Ligar 3 PCs em rede sem router/hub.

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligar 3 PCs em rede sem router/hub.

Mensagempor Elros » Sábado Fev 05, 2005 19:29

Queria ligar 3 PCs em rede sme usar nenhum hub/router, sei que é possivel configurando manualmente os IPs, Gateways, etc. No entanto não sei bem como o fazer. Dois PCs já tinham ligação a net a algum tempo mas agora queria ligar o Portatil tambem pois o PC que faz a ligação a net tem 2 placas de rede (uma na MB e outra PCI). Tentei meter no Portatil a mesma submask e dei um IP dentro da mesma gama que o outro que se liga ao principal, no entanto no portatil apenas consigo transferir ficheiros mas net nem ve-la... Alguem sabe quais as configurações necessarias? ou conhecem algum site com um tutorial de como ligar 3 PCs em rede?

Thanks in advance ;)
Elros
Novato
Novato

Registado: Sábado Fev 05, 2005 19:21

Mensagempor ozzy » Sábado Fev 05, 2005 23:09

É impossivel ligar 3 PCS por rede directamente sem usar um Switch ou Hub!!! So é possivel ligar 2 pk é uma ligaçao de rede directa entre PCS!!
ozzy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jul 30, 2004 14:10

Mensagempor Elros » Domingo Fev 06, 2005 0:36

Pelo que tenho lido dá para meter 3 em rede... agora os 3 com net é que axo que não dá... apesar de alguns gajos dizerem que conseguem e dizerem como o conseguiram (no entanto fiz a mm coisa e nada)... Mas por os 3 em rede ao mesmo tempo já consegui, só que apenas 2 é que ficam com ligação a net, o 3º apenas descobre os outros dois...
Elros
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Domingo Fev 06, 2005 15:02

ozzy Escreveu:É impossivel ligar 3 PCS por rede directamente sem usar um Switch ou Hub!!!...
Se o PC principal tiver duas ou mais placas de rede....porquê que não dará ??? :?
Baseando-me no seguinte tópico:

ICS (Partilha de Internet e ficheiros na rede interna)

Imagem

Presumindo que o PC principal (XP ICS Gateway) tem duas placas de rede e que removemos o hub/switch da configuração...
Ficariamos com o PC1 ligado a uma placa de rede e o PC2 a outra....utilizando cabos cruzados (claro).

Imagem

Depois era só configurar como "ensina" no tópico e o PC1 ficava logo configurado e pronto para usar a internet.
Falta agora configurar o PC2 para que possa usar a ligação do XP (ICS Gateway) e aceder à internet.

Configuração da placa de rede (nº3) do PC principal , o XP ICS:
IP = 192.168.0.254
Netmask=255.255.255.0
Gateway=192.168.0.1

Configuração do PC2:
IP = 192.168.0.3
Netmask=255.255.255.0
Gateway=192.168.0.254

Se mesmo assim não funcionar , indica qual o erro para que possamos ajudar-te melhor.

PS: Se tens de comprar uma placa de rede para efectuares estas configurações...mais vale comprar um switch. :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Re: Ligar 3 PCs em rede sem router/hub.

Mensagempor ZePinga » Domingo Fev 06, 2005 23:40

Elros Escreveu:Queria ligar 3 PCs em rede sme usar nenhum hub/router, sei que é possivel configurando manualmente os IPs, Gateways, etc. No entanto não sei bem como o fazer. Dois PCs já tinham ligação a net a algum tempo mas agora queria ligar o Portatil tambem pois o PC que faz a ligação a net tem 2 placas de rede (uma na MB e outra PCI). Tentei meter no Portatil a mesma submask e dei um IP dentro da mesma gama que o outro que se liga ao principal, no entanto no portatil apenas consigo transferir ficheiros mas net nem ve-la... Alguem sabe quais as configurações necessarias? ou conhecem algum site com um tutorial de como ligar 3 PCs em rede?

Thanks in advance ;)

Para partilhares a net se tiveres um pc q se ligas a outros dois pc então é só partilhares, o Xp cria uma bridge sem problemas :)
IST, Lisbon DEI - LEIC
www.dei.ist.utl.pt
ZePinga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Set 12, 2004 22:29

Mensagempor Elros » Segunda Fev 07, 2005 0:06

Pelo menos aqui nao criou nada... Tentei usar os wizards mas penso que assim não vai lá porque o windows XP dá o mesmo IP e entre em conflito... amanha vou ler melhor o tutorial e tentar assim :) Ainda só tive a ler por alto e não precebi uma parte da configuração, mas amanha leio com atenção e depois digo qq coisa aqui :)

thanks pelos reply ;)
Elros
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Segunda Fev 07, 2005 15:28

Boas,
nao percebo o pk de procurarem preocupacoes, ligar 3 maquinas sem hub/router para quê?
ter um pc atulhado de placas de rede e ter chatisses a configurar ICS e dhcp server para k? um router bom ja custa tipo 50€ + coisa - coisa!!

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Elros » Segunda Fev 07, 2005 23:52

Tretabyte Escreveu:Boas,
nao percebo o pk de procurarem preocupacoes, ligar 3 maquinas sem hub/router para quê?
ter um pc atulhado de placas de rede e ter chatisses a configurar ICS e dhcp server para k? um router bom ja custa tipo 50€ + coisa - coisa!!

sem mais
Tretabyte

Ainda bem que para ti 50€ são trocos, mas existe muito boa gente que têm que fazer magia com o seu ordenado ao fim do mês para pagar a casa, carro, contas, etc. Esses 50€ já dão para pagar muita coisa que não pode faltar...
Elros
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Terça Fev 08, 2005 16:20

Boas,
acho que nao percebeste, vais acabar por gastar mais dinheiro e teres mais procupacoes a montar a tua rede sem usares hubs ou routers do que fazendo atraves de placas de rede e cabos cruzados.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Elros » Terça Fev 08, 2005 16:38

Com as peças que tenho não preciso de gastar dinheiro nenhum.... trabalho sim, dá muito mais, ai tens razão... mas é a melhor solução.
Elros
Novato
Novato

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Fev 09, 2005 0:41

Elros Escreveu:.... trabalho sim, dá muito mais...
Como estão os desenvolvimentos deste "projecto" ? :roll:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Kayn » Quarta Fev 09, 2005 0:57

bem, se ja tens as placas de rede, de facto n vais gastar nada e o assunto pode ficar por ai. mas n te invejo, dado o tempo ke podes perder a tentar configurar isso...

falou-se ai num router... mas se a ideia é so partilhar net com mais pcs nem precisas dum router (ke tem a vantagem de funcionar como modem)...

podes arranjar um hub switch por 20€ (ate menos, se procurares bem, o que, em custos, ekivale a 2 placas de rede e tem um preço bem mais confortavel ke 50€...) com 5 a 8 portas ke te faz a distribuicao como deve ser, sem complicacoes de maior... o unico requesito com um sistema deste genero é teres um pc com net ligado ao switch e com a net partilhada. o switch faz o resto e poupa mta dor de cabeca ke pode surgir ao configurar redes (eu ke o diga)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Cognome » Quarta Fev 09, 2005 1:30

Elros Escreveu:Com as peças que tenho não preciso de gastar dinheiro nenhum

Bem, acho que vais acabar por gastar mais dinheiro e ter uma configuração ineficiente, pois estás a substituir um aparelho, mais económico e eficiente, quer em termos de energia eléctrica ou da função de "Forwarding"(hub/switch) por outro (PC3), mais gastador, eu diria mesmo, muito mais gastador, já sem contar com o tempo perdido a montar, configurar, testar e manter essa configuração.

Elros Escreveu:.. trabalho sim, dá muito mais, ai tens razão.

Estou a ver que gostas de desafios! :lol:
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor Tretabyte » Quarta Fev 09, 2005 22:18

Boas,
quando o ICS comecar a dar dores de cabeça ele vai pensar 2 vezes :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Elros » Quarta Fev 09, 2005 22:20

Ok... parece que o meu forte é mesmo a programação... sou completamente noob em questões de hardware...ainda consigo montar um PC e tal... mas pouco mais...

Arranjaram-me no meu trabalho um Switch (EZSwitch de 8 portas), no entanto não faço a minima ideia de como resolver isto... mesmo depois de ler o vosso tutorial..

Tenho uma ligação a net atraves de um modem USB (ADSL) e de momento tenho isto ligado assim (apesar de saber que está mal):

1º - O modem ligado ao PC... (dahhh)
2º - Uma das duas placas de rede do PC que liga á net ligada a um segundo PC (que tambem tem net a funcionar).
3º - O switch com o cabo que vai dar ao terceiro PC (neste caso um portatil)

Ou seja, de momento não estou a usar a minha segunda placa de rede do PC principal (que penso não ser precisa) e uma salganhada descomunal... lol Não configurei ainda (apesar de ter feito algumas tentativas) pois simplesmente não entendi... Alguem me pode dar umas luzes de como fazer isto?

Sorry pela extrema noobice mas como já disse antes sou um 0 a esquerda em hardware... geralmente lá me safo mas só depois de ler uns 40 tutoriais e pedir ajuda nos 5 foruns... #)

UPDATE:

Depois de ver este site:
http://www.sygate.com/support/documents/quickstart2.htm
Fiquei com a sensação que preciso de mais um cabo de rede... ao menos assim já faz mais sentido realmente... e visto que isso arranjo na boa no trabalho menos mal #) No entanto gostava de saber se existe mais alguma solução...
Elros
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes