O que fazem as insónias

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

O que fazem as insónias

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 31, 2005 5:38

Boas pessoal!

Bem... estava para ali sem nada para fazer e pensei cá para comigo...olha vou fazer um lcd para o pc...
Andei a ver o material que tinha para ai...(a faculdade é o meu fornecedor oficial...lolololo) mas não tinha nenhum lcf que pudesse aproveitar... :cry:
No meio do baú encontrei uns displays de 7 segmentos e umas breadboards....olha não foi tarde nem foi cedo....juntei a isso um leitor de cd's antigo k não funcionava e tive o suporte perfeito para encaixar numa baia de cd....hehehe

Bem já agora se puderem alguem me indique o melhor sitio para ir buscar os 5V para ligar esta "invenção"...não quero fazer asneiras...!

Bem por hoje já está a funcionar....amanhã mando mais novidades!

Cumprimentos

P.S. - Alguem me explike como é k posso postar as imagens k th no disco pk n tou a conseguir sff...thanks
Thermaltake Tsunami Dream(black)
AMD 64 x2 3800+ Thermalright XP-90
Asus A8V Deluxe || 3 Gb Gskill ZX || Seagate 200 Gb 8 Mb + Seagate 320 Gb
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Dez 07, 2004 2:51

Mensagempor Kayn » Segunda Jan 31, 2005 6:46

Insonias sao fdds :P eu ke o diga...

Os 5V? como isso é pro pc, eu dizia pros ires gamar a uma ficha molex ai de dentro. o fio vermelho da molex tem 5V e um preto é o gnd (0V). é so fazer uma derivacao. desmontas o fio do molex com uma agulha, soldas ou apertas la um fio, voltas a encaixar na molex e pronto. fartei me de fazer disso pros voltage mods de 7V nas minhas fans aki atrasado...

Se for so pro teste ca fora, ou usas um transformador (dos xinas, p ex :P ) ou sakas na mesma duma fonte velha dum pc ke tenhas prai, ou entao do teu pc mesmo, com o metodo acima, so ke com uma extensao mais comprida. Ideias nao faltam!

Ja agora, o ke é ke vais mostrar do pc no 7segm? e como? se precisares de ajuda no ke eu puder... era gajo pra me meter a fazer qq coisa dessas tb, mas pra mim, pelo menos, tem ke ter utilidade...

qto as imagens, bem, ha prai uns sites free ke te poe as imagens na net. tem algumas limitacoes, mas sao capazes de dar po gasto. por acaso agora nao me tou a lembrar de nunhum. mas se kiseres, manda-mas pro mail ke eu posto-as aí. vao pro webspace ke o meu isp me da ke neste momento ta a ganhar teias de aranha...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 31, 2005 14:04

Bem ficam aqui umas 1ªs imagnes....ainda tou atrabalhar nisto....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem deixa la ver se adianto mais isto para se começar a parecer com alguma coisa.

Quanto ao que vai mostrar..bem é um bocado ao gosto do freguês....desde que montes o circuito necessario podes mostrar quase tudo o que queiras!

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 31, 2005 14:22

Bem aqui fica o conjunto....

Os displays encaixados no frontal do cd-rom...depois o conjunto vai ser todos colocado dentro da caixa do cd-rom!

Imagem

Depois de ter o frontal todo trabalhado - Buracos tapados e pintado vou começar a trabalhar nos circuitos para fazer leituras. Tava a pensar em coisas como sensor de temperatura ambiente (que por software é mais dificil). Pensei também em ligar isto ao sensor de intrusão da caixa...etc....enfim..ideias são bem vindas!

Tava a pensar utilizar o botão de eject para fazer um switch para ligar e desligar independente do pc. Devo ainda meter um registo de deslocamento para ter indormação a "deslizar " pelo display em vez de ter tudo estatico!

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Kayn » Segunda Jan 31, 2005 15:01

A ideia do shift-register é boa.

mas vais meter um sensor extra pra medir as temps, certo? ou vais usar os ke a board ja tem?

mas era porreiro era po-lo a mostrar outra coisa qq... tipo, mostrar temperaturas nao é assim tao util como isso, e ja ta tao batido... mesmo sendo custom-made, ke tem sempre outro valor...

outra ideia era ligares isso a uma COM ou LPT e escrever um programinha simples pra controlar o display. assim ja o punhas a mostar o ke kisesses. isso numa LAN party a passar imagens e mensagens a gosto dava show.

e, nao faco ideia de como fazer, mas se desse pra ligar isso a uma usb interna da board entao é ke era porreiro. mas ja devo tar a sonhar um bocado alto...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor ozzy » Segunda Jan 31, 2005 16:11

Isso parece o painel de um P133 k um amigo meu tinha :)!!! sem tar a desfazerno trabalho, pk tens todo merito!!!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 31, 2005 16:49

Epahhh eu queria fazer isto em condições com umlcd e com um micro mas ontem as 5 da manha ca em casa era o k havia!!!..loolololo....lembrem-se do titulo do tópico....insónias....foi mesmo de quem não tinha mais nada para fazer!

Ta um bocado azeiteiro ainda mas era o que havia ca em casa portanto vou tentar ver o que da para fazer!

Fica desde já prometido um lcd em condições lá mais para a frente!

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ricardoa80 » Segunda Jan 31, 2005 16:53

Epahhh eu queria fazer isto em condições com umlcd e com um micro mas ontem as 5 da manha ca em casa era o k havia!!!..loolololo....lembrem-se do titulo do tópico....insónias....foi mesmo de quem não tinha mais nada para fazer!

Ta um bocado azeiteiro ainda mas era o que havia ca em casa portanto vou tentar ver o que da para fazer!

Fica desde já prometido um lcd em condições lá mais para a frente!

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor HidEaL » Segunda Jan 31, 2005 20:41

Man arranja uma moldura de aluminio para o lcd com acrilico (cor preta ou alguma cor escura mas prai com 50% opacidade) por cima para nao se verem os displays e fica com um aspecto 5*s mm :wink:

keep on, ta l33t
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor ricardoa80 » Terça Fev 01, 2005 0:13

Sim na realidade o preto é o melhor porque assim só se vêos segmentos mesmo e nada do resto que está feito.

Hoje acabei de montar o circuito electronico basico todo. Aproveitei e no lugar onde normalmente se ligam os fones coloquei um ld azul de alto brilho. Amanha quero ver se começo a trabalhar no registo de deslocamento. em vez de meter as leituras das temps e tal vou aproveitar a ideia que deram ai e vou meter umas mensagens a passar a gosto, tipo predefinidas.

Depois de isso tar tudo prontinho então vou-me preocupar em "arranjar" a frontal à maneira...

Não tirei fotos porque com o tlmv ficam meio fatelas....amanha tiro umas com a maquina para postar.

Ainda pode ficar uma coisa interessante apesar de ter um look bem antiquado não?

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PapaGigas » Quarta Fev 02, 2005 1:57

ricardoa80 Escreveu:Ainda pode ficar uma coisa interessante apesar de ter um look bem antiquado não?

Boas..

Gostei da ideia (tb tenho ideias dessas "á balda".. lol.. então com insónias pareço uma fonte de imaginação abundante.. hehehe).. embora o material que estejas a usar seja do tempo da cueca vincada.. lol.. mas pronto.. á parte disso sempre podes dizer: "curtes?.. fui eu que fiz".. ROTFL.. :lol: :lol: :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor ricardoa80 » Quarta Fev 02, 2005 2:37

precisamente por ser antigo é qu estou a fazer....se fosse material novo não sei se me ia atrever a "estragar"....hehehhe

Mas ideias milagrosas sõa sempre bem vindas...eu inda n terminei esta e já estou a estudar outra....

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Ruben Varandas » Sexta Fev 04, 2005 2:18

Kayn Escreveu:A ideia do shift-register é boa.

mas vais meter um sensor extra pra medir as temps, certo? ou vais usar os ke a board ja tem?

mas era porreiro era po-lo a mostrar outra coisa qq... tipo, mostrar temperaturas nao é assim tao util como isso, e ja ta tao batido... mesmo sendo custom-made, ke tem sempre outro valor...

outra ideia era ligares isso a uma COM ou LPT e escrever um programinha simples pra controlar o display. assim ja o punhas a mostar o ke kisesses. isso numa LAN party a passar imagens e mensagens a gosto dava show.

e, nao faco ideia de como fazer, mas se desse pra ligar isso a uma usb interna da board entao é ke era porreiro. mas ja devo tar a sonhar um bocado alto...

boas .
nao estas a sonhar alto , realmente e possivel e vou deixar aki um link k podem tirar muita e boa informacao sobre isso registao-se e perguntem k eles respondem têm é k ser o maximo esplicitos pk eu estou a inventar um pcrobo e tive de ser o maximo esplicito pk eles nao me entendiao .
www.mecatronicafacil.com.br é muito fixe .

sem mais
varela :D
Ruben Varandas
Novato
Novato

Registado: Segunda Jan 17, 2005 23:20

Mensagempor Kayn » Sexta Fev 04, 2005 5:58

bem, escrever um programa pra fazer passar coisas a gosto num display, numa COM ou numa LPT nao é mto dificil. suponho ke seja identico pro usb, apenas trocando o endereco da porta e pouco mais. mas tou a dar tiros no escuro. nao faco ideia de como controlar um usb....
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor ricardoa80 » Sexta Fev 04, 2005 12:47

Ai já estás enganado!

Os protocolos de utilização de usb ou de portas série e paralelo são muito diferentes!

A programação é completamente diferente.

De qualquer das formas vou-me informar e ver o que consigo fazer...nos ultimos 2 dias não tive tempo para mexer nisso! :?

Cumprimentos
LCPower Arkangel 850W
NEC 4550+Compaq LTN 486S
xfx 6600GT
ricardoa80
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods