Aqui vai.
A velocidade do CPU é orientada pela velocidade do FSB (front side bus). Aliás tudo é controlado a partir do FSP, velocidade da porta PCI, AGP, USB, RAM, etc.
Agora nos CPUs a velocidade dele é multiplicada pela velocidade do FSB, exemplo o meu Duron 1300 é 100*13=1300 Mhz, apesar de no manual dizerem k o FSB é 200 MHZ, mas na realidade é 100*2=200 Mhz.
Pa nao te confundir mais. Como vais fazer o overclock?
1- Através da mudança do multiplicador, se aumentares o multiplicador aumentas a velocidade do CPU, mas os CPUs hoje em dia estão bloqueados no multiplicador, para evitar a fraude de fazerem overclocks aos CPUs e depois venderem como se fossem verdadeiros, foi o que aconteceu na era dos Pentium, a partir dos PII passarama abloquear o CPU. Exitem processos pa retirar o desbloqueador, mas pode danificar o CPU e depois só da po lixo.
2- Através do FSB, se aumentares o FSB vais aumentar a velocidade a todo o PC, incluindo ao CPU, este processo também faz overclock á placa gráfica. Ou seja, ao aumentares o FSB vais aumentar a temperatura, não só ao CPU, mas a todoo sistema, são cuidados a ter em conta, na qual levam á instabilidade do computador.
Hoje em dia existem muitas motherboard excelentes pa overclocks, aumentam o FSB em incrementos de 1 Mhz e que passado alguns Mhz reajustam os divisores. Se nao imagina.
As portas PCI funcionam a 33 Mhz, 1/3 de 100 Mhz, se meteres o FSB a 110 Mhz ficam a 36 Mhz (+9%) e se for a 120 Mhz passa a 40 Mhz (+21%) na qual pode fazer ocorrer danos, o que as mbo fazem é mudar pa 1/4, o mesmo divisor que á velocidade 133 Mhz.
3- Se consiliares velocidade FSB com o multiplicador, podes obter + dsempenho.
Exemplo: No meu caso se conseguise trabalhar com o multiplicador poderia por o meus sistema a 133 Mhz com o multiplicador a 10 (133*10=1333 Mhz) iria obter um bom desempenho a nível geral do sistema
Conclusão:
Poderás fazer os overclocks k kiseres e até onde kiseres, ao tyu próprio risco, já sabes ao k pode lecar o overclock.
Por semplo as placas ASUS trasem o sistema em overclock de raiz, acrescentam + 1 Mhz, obtendo assim mais desempenho.
Espero k ficas esclarecido, masi duvidas pergunta.