Pessoalmente nunca usei o PDA nem o HPC na faculdade para tomar notas do que quer que seja porque:
- O teclado virtual do PDA só dá letra-a-letra e nem sempre os oradores podem falar mais devagar
- O reconhecimento da escrita letra-a-letra é mto lento e obedece a uma curva de aprendizagem que o software tem da nossa letra. Desconheço a existência de reconhecimento de palavras completas, ainda mais de português.
- O teclado do HPC apesar de bom, ainda é lento, como seria demasiado lento um teclado normal (só talvez os escribas - será este o nome?? - é que conseguem escrever à velocidade da fala)
Mesmo que ligasses um teclado desdobrável ao PDA acho que ainda não seria o ideal, pelo menos para mim. Seria apenas a mesma meia-solução, ligeiramente diferente.
Eu optava por um voice recorder, que não daria trabalho algum na hora, mas depois obrigava a transcrever para texto posteriormente. Acho que até é não é invulgar entre a classe médico-científica, por estar disponível na hora e captar toda a informação, sem falhas.
Esta é só a minha opinião, mas desde os primeiros PDAs e HPCs Casio e Apple (estes primeiros Apple Newton ainda se vêm em algumas cadeias de retalho de roupa para gerir sotcks) não houve ainda nada de verdadeiramente bom para recolha de informação. Só se a informação for pré-parametrizada como é o caso dos questionários/inquéritos em que tb estes gadgets são usados.
Última opção: crava os apontamentos de uma colega, aplicada/organizada e de preferência jeitosa

e tira cópias. É o que mtos "marmanjos" fazem, como eu fiz algumas vezes.