Linux para sistemas fraquinhos

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux para sistemas fraquinhos

Mensagempor scud » Quinta Jan 06, 2005 23:43

Olá
Precisava de saber que linux recomendariam para eu instalar em pc's antigos tipo Cyrix, pentium, p2 e p3, desde os 75mhz aos 400mhz e com menos de 128 mb desde a EDO às SDRAM 100mhz, na sua maioria 32mb edo e sdram

grazie!
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor metralha761 » Sexta Jan 07, 2005 10:31

Penso k gentoo é uma boa escolha, da trabalho, mas podes optimizar para ficar leve e rapido.

ambiente grafica antes do 200 Mhz? é complicado mesmo nos 200 Mhz deve ficar lento.

Penso que uma vez instalei o Red Hat 5.2 num P100 e era uma lastima no ambiente grafico mais simples de todos.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor ZePinga » Sexta Jan 07, 2005 14:10

metralha761 Escreveu:Penso k gentoo é uma boa escolha, da trabalho, mas podes optimizar para ficar leve e rapido.

ambiente grafica antes do 200 Mhz? é complicado mesmo nos 200 Mhz deve ficar lento.

Penso que uma vez instalei o Red Hat 5.2 num P100 e era uma lastima no ambiente grafico mais simples de todos.

Penso que é má ideia , a não ser que possas deixar o pc ligado durante uma semana .. . :P .

Neste caso aconselhor umas distro mais baixas para teres mais controlo, aconselho-te slackware (www.slackware.org) tiras os 2 cd's e instalas tudo sem kde e sem gnome e metes só a fluxbox , de seguida tiras www.kernel.org o kernel 2.4.x (axo que não vale apena o 2.6.x) e assim ganhas em estabilidade e optimização . Configuras o kernel para o teu processador e instalas. Reboot system e retira todos os scripts de arranque não desejes tipo apache , ssh etc os que tiverem activos por defeito. Ficas só com akeles q te são importantes. Depois entras em modo grafico com a fluxbox , baix no xorg.conf a resolução para 800x600 a 16bit's.

Mete uma swap grande tipo 1giga se puderes
Usa reiserfs de longe mais rapido que ext3, tens tambem a opção de jfs muito mais rapido que as duas anteriores mas com alguns inconveninetes entre outras , por isso aconcelho-te o reiserfs.

Xau xau
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor scud » Sexta Jan 07, 2005 19:21

ok, já percebi que linux é má onda neste caso.

que outros open sugerem? tou farto das porcarias do win 95 e 98.
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor skyruner » Sexta Jan 07, 2005 20:41

Boas,
concordo com o ZePinga ao referir o SlackWare.Funca muito bem no meu Pentium 200 cum 64...
Mesmo k tenhas 32 o slack corre numa boa.
Slack e pa mim a melhor distro, e o melhor sistema possivel a instalar em qualquer maquina.

Sem mais,
Sky|Runer
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 08, 2005 5:33

Boas,
voltamos a mm guerra, uns dizem uma distro outros dizem outra.
eu recomendo Gentoo pois mesmo pela maquina ser fraca, ganha-se com uma instalacao step by step para melhorar o performance.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor ZePinga » Sábado Jan 08, 2005 15:42

scud Escreveu:ok, já percebi que linux é má onda neste caso.

que outros open sugerem? tou farto das porcarias do win 95 e 98.

Linux é boa onda tens é de saber o q tás a fazer .. se ñ fica pesado . alternativas?
*bsd (openbsd, netbsd, freebsd)

darwin (ñ aconselho)

Mas se queres um conselho stick to linux
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor scud » Domingo Jan 23, 2005 13:14

eu estou-lhe a dar slackware linux num pentium 200 com 64mb e um disco de 33 gb com o objectivo de o tornar num servidor web e fazer partilha da minha ligação à net ao meu pentium4.
a grande crise é que nas partições a efectuar baralho-me todo.
sei que tenho de criar 3 entre elas a swap.
que tamanhos sugerem e qual delas deve ser boot?
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 24, 2005 10:53

Boas,
se vais para slack melhor seria gentoo..

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor scud » Quinta Jan 27, 2005 12:06

mas o gentoo em live cd só me arranca com linhas de comandos e baseia-se nisso, só kernel.
eu precisava de um user friendly com desktop interface. mas de qualquer das formas continuo a não entender nada das partições.
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 28, 2005 11:28

Boas,
lol, vou dizer uma aberracao mas ... lol
instala caixa magica, sempre ta em portugues e dizem que faz magias lol

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor jaac » Sábado Jan 29, 2005 13:18

Só tem uma resposta Vectorlinux é baseado no slackware mas está optimizado para computadores antigos se quiseres ficas so com a linha de comandos sem X ou entao com a fluxbox, ja experimentei num 486 e fica à maneira
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor ZePinga » Sábado Jan 29, 2005 14:45

scud Escreveu:eu estou-lhe a dar slackware linux num pentium 200 com 64mb e um disco de 33 gb com o objectivo de o tornar num servidor web e fazer partilha da minha ligação à net ao meu pentium4.
a grande crise é que nas partições a efectuar baralho-me todo.
sei que tenho de criar 3 entre elas a swap.
que tamanhos sugerem e qual delas deve ser boot?

Entra com o CD do slackware qd tiveres na shell com acesso root faz cfdisk cria apenas uma ext3 ou resierfs (tipo de partição eu prefiro o reiserfs) com o tamanho quase total deixando apenas 500mb de fora ou seja no teu caso será 31800 +- e mete o caminho como / depois crias uma swap com o resto do espaço e já lá está .

faz setup e akilo corre o programa de instalação do slack ñ faças full a ñ ser q ñ sabias escolher os pacotes . Se não consegues escolher os pacotes, antes da selecção manual tu podes escolher grupos de pacotes então remove o gnome e o kde deixa o X e o resto q tá lá e instala full.

Ele no fim pergunta qual o q keres por predefinição escolhe fluxbox. Se te enganares ñ faz mal depois alteras o .xinitrc por fim reinincias, faz startx e entras no X depois podes configurar tudo com mais rigor . Com o full já tens o apache, ftp e samba etc... Vai ao /etc/inetd.conf e tira o # q está na linha do swat é importante para configurares o samba , se ñ kiseres fazer á pata claro. Os scripts de arranque em slackware são ligeiramente diferentes dos outros linux basea-se no System-V do BSD o q é para mim o melhor sistema vais ver q é simples e mto eficiente. Altera-o a teu gosto encontram-se em /etc/rc.d/ , basta tirares a permissão x para qq serviço ñ entrar no boot.

qq coisinha foruns :P
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor metralha761 » Domingo Jan 30, 2005 18:53

Se num tas a envergar no mundo da informática, caga, mete win98.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 31, 2005 17:27

Boas,
metralha761 Escreveu:Se num tas a envergar no mundo da informática, caga, mete win98.

linux man a falar, tou a gostar de ler :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes