Melhorar aproveitamento WLAN

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Melhorar aproveitamento WLAN

Mensagempor expresso » Quarta Jan 19, 2005 18:28

Boas...

Tenho uma rede wireless, no qual estao ligados um router ASUS, o portatil e um desktop.
Quando faço transferencias de ficheiros, a velocidade com que é feita é ( na minha opiniâo ) insatisfatória, visto que anda entre os 5 e os 10 megas!! ou seja anda sempre a 1/5 ou 1/10 da capacidade da rede. Tanto o router como os dois computadores estao dentro do meu quarto por isso nao ha grandes problemas com interferencias. Sao normais estes valores??
O que é que posso fazer para acelerar a velocidade de transferencia? Já deixei de usar a WEP 128 para usar a de 68 para nao ter tanta carga, mas mesmo assim...
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 19, 2005 21:18

Usas o 802.11b ou o 802.11g ?
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Tretabyte » Quarta Jan 19, 2005 22:07

Boas,
basta teres um problema no sistema operativo para lixares por completo a ligacao com o wep activo é por isso que wep nao é recomendado.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Quinta Jan 20, 2005 0:57

Mega quê?
Na volta estás a confundir bits com bytes e estás pasmado. Será isso?
Por outro lado, acho muito estranho estares a conseguir taxas de transferência na ordem dos 10 MB (MegaBytes) por segundo numa rede wireless 802.11g.
E já agora, como estás a medir isso? Vês o tamanho do ficheiro, o tempo de transferência e divides um pelo outro?
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor expresso » Quinta Jan 20, 2005 13:23

Boas... Estou a usar a norma G.
Quanto ao método para calcular a velocidade, realmente esta a ser feito de um modo bastante arcaico : ficheiro /tempo ! alguém tem por aí ferramentas para fazer isso melhor?
para terem uma ideia, fiquei preocupado com a velocidade quando fiz a transferencia de uns ficheiros ISO que tinha por ai, cada um com cerca de 640MBytes e isso levou cerca de 11 minutos, estando os dois computadores unica e exclusivamente a fazer essas transferencias!!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor alfatek » Quinta Jan 20, 2005 17:23

http://www.hardware.com.pt/mostrar_artigo.php?id=36&p=9

Podes ver que uma rede wireless de 11Mbps atinge na prática coisas como 4,8Mbps... Se dividires por 8 dá o valor em MBps que é de 0,6MBps... notar a diferença entre bit e byte. Isto é um exemplo para a norma B sem WEP, sem nada d especial...

Ainda não tive oportunidade de testar com a norma G mas presumo que aconteça algo de similar, senão pior...

Sobre testes o tech-report usa uma coisa, que não sei se servirá para o que pretendes. Eu pessoalmente nc testei:
http://www.techreport.com/reviews/2005q ... ex.x?pg=14
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes