Handhelds e reconhecimento de escrita

Toda a panóplia de novos equipamentos portáteis são discutidos aqui

Moderadores: Administradores, Moderadores

Handhelds e reconhecimento de escrita

Mensagempor Kaipyra » Sábado Mai 08, 2004 16:27

Ok, pode ser uma pergunta um pouco básica, mas eu nunca mexi num PDA, pocket PC, handheld, wathever...

O que eu queria saber se eles conseguem (e se sim até que ponto) fazer o reconhecimento de escrita em tempo real. E eu tenho uma caligrafia mazita...

É que eu detesto andar a escrever nos cadernos porque às vezres nem consigo ler o que escrevi, e para o ano começo a ter aulas no hospital e a andar por lá e era bom ter um suporte digital dos meus apontamentos...

Obrigado desde já!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Kaipyra » Sábado Mai 08, 2004 20:19

Estive a procurar umas coisas, e li, por alto, que existe software tipo o Graffiti e o Jot, só que eles reconhecem é letras individuais.

E texto corrido? Há alguém que o faça isto diariamente?
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Re: Handhelds e reconhecimento de escrita

Mensagempor Speed Dragon » Sábado Mai 08, 2004 22:26

Kaipyra Escreveu:E eu tenho uma caligrafia mazita...

É que eu detesto andar a escrever nos cadernos porque às vezres nem consigo ler o que escrevi, ...

Já somos dois! Eu estar com caderno, ou não tar, tiro as mesmas notas :D Nunca estudo :P porke tb nunca percebo a minha letra :P

Bem, ja ouvi flaar nos tais que identifkam por caractere. agora texto corrido, n faço a minima :(
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor rosas » Domingo Mai 09, 2004 0:42

para quem trabalha com pdas todos os dias a minha dica eh: nao usem pda para apontamentos. a nao ser q tenham muita paciencia, nao vale a pena.
o bom velho caderno eh o melhor
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor Tretabyte » Domingo Mai 09, 2004 2:20

Boas,
sim os pda supostam isso, no inicio é xato pois tens de ensinar o pda a reconhecer a tua caligrafia mas com um pouco de pratica e tempo escreves normalmente e ele assume as coisas sem problemas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Jet_Black82 » Domingo Mai 09, 2004 2:28

eu tb conheço kem tenha e n o use realmente para nada (a menos k seja akele k é kuase do tamanho de um portatil) sao bue pekenos e a area de xcrita inda mais pekena é, alem do mais kker rato faz melhor do k a pen da PDA e kker teclado funciona melhor tb.
Ouvi falar de um tlm da siemens k irá ter uma projecção laser, onde se veriam as letras e a medida k se "clicava" nas letras akilo ia xcrevendo, agora ate isso sair.... inda vai um bom tempo (talvez seja isso a alternativa para xcrever mais rapido e melhor) pessoalmente axo k o melhor k se poderia fazer era ter um software de reconhecimento de voz, mas para PDA... n sei se existe ou seker se é suportado

fikem bem

Cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Mensagempor jomasafe » Sábado Jan 08, 2005 23:23

OK . eu adquiri um Acer N 30 no Natal com o kit gps e foi esta a razão porque o adquiri mas já deixei de andar com bloco agenda ou seja o que for pois é fácil a aprendizagem . Podes utilizar o teclado virtual letra a letra , escrever letra a letra e não é assim tão lento como por aí dizem , depende da motivação . Texto corrido também podes fazer mas aí precisas de dispender um pouco de tempo para se ambientarem os dois . se gostam de desafios e necessitas , não apenas por vaidade vai em frente .

Zé manel
jomasafe
Novato
Novato

Registado: Sábado Jan 08, 2005 21:30

Mensagempor zinko_pt » Terça Jan 11, 2005 10:53

Pessoalmente nunca usei o PDA nem o HPC na faculdade para tomar notas do que quer que seja porque:
- O teclado virtual do PDA só dá letra-a-letra e nem sempre os oradores podem falar mais devagar
- O reconhecimento da escrita letra-a-letra é mto lento e obedece a uma curva de aprendizagem que o software tem da nossa letra. Desconheço a existência de reconhecimento de palavras completas, ainda mais de português.
- O teclado do HPC apesar de bom, ainda é lento, como seria demasiado lento um teclado normal (só talvez os escribas - será este o nome?? - é que conseguem escrever à velocidade da fala)

Mesmo que ligasses um teclado desdobrável ao PDA acho que ainda não seria o ideal, pelo menos para mim. Seria apenas a mesma meia-solução, ligeiramente diferente.

Eu optava por um voice recorder, que não daria trabalho algum na hora, mas depois obrigava a transcrever para texto posteriormente. Acho que até é não é invulgar entre a classe médico-científica, por estar disponível na hora e captar toda a informação, sem falhas.

Esta é só a minha opinião, mas desde os primeiros PDAs e HPCs Casio e Apple (estes primeiros Apple Newton ainda se vêm em algumas cadeias de retalho de roupa para gerir sotcks) não houve ainda nada de verdadeiramente bom para recolha de informação. Só se a informação for pré-parametrizada como é o caso dos questionários/inquéritos em que tb estes gadgets são usados.

Última opção: crava os apontamentos de uma colega, aplicada/organizada e de preferência jeitosa :D e tira cópias. É o que mtos "marmanjos" fazem, como eu fiz algumas vezes.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Kaipyra » Terça Jan 11, 2005 11:59

Voice recorders não é solução: muitos profs proibem tal prática.

Quanto às cópias de apontamentos; já é o que faço ;-)
O problema é a recolha de dados na hora, junto aos doentes... mas também não é nada que não se resolva.

Mas já não ando à procura de material para esse tipo de funçoes. Agora queira algo mais multifunções. Econtrei isto, mas deve ser muito caro qd sair:

http://www.archos.com/products/overview/pma_400.html
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor zinko_pt » Terça Jan 11, 2005 15:45

Ah, queres um brinquedo que tenha como pretexto um uso mais "sério" :lol:
Mas já não ando à procura de material para esse tipo de funçoes. Agora queira algo mais multifunções. Econtrei isto, mas deve ser muito caro qd sair:

http://www.archos.com/products/overview/pma_400.html

Mto giro, mas acho que o meu € ia para as "visitas de estudo" à noite, especialmente depois de umas horas nos bancos de urgências.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Voltar para PDAs, Telemoveis, Leitores MP3 e afins

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes