Vel. de memória ddr sdram pc2100

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vel. de memória ddr sdram pc2100

Mensagempor bintoito » Terça Jan 11, 2005 21:56

Tou aqui com uma duvida..
O me portatil veio com as memórias ddr sdram pc2100 instaladas e eu andei totalmente convencido de que a vel. destas era de 133MHz; ora andei aqui a trocar mails com o suporte da HP e cheguei à conclusão de que pelos vistos a vel. delas é de 266MHz. >>>isso está correcto??

É que assim sendo e a vêr tanto pelo Aida32 como pelo cpuz 1.26 elas só estão a trabalhar a metade da velocidade
O que é que se passa com isto então? alguem me ajuda?
Curiosos com esta história fui vêr tb as memórias do meu desktop e vi que são tb ddr sdram mas pc2700 que pelo que depreendi de vêr na net a vel delas seria de 333MHz
Acontece que tb nele elas só estão a trabalhar a 133. O que é que se passa afinal com os meus "meninos" que só estão a dar metade do que poderiam dar??
Desde já agradeço a vossa ajuda e tempo
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 06, 2004 17:35

Mensagempor Azrael_pt » Terça Jan 11, 2005 22:36

Não compreendo porque andaste a trocar e-mails com o suporte da HP e não lhes perguntaste como alteravas a velocidade das memórias... Não achas que eles saberão isso melhor que ninguém?

Julgo que será questão de configuração no Bios. Agora onde não faço ideia porque nem disseste qual o modelo que tens. Manda outro e-mail à HP e pergunta-lhes, se não souberem pelo menos ficamos a saber que o no suporte deles só trabalham nabos. :lol:

Diz qual é o modelo, pode ser que aqui alguém tenha um e saiba onde se altera isso. Em último caso até podes ter sido enganado e terem colocado memórias de 133Mhz num portátil que deveria levar 266Mhz. :?
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor scrat » Quarta Jan 12, 2005 0:06

Nao se esqueçam q estamos a falar de memorias ddr, logo o apresentado pelos programas é metade do q elas sao. 2x133=266
fiquem bem
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor bintoito » Quarta Jan 12, 2005 0:24

scrat explica-me isso!! 8O
já lhe perguntei o que é que se havia de fazer mas só já me devem responder amanha.
Quanto ao pc é um compaq presario 2530 eu
Na bios só dá pra trocar por onde bootar 1º e pouco + fds...fico lixado c estas motherbords e bios que eles arranjam (mobo da hp e bios da phoenix tech.) que não dão pra mexer em nada
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Quarta Jan 12, 2005 1:05

Hmm acho que já tou a vêr!! 133 de real mas de efectiva os tais 266 por ser dual channel...
Vejam aqui:
"What Is FSB? Front Side Bus Info

Front-Side-Bus (FSB) is a term describing a Processor (CPU)-to-system memory data bus. It has also known as CPU bus speed, external CPU speed, memory bus and system bus. It is the speed that the CPU communicates with RAM (memory). The front side bus on a computer connects the processor to the north side bridge, which comprises the memory bus, PCI bus and AGP bus. In general, a faster frontside bus means higher processing speeds and a faster computer.

For example the Pentium 4 has a “400Mhz Front Side Bus”, but it is in fact 100Mhz ‘quad pumped’. This means that data is transferred twice per clock cycle, on the rising and falling edge (like DDR memory which will be mentioned later), and also transfers two bytes of data at a time to effectively give four times the throughput of a 100Mhz front side bus. How fast your processor runs at is determined by applying a clock multiplier to the frontside bus speed. For example, a processor running at 550MHz might be using a 100 MHz FSB; this means there is a clock multiplier setting of 5.5, thus the CPU is set to run at 5.5 times the MHz speed of the front side bus: basically equating to 100 MHz x 5.5 = 550 MHz. Athlon processors are available in multiples of 100MHz, 133Mhz, 266MHz 333MHz and now with the AMD K8 3200+ and AMD Athlon64 FX-51 1600MHz FSB.
Some motherboards offer the ability for the user to manually set the clock multiplier and FSB settings by changing jumpers. CPU and especially the "Big Name" computer manufacturers usually "lock" the preset multiplier setting into the chip or locked in the motherboard BIOS meaning manually-set multiplier settings are ignored in favor of the preset multiplier. When choosing a FSB speed for the CPU you chose, be aware that you'll need to purchase memory capable of this faster speed. Pushing the front-side bus to 110 MHz means you are also pushing your memory, be it PC100 (or higher, i.e. PC133), to 110 MHz. Typically a FSB today is dual or quad channel, meaning a FSB speed advertised as being "333 MHz" may actually be 166 MHz dual channel, effectively meaning 333 MHz of speed. CPUs work with front side bus speeds ranging from 133 MHz dual channel (266 MHz effective) to 200 MHz quad channel (800 MHz effective). "
Então assim sendo o que o cpuz e o aida32 mostram e a vel real e não a tal efectiva. não é?
E assim sendo a vel. do bus é a vel do bus x 4 por ser um processador da intel não é??
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor bintoito » Quarta Jan 12, 2005 1:35

tá aqui um ender~eço mto porreiro de OC que me ajudou a entender algumas coisas: http://forums.extremeoverclocking.com/a ... 79266.html
bintoito
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes