Instalar Red Hat Linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Instalar Red Hat Linux

Mensagempor ZT3459 » Sexta Jan 21, 2005 14:07

Eu tirei no eMule o Red Hat Linux 9, em 3 cd's. Já o tenho complecto, e gravado em 3cd's, mas nao ha nenhum .exe nestes. É normal, ou será que queimei 2gb de trafego à toa?
ZT3459
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 04, 2005 19:33

Mensagempor Kayn » Sexta Jan 21, 2005 14:18

axo ke é perfeitamente normal. nao conheco o red hat, mas isso nao é um executavel como outra aplicacao do windows onde instalas por cima do windows. provavelmente isso sao cds de arranke. o que tens ke fazer é arrancar o pc pelos cds. metes o 1o cd do linux, renicias, vais a bios e certificas-te ke o pc vai tentar arrancar pelo cd antes de arrancar pelo disco. depois renicias de novo e deve te aparecer uma mensagem qq sobre a instalacao do linux.

isto é so um procedimento generico. ha mtas maneiras de instalar o linux, dependendo ate um bocado da distribuicao ke tenhas.

agora, sem te kerer dissuadir nem nada, mas se n tinhas conhecimento disto, pareces-me um bocado verde no assunto. tem cuidado ao instalar o linux se kiseres manter um dual boot com o windows, pq com a treta das particoes podes acabar a dar cabo do windows sem kerer, ou inda pior, dar cabo de ficheiros importantes.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor nelugo » Sexta Jan 21, 2005 14:25

o que tu deves ter é 3 ficheiros iso com aproximadamente 650mb cada um. cada um desses ficheiros corresponde exactamente ao conteudo dos cds do red hat.grava com um programa como o nero,alcohol,easy cd creator e ficas com cds do red hat linux.
não dá para instalar a partir do windows.
para instalar deves colocar o cd 1 na drive e configurar a drive como 1º dispositivo de arranque na bios.se nao souberes procura na documentaçao do teu pc.
provavelmente o windows reservou o disco todo para o seu sistema de ficheiros.para instalar o linux precisas de aproximadamente 2 gigas no sistema de ficheiros do linus e aproximadamente 500mb no sistema de ficheiros swap do linux.podes fazer isto durante a instalaçao do linux ou antes com um programa como o partition magic.
1ºredimensionas o disco de maneira a deixar os tais 2.5 gigas livres
2ºcrias a partiçao swap de 500mb
3ºcrias a partiçao do linux com o sitema de ficheiros linux native,journalised...de 2 gigas
se tiveres duvidas fala :wink:
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor hsa » Sexta Jan 21, 2005 17:31

mas antes de te atirares de cabeça, lê qualquer coisa.... normalmente, quem não sabe costuma fazer asneira á 1ª (pelo menos comigo e quem conheço foi assim :p ). Procura no google alguns tuts, e lê algumas coisas. Depois é sempre a andar :)
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 05, 2005 16:47

Mensagempor ZT3459 » Sexta Jan 21, 2005 18:36

O que é que te aconteceu a ti?
ZT3459
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 04, 2005 19:33

Mensagempor Kayn » Sexta Jan 21, 2005 19:34

eu instalei o caixa magica e o resultado foi que o Grub (o prog de dual boot) nao conseguia arrancar pro windows, so pro linux. depois de restaurar o MBR voltei a ter windows, mas fikei com o linux acessivel apenas por diskette. mas o meu problema nao é ser completamente noob na coisa. é mesmo por ter uma configuracao eskesita de sistema de particoes ke o grub nao consegue montar direito e eu tb n sei o suficiente pra me por a configura-lo a fundo.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor metralha761 » Sábado Jan 22, 2005 18:36

Digamos que o linux nao é tao userfriendly como o windows.

Se pretendes envergar bem no mundo da informatica, conhecer asério um SO e seres um ás, então entra no mundo do linux, caso contrário vais encontrar varias barrareiras e acabas por desaminar.

O Red Hat é bastante userfriendly, a instalção do SO é mt intuitiva, mas se não percebes de informatica e não tás avontade na instalação do windows, vais encontrar ainda mais dificuldades e podes cometer mais erros.

Voloto a dizer, lê como se instalar o Linux.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 22, 2005 23:14

Boas,
vao pelos conselhos do metralha que ele agora é o linux man :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte