Como se metem as fans a 7v?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como se metem as fans a 7v?

Mensagempor kugas » Quinta Jan 27, 2005 7:51

Eu tenho uma caixa thermaltake tsunami e esta caixa tem um uniko senao as ventoinhas ke traz sao muito ruidosas e vi num forum ke meter a 7v iria dimunir o ruido mas nao sei como o fazer.

ja agr indikem-me um bom controlador de ventoinhas mas nao muito caro.

Obrigado
kugas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 18, 2005 17:22

Mensagempor Turbinas » Quinta Jan 27, 2005 14:56

A piada de pores a 7v é ela rodar menos, logo fazer menos barulho, mas ao mesmo tempo manda menos ar! Para fazer isso, ou percebes bués de eletrónica e fazes ai um circuitozito interno, ou então fazes como eu, e comprar um controlador! Eu tenho o da super-flower, chama-se fan master :D

è mt fixe, e ja agora, se hover €€ mudavas era essas ventonhas....essas caixas da TT é k devem estar a vender bem na Ásia.heheheh
"Never interrupt your enemy when he is making a mistake."
- Napoleon Bonaparte (1769-1821)
Turbinas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:19

Mensagempor ricardoa80 » Quinta Jan 27, 2005 15:54

Bem eu tenho uma caixa igual a essa e não me queixo do barulho das ventoinhas....mas se calhar é porque já estou habituado a este "meio ambiente".
Meteres as fans a 7V não te vai ajudar em nada....ou melhor..até vai! Na realidade diminuis o barulho como queres mas perdes capacidade de air flow...ou seja...ventoinha que roda menos manda menos ar!

E se já lá meteste a mão de certeza que já repareste que estas fans ajudam e muito a manter fresquinha a caixa! Mandam um abuso de ar!

Quanto ao controlador eu estava inclinado a comprar um hardcano 13 mas já ouvi maravilhas e horrores por isso vou esperar mais um pouco a ver o que sai para o mercado. Mais nenhum controlador me atrai...ou porque ocupam 2 baias ou entao porque não gosto da qualidade geral deles!

Cumprimentos
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor Kayn » Quinta Jan 27, 2005 16:47

o rapaz pediu ajuda sobre como fazer, nao pediu opinioes sobre se devia fazer. :P

cada uma das ventoinhas (excepto a do processador, ke ja tem controlador proprio) da minha caixa (oem rulez :P ) foi alterada pra 7V. ate a da grafica.

isso é mto simples de fazer, mas se perceberes um cadinho mto simples de electronica é-te mais facil nao fazer asneiras.

Cada ventoinha pode ter 2 ou 3 fios pra ligar a board (ha algumas com 4, mas isso ja sao controladores ke nao interessam praki)

Deves ter numa ventoinha:
1 fio vermelho - entrada de 12V
1 fio preto - entrada do ground (0V)
1 fio amarelo - contador de rotacao ke nao interessa mexer nele.

o que tu keres fazer é alterar esse fio do ground (gnd) de 0V pra 5V. o que vai acontecer é ke em vez de cairem os 12V na ventoinha, so vao cair 7V (12 - 5 = 7)

a maneira mais facil de fazer isso é ires sakar os 5V ke precisas a uma ficha molex (essas de plastico branco de 4 fios ke ligam aos discos e cdroms)

numa ficha molex tens 4 fios:
1 amarelo - 12V
2 pretos - gnd (0V)
1 vermelho - 5V

o que tu tens ke fazer é desligar o fio preto o conector da ventoinha e liga-lo ao fio vermelho do conector do molex.

se a tua ventoinha ja é ligada por um molex, inda é mais facil, é so trocar alguns fios.

Se kiseres uma solucao onde possas alternar entre 7V e 12V, podes fazer como eu e ligar um interruptor que alterne entre os 5V e os 0V, em vez de ligares os 5V directo.

Se nao percebeste alguma coisa ou kiseres mais info sobre esta parte do interruptor, avisa, ke tenho todo o prazer em ajudar.

Mas ja agora, tb fica o meu comentario sobre o procedimento. Ja tive 1 cooler de grafica, 2 fans do cooler do disco e 3 fans de caixa todas ligadas a 7V com a caixa fechada. De facto o computador fazia pouco barulho. Mas descobri ke se abrir a caixa de lado e ficar e tirar as 3 fans de caixa (fikei so com a da grafica e as do disco) inda faz menos barulho e tenho temperaturas inda mais baixas.

Aconselho toda a gente ke teja mais interessado em pouco barulho do ke em overclock a passar as fans pra 7V, pq, de facto, em termos de barulho, é um sossego...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor kugas » Sexta Jan 28, 2005 14:58

oi pessoal desde ja obrigado pelas vossas explikaçoes

O uniko problema e ke tou interessado em overclock e keria baixar o volume das ventoinhas da minha caixa pk isto fika ligado dias e dias inteiros e a noite nao e muito agradavel.

N existe nenhum controlador ke me faça isso ou mesmo fans e ke para mim era mais pratiko do ke andar a mexer nos fios.

obrigado
kugas
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 18, 2005 17:22

Mensagempor ricardoa80 » Sexta Jan 28, 2005 15:33

Bem em principio os controladores servem para isso mesmo!

Se instalares um controlador de ventoinhas podes controlar a sua velocidade à vontade, logo controlas também o ruido porque quanto mais devagar rodarem menos ruido fazem!
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor xXx... » Sexta Jan 28, 2005 21:35

anda a papst a fazer fan's inaudiveis e ninguém compra .... toda a gente prefere meter 7v ...

ja agora kayn notaste alteração nas voltagens da fonte nos varios rails com as ventoinhas a funcionar a 7v ?

e tb podem ligar fan´s de 24v e so agarrar nos 12v e nos -12v e a caixa passa parecer uma avião ....:P
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor np81la » Sábado Jan 29, 2005 1:30

como se faz isso do 24 v ?
Imagem
np81la
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 13, 2004 0:20

Mensagempor Kayn » Sábado Jan 29, 2005 7:22

xxx: alteracao nas voltagens? nao percebi mto bem o ke me tas a perguntar. na altura nao andei mto a controlar as tensoes. devia notar variacoes da tensao nas linhas da fonte? eu parti do principio que a corrente ke eu tiro pras ventoinhas deve ser insignificante pra justificar uma variacao significativa da tensao. suponho ke, de facto, na pratica, varie qq coisa, mas a fonte é suposto garantir 12V até 18A na linha dos +12V, logo n axei ke houvesse crise. ta-me aki a escapar alguma coisa?

uma ventoinha normal aguenta com 24V? inda sai disparada... :P nunca testei mas tenho ali umas paradas ke podem servir bem de cobaias com uma fonte extra ke tenho ali parada...

np81la: é so trocar a linha ke liga a ventoinha aos 0V (ou aos 5V, se fizeres a mod acima) por uma linha ke xute -12V. aí a queda de tensao na ventoinha ia ser 24V ( 12 -(-12) = 24V )

mas onde é ke vais buscar -12V com facilidade dentro do pc? o unico sitio ke me tou a lembrar dentro do pc é ao pino 14 da ficha de 20 pinos ke liga a board e nao me sinto mto motivado pra mexer ai. e depois a minha fonte so aguenta com 1A na linha dos -12V. Como nao faco ideia de qto é ke a minha board mama de corrente nessa linha, n me sinto mto tentado a mexer-lhe...

ja agora, papst tem ventoinhas silenciosas, verdade. mas a noiseblocker tem ventoinhas ke, supostamente, inda fazem menos barulho (abaixo de 20dB, axo eu). mas tou a dizer isto só de ver caracteristicas. nunca vi as papst a trabalhar so as NB.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor xXx... » Sábado Jan 29, 2005 10:21

e não faço alterações a muito tempo desse genero so queria saber como se portam as fontes com as alterações pois esses 7v não são dados pela fonte d emodo directo era so para saber se notavas algumas alterações ... é que a muito tempo atras qd um pc so precisava de uma bela fonte de 250w ranhosa notava-se algumas alterações e instabilidades provocadas por esses 12-5.

qt aos 24v era mesmo para ventoinhas de 24v ... coisas de modders ... nem que seja so para ligar para a foto ... a piada consiste em fazer algo diferente ... nos 24 o unico problema e q os -12 tem de se ir buscar as ficha de 20 pins
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor np81la » Domingo Jan 30, 2005 3:54

ja estive a tentar mas a ventoinha fica parada com bastante força mas travada se alguem conserguio por a 24v diga o fio dos -12 é o azul nao é?
Imagem
np81la
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 13, 2004 0:20

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes