntu, é um distribuição baseada em Debian mas bastante mais simples de usar, mas prepara-te para teres uma boa ligação á net e seres paciente a instalar os pacotes, é que nem um compilador de C o setup instala por defeito. Basicamente instala-te a base, o ambiente grafico Gnome e pouco mais, bom para quem quer um S.O. leve e simples.

Eu cá não o uso porque nunca mais conseguia por o ambiente grafico a arrancar (a 6800 não é sopurtada de origem, tive que estar a acutalizar kernels, a brincar com configurações, a sacar binários, fartei-me e voltei para o MDK, por enquanto só quero o Linuxp para uns trabalhos.)
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Mensagempor r3pek » Quinta Jan 13, 2005 1:50

ambiente base, leve, simples com gnome e X sao palavras k nao combinam mt bem juntas.....
r3pek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 03, 2004 13:22

Mensagempor Kayn » Quinta Jan 13, 2005 2:59

as designacoes hdax vi-as na instalacao da caixa magica.

qto as particoes do windows tarem maradas, nem vale a pena entrar mto por ai... é uma histora mto longa, ke so vai ao sitio qdo eu arranjar sitio pra 92Gb de tralha e formatar este disco. nao kero arriscar a perder esta coisa toda co partition magic como ja me aconteceu uma vez.

eu fui pro caixa pq tenho um primo ke me tava a falar bem dele. nao exactamente por ser portuga. ja me falaram mto bem do mandrake e do gentoo. fui tentar sakar o gentoo mas nao percebi o ke tinha ke tirar do site.... axo ke vou dar uns tiros no mandrake. como é so pra aprender a trabalhar melhor no linux, tava a pensar instalar isto como um PC virtual (tipo connectix virutal pc ou assim dentro do windows). é possivel? é ke o caixa nao deixou porke deu um erro de sincronization failed ou qq coisa parecida...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Moralez » Quinta Jan 13, 2005 3:34

O Virtual PC e o vmware são boas escolhas, especialmente porque o sistema base é todo emulado em termos de drivers e torna as coisas muito mais faceis e simples no que diz respeito a configurar o Linux em si.

Nota: O Ubuntu pergunta se queres usar o Gnome, não é algo que é imposto de origem.
AMD Athlon4 XP Barton 2800+
MSI KT4V Lan | 3x512MB DDR 333mhz
Samsung SyncMaster 959NF
XFX GeForce 6800 Ultra 256MB DDR3 | 2xWestern Digital 160gb
Creative SoundBlaster Audigy II | Cambridge SoundWorks Four Point Surround 1000
Laptop Asus A6Va
Moralez
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 19, 2004 16:27

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado: