laptop xp home deixou de permitir acesso aos recursos part

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

laptop xp home deixou de permitir acesso aos recursos part

Mensagempor hsa » Terça Jan 25, 2005 12:41

Tenho laptop xp home Ed que simplesmente deixou de permitir acesso aos recursos partilhados, impressora ou discos e isto sem qualquer alteração de configuração ou que se tenha instalado algo, pelo menos que tenha dado por isso!!!! Consigo aceder dele a diferentes redes, incluindo internet através do router, mas entrar nele é que nem pensar. Já retirei a firewall, tenho as permissões de acesso correctas, tenho os utilizadores bem configurados, mas nada. Alguma sugestão para o que se possa estar a passar?
Obrigado
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 05, 2005 16:47

Mensagempor caceres » Terça Jan 25, 2005 15:27

Pode ter acontecido teres desinstalado por algum motivo o protocolo de comunicação do windows de filesharing (netBIOS,etc) , mas não creio e aposto em problemas de firewall :)
Desactiva a firewall que usas e desactiva a firewall do windows, pois não existir acesso do exterior é tipico de firewall existente.
caceres 8)
caceres
Novato
Novato

Registado: Terça Jan 25, 2005 14:56

Mensagempor hsa » Terça Jan 25, 2005 16:52

caceres Escreveu:Pode ter acontecido teres desinstalado por algum motivo o protocolo de comunicação do windows de filesharing (netBIOS,etc) , mas não creio e aposto em problemas de firewall :)
Desactiva a firewall que usas e desactiva a firewall do windows, pois não existir acesso do exterior é tipico de firewall existente.
caceres 8)

não, já verifiquei e está tudo lá- Tambem não uso firewall, desistalei-a precisamente para verificar o que estava a impedir o acesso. Quanto á do xp, nunca esteve activa, mas de qualquer forma, voltei a verificar se estaria activa, e confirmei que não!
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor caceres » Terça Jan 25, 2005 17:33

Então é uma situação um pouco esquisita típica da Microsoft.
Sem mais dados e sem "ver" realmente o problema é difícil a sua resolução.
Em último caso uma formataçãozita é capaz de resolver.
caceres
caceres
Novato
Novato

Mensagempor hsa » Terça Jan 25, 2005 22:19

raios!!! Era precisamente o que não queria fazer :( lol
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Re: laptop xp home deixou de permitir acesso aos recursos pa

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 12:35

hsa Escreveu:...Já retirei a firewall, tenho as permissões de acesso correctas, tenho os utilizadores bem configurados, mas nada....
Boas:

O estranho é ter deixado de funcionar....sem motivos aparentes. :?
De qualquer maneira verifica os seguintes passos:

- Qual o WORKGROUP em que estão ambos os desktops ? (têm de estar no mesmo)
- Nas configurações TCP/IP (em WINS) , está activada a opção: "Enable NetBIOS over TCP/IP" ??? (convém ter em ambos)

PS: Quando tentas aceder ao XP-Home , não permite só o acesso ao utilizador GUEST ???
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor hsa » Quarta Jan 26, 2005 12:44

[PT]CableGuy Escreveu:- Qual o WORKGROUP em que estão ambos os desktops ? (têm de estar no mesmo)

sim o mesmo workgroup

[PT]CableGuy Escreveu:- Nas configurações TCP/IP (em WINS) , está activada a opção: "Enable NetBIOS over TCP/IP" ??? (convém ter em ambos)

sim tenho isso configurado assim (aliás é a poção por defeito)

[PT]CableGuy Escreveu:PS: Quando tentas aceder ao XP-Home , não permite só o acesso ao utilizador GUEST ???

não, tenho a conta de guest desactivad ;) . Estou a falar de user's normais existentes na maquina. Quando tento aceder aos recursos partilhados dela apartir da rede dá-me sempre o mesmo erro e não permite a ligação!

eu já trabalho com redes á uns anitos e nunca me deparei com algo assim.... ainda pensei que fosse alguma virose ou bicharocos afins mas nada. Tambem considerei que tivesse apagado algo infectado sem me aperceber, mas comparei o sistema com o disco de instalação e não havia nada a recuperar!
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 14:27

hsa Escreveu:...dá-me sempre o mesmo erro e não permite a ligação!..
Podes colocar aqui a imagem desse erro ? (please)

De qualquer maneira , nada melhor que "passar a batata quente" para a microsoft: (LOL)

Como resolver problemas de rede doméstica no Windows XP @ microsoft

PS: Lembrei-me que tens de activar a "conta" do utilizador GUEST (no XPHome)!!!! Senão nunca vai funcionar. :?
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor hsa » Quarta Jan 26, 2005 16:50

[PT]CableGuy Escreveu:PS: Lembrei-me que tens de activar a "conta" do utilizador GUEST (no XPHome)!!!! Senão nunca vai funcionar. :?

essa agora!!!! Nunca a tive activada. é sempre a 1ª coisa que faço quando recebo uma maquina nova, verificar se o guest já era ;) . Em tempos tinhamos que ser nós a desactivar a conta.

Desculpa, não escrevi aqui a mensagem porque a minha senhora levou o dito com ela :) . De qualquer modo, amanhã vou testar a coisa como deve ser e logo digo algo. O troubleshutting da ms não ajuda muito, já o tinha precorrido todo...
a ligação existe:
a maquina está ligada e acede á rede. acede aos recursos da rede e á internet através do router :) . as pastas estão partilhadas e com as permissões pretendidas.
Eu tenho essa maquina configurada assim á 1 ano e 3 meses. Nada mudou e de repente deixei de aceder á maquina apartir da rede!
Acho a coisa estranha 8O

De qualquer eu percebo que é uma questão de permissões. Só não consigo compreender é o que tera provocado a alteração, já que nada foi feito nesse sentido e já verifiquei se estas estavam correctas!
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 17:15

Ora então , aqui vai uma solução "à microsoft": :roll:

- Remove a suposta placa de rede
- Reinicia o PC
- Reinstala as drivers (de preferência actualizadas)
- Reinicia o PC
- Testa novamente

Digo isto porque , se sempre funcionou bem e além do mais faz pings...algo se passa de muito estranho.
O melhor mesmo é recomeçar do zero e tentar fazer um troubleshooting mais pormenorizado.
De qualquer maneira não custa nada tentar....entretanto vou ver se me "lembro" de mais qualquer coisa. :roll:
Abraços e Boa Sorte. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 26, 2005 17:22

Quanto ao utilizador GUEST....dá uma vista de olhos no seguinte link:

Simple file sharing, Guest account, and anonymous access problems

Podes também dar uma vista de olhos no site da própria microsoft:

Protect File Share

Windows XP Home Edition uses a network access model called "Simple File Sharing," where all attempts to log on to the computer from across the network will be forced to use the Guest account. This means that network access through Server Message Block (SMB, used for file and print access), as well as Remote Procedure Call (RPC, used by most remote management tools and remote registry access) will be available only to the Guest account.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor hsa » Sexta Jan 28, 2005 10:26

Ok, de facto confirmei que tenho a "guest" desactivada, mas eu sempre a tive desactivada!

em relação á mensagem de erro, tenho esta:

\\blabla não está acessivel. Pode não ter permissão para utilizar este recurso de rede. Contacte o administrador deste servidor para saber se tem permissões de acesso.

Erro de ínicio de sessão: não foi concedido ao utilizador o tipo de ínicio de sessão pedido neste computador

Como dizia parece-me uma questão de permissão!

edit: já me esquecia, isto mantem-se com o guest activado ou não!
quanto á re-instalação da placa de rede, ficou na mesma, após essa re-instalação.
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor caceres » Sexta Jan 28, 2005 13:34

Exprimenta fazer:
num explorador do windows
\\192.blabla.bla$c
o ip e sifrão a drive que queres aceder. Se ele pedir o login e pass coloca a de um utilizador normal que lá esteja registado nomeadamente de um administrador.

Se funcionar tens conectividade mas existe falha na configuração de permissões, pois por defeito a drive está acessível para administração, sendo possível retirar essas permissões. Se não resultar é porque essas definições desapareceram.
caceres
caceres
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Sexta Jan 28, 2005 14:08

caceres Escreveu:...\\192.blabla.bla$c...
Humm...não será , \\192.xxx.yyy.zzz\c$ ??? :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Mensagempor hsa » Sexta Jan 28, 2005 14:30

:D lol, tambem já tinha tentado isso, e a mensagem de erro é a mesma. Mas como estou a tentar falar com um Home Ed. e num home ed. apenas posso dizer se os utilizadores de rede podem ou não alterar os ficheiros..... enfim.

quanto é existência de conectividade ou não, ela existe. Como já disse em consigo aceder aos recursos da rede apartir do home ed, assim como aceder á internet apartir do router, logo tenho conectividade (incluindo os tradicionais pings por ip ou por nome de computador).

Devo dizer que em 12 anos de administração de sistemas, nunca me tinha deparado com uma idiotice destas!!!!
hsa
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante