Mensagens lidas / não lidas

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagens lidas / não lidas

Mensagempor Azrael_pt » Sábado Jan 08, 2005 10:49

Boas,

Venho aqui reclamar de uma coisa. É que as mensagens que ainda não li deixam de aparecer como "não lidas" mesmo sem que as tenha lido. Para isso basta aparecer no fórum, fechar o browser e passados uns 10 minutos voltar, está tudo assinalado como "lido".

Pois acho isto muito mal, quando venho ao fórum nem sempre tenho tempo de ler as mensagens novas de uma assentada, gostava de puder voltar mais tarde e continuar a ler as mensagens novas, mas assim torna-se impossível visto que todas as mensagens serão consideradas pelo fórum como "lidas" por alguma razão que me ultrapassa e depois já não sei quais os tópicos com mensagens novas.

Sou utilizador de vários fóruns baseados no phpBB e este é o primeiro que vejo que faz isto. Os outros guardam a informação das mensagens novas por ler para sempre ou pelo menos durante uns tempos.

Tirando isso estou a gostar bastante de ler o vosso fórum, parabéns. :)
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor alfatek » Domingo Jan 09, 2005 0:31

Boas,

Penso que é mesmo "feature" do phpBB...
Quando entras o forum e depois fazes logout o programa automaticamente marca todas as mensagens como já lidas (ou não novas, como preferires). Isto é, mesmo que não tenhas lido todas as mensagens elas são marcadas como lidas. Este comportamento é assim desde sempre no phpBB e é um comportamento desejado, se não lêmos as mensagens é porque não nos interessavam e por isso são marcadas como lidas. Assim, não temos de ir clicar no raio do link: marcar todas as mensagens como lidas, caso queiramos "ignorar" algumas mensagens novas.

Para ver as mensagens novas temos várias outras formas que penso serem úteis para os membros: as listas das ultimas mensagens e a lista dos novos topicos colocados...

No teu caso n fazes logout, mas ficas inactivo durante X tempo e por isso "deixas de estar online", se fores ver o teu nome deixa de aparecer na lista de utilizadores ligados. Penso que o phpBB nem tem nenhuma opção que o nosso forum esteja a usar para te chatear propositadamente :) é mesmo assim
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Azrael_pt » Domingo Jan 09, 2005 14:41

Nope, estou farto de utilizar fóruns em phpBB que trabalham como disse, o vosso é o único que me obriga a ler a mensagens todas de uma só vez senão depois já não sei quais as que estão por lêr, é de facto muito irritante... :?

Tu dizes "se não lêmos as mensagens é porque não nos interessavam e por isso são marcadas como lidas", mas então estás a dizer que temos que ler tudo o que nos interesse de uma só vez e rezar para que o browser não se feche por algum erro e fiques sem saber quais as mensagens novas...
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor pamaro » Domingo Jan 09, 2005 14:46

Bem, não é só comportamento do hcp... o meu fórum também funciona assim. E já vi mais alguns que funcionam da mesma maneira. Possivelmente, os outros de que falas ou não são phpbb ou possuem um mod qualquer que desactiva isso.
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 10, 2005 15:29

Boas,
isso acontece por causa dos cookies, é assim que o php sabe o que ja foi visto, ele ve o cookie consuante a vizita ao forum e nao pelas msgs lidas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SuiSSaS » Segunda Jan 10, 2005 20:02

Existe um mod para o phpbb que resolve essa situação!

Ou seja os tópicos não lidos são guardados na base de dados para cada utilizador individualmente, assim mesmo que faças logout e voltes a fazer login todos os tópicos que ainda não leste continuam marcados como não lidos!

Mas em fóruns com muito movimento como este, penso que não seria boa ideia, pois era mais lixo para encher a base de dados...
AMD Athlon 64 3500+ (2247 Mhz) Venice
2x512MB PC3200 Twinmos Dual Channel
Abit AV8-3rd eye
Sapphire Radeon 9600XT 256MB (500Mhz/600Mhz)
Seagate 200GB SATA
SoundBlaster Live 5.1
SuiSSaS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 20, 2003 2:34

Mensagempor alfatek » Terça Jan 11, 2005 3:19

Tretabyte Escreveu:Boas,
isso acontece por causa dos cookies, é assim que o php sabe o que ja foi visto, ele ve o cookie consuante a vizita ao forum e nao pelas msgs lidas.

sem mais
Tretabyte

Nem mais... a tua sessão é guardada numa cookie temporária e que é apagada pelo browser qnd tu o fechas. Tmb pode ser apagada quando passa X tempo (acho que é uma hora).

Nunca vi nenhum mod para alterar isso e também não o consegui encontrar, se me deres links posso analisá-lo. Assim à partida, também me parece que o método para guardar as mensagens não lidas individualmente seria algo de monstruoso... é só imaginar 1 tabela em que se guardam as mensagens não lidas pelos utilizadores. Cada linha tem apenas post_id e user_id. Agora imaginem a quantidade de INSERTs que se têm de fazer quando se adiciona 1 mera mensagem... Ora com qs 4000 membros, daria apenas 4000 inserts :) Tempo, espaço em base de dados... não me parece que valha a pena, nem estou a ver um método maravilha que dê para fazer isto sem um overhead tremendo.

Sinceramente acho este comportamento até mais simpático do ponto de vista do utilizador. Num fórum deste tamanho e com a quantidade de mensagens que ele tem, de certeza que ng as vai ler todas. Se não fosse como agora, antes de se ir embora tinha de se lembrar de clicar no link para marcar todas as mensagens como lidas. Quando o browser se fecha, tens razão, é chato, mas não se pode agradar a gregos e troianos.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor SuiSSaS » Terça Jan 11, 2005 11:42

Fica ai o link:
http://www.phpbb.com/phpBB/viewtopic.php?t=158578

Tem um problema que é ele marca os não lidos para os guests também por defeito, mas isso é simples de retirar basta ler o post mais para a frente...
AMD Athlon 64 3500+ (2247 Mhz) Venice
2x512MB PC3200 Twinmos Dual Channel
Abit AV8-3rd eye
Sapphire Radeon 9600XT 256MB (500Mhz/600Mhz)
Seagate 200GB SATA
SoundBlaster Live 5.1
SuiSSaS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 20, 2003 2:34

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes