Isto já foi aqui discutido!
A nova Fx é melhor q a 9800pro quer na versão 128Mb quer na 256Mb.
N é de estranhar, a nvidia falhou com a série Fx mais antiga, mas pq? Quiz evoluir demasiado sem saber se isso seria viavel no mercado de hoje! DDR-II, chip 0.13micron, novo sistema arrefecimento, etc...
Tudo isto falhou mas ensinou-os a n cometer os mesmo erros no futuro.
Eu como ja disse várias vezes de fanboy n tenho nada, eu gosto de defender e comprar o melhor seja de que marca for.
Neste momento a minha tendencia e ATi, mas pq as suas placas inda são mais fiaveis e tirando os topos de gama n há discussão quanto ás melhores.
Vamos esperar para ver como é q a ATi se vai dar com os novos chip de 0.13micron pois para quem n sabe a sua tecnologia inda é de 0.15micron. Pelo menos na barreira do DDR-II nem se sairam muito mal, a 9800pro aguenta-se bem!
QUanto aos preços, tb ja disse tudo o q tinha a dizer, é a industria de jogos q comanda isto, e se eles forem amiguinhos dos bacanos das placas gráficas entao tamos lixados. Se por exemplo o John Carmack q desenvolve o DOOM ]|[ viesse dizer q os requesitos minimos para se jogar eram uma r9800pro ou FX5900ultra com 256Mb provavelmente havia muita gente q ia comprar ja essa placa de proposito para o jogo. Como 600€ que se tranformam nuns $450 nos estates nem são uma fortuna, entao paises como o nosso ficam sempre a perder. Eles param quando chegarem aos $800 q cá deve ser cerca de uns 1000€. Eu acho q este será o limite. Depois em vez de termos lojas de informatica, temos lojas de placas gráficas em separado, já q 50% do orçamento é para a placa