Chipset da Mobo

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Chipset da Mobo

Mensagempor Tesla » Sábado Jun 15, 2002 21:18

Boas.

Tive agora uma ganda desilusão...quando li, num outro fórum, que um Tbird1.2Ghz(como o meu!!! :x ) "estrangulam" imenso qualquer uma das Gf4Ti's, até mesmo a 4200.

Assim sendo decidi-me por dar uma vista de olhos nos preços de outros 3 componentes dum sistema. Mobo, CPU e mem. Com os ultimos 2 o problema não é nenhum. Mas com o primeiro a coisa já fica mais fanhosa!

Para começar, e não aceito discussão :twisted: , a mobo tem de ser ASUS. De forma que fui à procura delas, e reparei que as mobos Asus com suporte para DDR333, vêm com 2 chipsets, um da VIA e outro da SiS.

A equipada com SiS é quase 50% mais barata que a equipada com o chipset da VIA.

Mas que raio faz com que a diferença de preços seja tão grande? A SiS sucka e a VIA é que é boa? Ou afinal as duas marcas são equivalentes e a diferença de preços é só por causa da marca?

[[]]

P.S.- As mobo's são Socket A
Wanna fight? Go get Trivial Pursuit!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 07, 2002 13:38

Mensagempor Vitor » Domingo Jun 16, 2002 20:10

A da SIS é a A7S333 que tem um unico chip a fazer o trabalho do Nortbridge e do Soutbridge na VIA são dois chips o que complica mais o desenho da board além do mais a SIS vende os seus chips mais baratos que a VIA por outro lado os chips da VIA são mais rápidos e por isso têm mais procura e como tal permite aos fabricantes de boards vendelas a preços mais altos.
Claro que averá outras razões. :wink:
Editado pela última vez por Vitor em Segunda Jun 17, 2002 11:57, num total de 1 vez.
Vitor
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 30, 2002 11:16

Mensagempor alfatek » Segunda Jun 17, 2002 10:35

A da Via é melhor que a da Sis... a da Sis tem em média uma performance abaixo da da Via em 10-15%...

Isso só para falar de performance dado que em termos de fiabilidade e drivers também me parece que a Sis está abaixo da Via...

Aliás, se queres comprar algo da Sis acho que só o deves fazer por ser mais barato e por essa ordem de ideias deves comprar uma ECS que são as mais baratas do mercado...

A asus com chipset via para memorias 266 é mais rapida que a 333 da sis :)

podes ver mais:
http://www.anandtech.com/showdoc.html?i=1586&p=9
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Tesla » Segunda Jun 17, 2002 16:58

Parece-me é que o meu Tbird 1,2Ghz aninhado na A7V133 ainda vai durar mais um bom par de anos antes de voltar a gastar dinheiro numa rig!

Se tiver que dar mais, vai dá-lo em OC!!!

Pareço um "drogy" em busca de mais uma dose!! IRRAAAAAA!!!!!!!! :x :x :x :x :x
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Segunda Jun 17, 2002 18:54

tmb não me parece que um 1.2GHz estrangule assim tanto uma ti 4200..

Talvez não a aproveites a 100% mas também não me parece que ela fique assim tão estrangulada...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Ultra » Sexta Set 20, 2002 13:36

Acho que se não vasi tirar 100% do desempenho da Ti4200 ou qualquer outro modelo, mesmo fora da nVidia, nem devias pensar em comprar. Pelo dinheiro que vais dar mais valia comprar uma Ti200/500 bem estimada em segunda mão, essas não ficam limitadas nem com o teu cpu nem mobo.
Ultra
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 20, 2002 13:25

Mensagempor Tesla » Sexta Set 20, 2002 14:00

Boas!

Obrigado pela resposta, mas tenho de discordar contigo.
Fiz uns benchs e reparei que de facto até um GF3 fica estrangulada com o meu cpu, mobo e mem's.

Digo isto porque em agosto comprei GF3 passei mto tempo a testa-la!

Vê esta thread:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... sc&start=0

Tesla
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Ultra » Sexta Set 20, 2002 14:10

Bem nesse caso uma mudança de board apenas, se ja tens uma GF3, é mais que aconselhada. Tem cuidado com Asus porque as coisas já não são bem como eram, marcas como a Giga-Byte, MSI ou Abit, conseguem fazer pordutos melhores que a Asus a nivel de motherboards. Não estou adizer que não vas para a Asus, estuda é bem as opções que tens disponiveis e não discartes nenhuma só porque não diz Asus na caixa ou no PCB.
Ultra
Novato
Novato

Registado: Sexta Set 20, 2002 13:25

Mensagempor Tesla » Sexta Set 20, 2002 14:17

Nisso tem razão!

Tambem já me chegou aos ouvidos, que a ASUS tem andado a marcar passo!
E que ECS, EPOX, MSI, ABIT... têm andado a fazer o trabalhinho de casa!

No entanto, com o advento do Hammer e as DDR II...acho que me vou manter quietinho, porque afinal o poder de processamento da minha maquina actual ainda chega para os gastos.

Assim, vou poupar uns cobres valentes, para quando a tecnologia iniciar uma nova fase adquirir uma dessa altura. Claro que 6 meses depois está desactualizada...mas olha...quem anda neste "ramo" já deve saber o que a casa gasta!!

Tesla
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor oc_nightmare » Sexta Set 20, 2002 17:17

quanto é que deverá custar depois um sistema com o Hammer? com uma mobo com o Sata, agp 8x, etc... ddr 400 ou mais e um disco de 20G Sata???
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor Tesla » Segunda Set 23, 2002 16:18

Assim, vou poupar uns cobres valentes, para quando a tecnologia iniciar uma nova fase...

OC, tu melhor que ninguem sabe que estas coisas...coisas maravilhosas :wink: , não se adquirem por meia dúzia de patacos... :?
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Set 23, 2002 20:14

la isso é verdade....

buah!! nao posso ganhar dinheiro e estudar ao mmo tempo! nunca mais consigo por a 8k3a+ a bufar :'-(
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes