Configurar pentium 100 para router c/ firewall em linux!

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Configurar pentium 100 para router c/ firewall em linux!

Mensagempor Duvidas » Terça Jan 11, 2005 13:06

olá,

queria saber como fazer do meu velhinho pentium 100 um router para a minha rede de 2 pcs (um pentium 3 600, e um pentium 3 800) a usar linux (nunca usei linux) para servir de firewall dedicada, alguem me podia ensinar passo a passo como instalar passo a passo, sff? disseram-me que assim é a melhor maneira de me proteger, e que não há nenhum router com firewall tão bom, é verdade?
Duvidas
Novato
Novato

Registado: Terça Jan 11, 2005 12:57

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jan 12, 2005 19:44

Boas,
melhor maneira mm é correres daqueles liveCD maravilha que existe de linux que faz unicamente isso, sao perfeitos para esse tipo de coisas.
http://www.coyotelinux.com/index.php
esse por exemplo é bastante bom.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Duvidas » Quinta Jan 13, 2005 6:58

Tretabyte Escreveu:Boas,
melhor maneira mm é correres daqueles liveCD maravilha que existe de linux que faz unicamente isso, sao perfeitos para esse tipo de coisas.
http://www.coyotelinux.com/index.php
esse por exemplo é bastante bom.

sem mais
Tretabyte

olá,

obrigado pela resposta, mas queria saber o que preciso para ter uma firewall dedicada tendo apenas 1 placa mãe, 1 processador pentium 100, 1 disco (nem sei de quanto), 1 placa gráfica, 2 placas de rede (quais aconselhas?), e 1 placa usb (para ligar o modem adsl, ou se existir um modo melhor, gostava que me explicasses, sff), sem disquetes ou cd-rom. gostava de conseguir aceder ao pc através da placa de rede, pois não tenho mais nenhum monitor, tnho apenas 1 monitor, nem tenciono comprar outro switch para o monitor (que já utilizo um para os outros 2 pcs), podias-me ensinar a configurar isso passo a passo, sff?
Duvidas
Novato
Novato

Mensagempor hsa » Quinta Jan 13, 2005 10:22

System Requirements:
486DX/25 or better processor
12Mb RAM
1.44Mb floppy drive
Network interface card for LAN
Network interface card or serial dialup modem for Internet connection
VGA display adapter

quanto ao monitor, não te safas, ou compras um switch com maior capacidade ou compras o monitor!
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 05, 2005 16:47

Mensagempor Duvidas » Sexta Jan 14, 2005 5:08

hsa Escreveu:
System Requirements:
486DX/25 or better processor
12Mb RAM
1.44Mb floppy drive
Network interface card for LAN
Network interface card or serial dialup modem for Internet connection
VGA display adapter

quanto ao monitor, não te safas, ou compras um switch com maior capacidade ou compras o monitor!

olá,

obrigado novamente pela resposta, mas ainda não estou esclarecido, acho que apenas necessito do monitor para configurar o sistema, e que após isso posso aceder através da rede, mas se tiver errado corrija-me. de resto não necessito de disco, pois não? apenas da placa mãe, do processador, da memória, da placa gráfica (sem utilidade), de um leitor de disquetes, e de duas placas de rede (embora não compreenda onde ligo a minha ligação adsl desta forma), e mais nada? e se quiser ligar a minha xbox, basta colocar mais uma placa de rede (ficando com 3 no total)?
Duvidas
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 15, 2005 15:53

Boas,
podes sempre fazer uma coisa, inicialmente ligas o teu monitor à maquina, arrancas e fazes as configuracoes que forem precisas, apos isso delsigas o monitor e levas para a tua outra maquina, quanto as placas de rede, bom precisas de 2 caso uses uma ligacao à net via ethernet (adsl modems com porta ethernet ou cablemodems), nao é aconcelhavel ligacoes por usb pois é preciso instalar coisas que geralmente da confusao visto que estas "distros" nao veem preparadas para a coisa (pelo menos penso eu), se depois for preciso ligares mais maquinas, em vez de andares a meteres mais placas de rede, compras um hub e pronto.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Domingo Jan 16, 2005 15:22

O melhor conselho que te posso dar chama-se IPCop !!!!

http://www.ipcop.org/
http://www.ipcops.net/

Imagem
Imagem

Tem inclusivamente ...Traffic Shapping !!! 8)
Só precisas de ter 128 Mb de RAM (no minimo) e um "PCzeco" com duas placas de rede e se quiseres wireless também. :lol:

PS: Uso esta distribuição desde 2001 e tem vindo a "crescer" que é uma coisa maluka !!!
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Tretabyte » Domingo Jan 16, 2005 19:25

Boas,
elah, esse nao conhecia, MUITO bom mesmo pelo que me parece, do melhor.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor hsa » Segunda Jan 17, 2005 10:02

estamos sempre a aprender :) . Tenho que ver isso.

Duvidas, desculpa, mas ao fim-de-semana estou offline :p . Acho que com a resposta do Treta, tens tudo resolvido, certo?
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 05, 2005 16:47

Mensagempor net_shark » Segunda Jan 17, 2005 18:12

Já agora duas listagens por categorias:

http://www.frozentech.com/content/livecd.php

http://en.wikipedia.org/wiki/Live_cd

Ha inclusive rescue CDS baseados em windows (requerem cds de instalação do windows)

O beos originou tudo :P

No ipcops tentou-se levar a segurança ao extremo mas na categoria de firewalls o linux live cd router e a redwall firewall parecem mt bons.

Em freebsd tens ainda a m0n0wall

Para desenhar regras de firewall baseadas em iptables e outras, tens ainda a fwbuilder, uma copia bem roubada da consola da administração de uma das melhores firewalls que existem, a checkpoint FW-1
www.fwbuilder.org

Alex
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor Tretabyte » Segunda Jan 17, 2005 21:22

Boas,
beOS é aquela base, the mother/father of all things :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte