Oi!
Osiris! renderização é para mim uma palavra que já existe, pois no meio em que estou é a palavra que se usa mais. Poderá ser daquelas palavras que aparecem espontaneamente como muitas outras aqui na net. Ainda bem! Quer dizer que o Português ainda é uma língua viva

Em francês podes dizer, "faire un rendu" palavra existe pq vem do verbo "rendre" que quer dizer dar ou mesmo devolver. Em inglês "render" pelo que eu sei vem do francês, daquela altura em que eles eram o suprassumo dos artistas, e dizer "la creme de la creme" ou "je ne sais quoi" ficava sempre bem numa frase de qualquer outra língua.. O que nos leva a conclusão que os ingleses fizeram um francesismo. Como vês é uma cena que tb acontece com eles.. Portanto nos os tugas estamos a fazer uma "francesinglesismo" ao adaptar esta palavra na nossa linguagem. Até acho giro

mas pronto se me deres uma palavra mais portuguesa ok.. Se gostar utilizo

(não que esteja a dizer que não haja. Eu é que não me estou a lembrar)
Em relação a "demoroso", vê tu também no dicionário pois é um adjectivo de moroso. Logo pode-se aplicar ao que eu estava a dizer..
Agora, para responder realmente ao que interessa

Acho tb como o Lusitano que dificilmente arranjas um computador seja ele portátil ou desktop (outra palavra estrangeira adaptada ao português. Porquê? Porque sim, dá jeito..) que aguente 7 anos.. Quer dizer, ele continua a funcionar não é, mas nunca terá um desempenho bom. Acho que se calhar para certas aplicações, ainda poderá funcionar. Por exemplo o word.. se utilizas o portátil só para processamento de texto sim, acho que ainda pode ficar bom. Mas se utilizares para programas gráficos...
E para acabar, continuo a dizer que o Centrino não fica tanto para traz que os P4s.. O pentium 2.4 ghz que era o topo de gama qdo saiu o Centrino 1.4, vocês vejam.. Eles estão ambos desactualizados. Ao mesmo nível. Se forem a ver os portáteis mais potentes o P4 3.8HT com uma X600 ou 700 e com uma boa resolução e o centrino sonoma 2 ghz ou 2.13 com os mesmos componentes estão mais ou menos ao mesmo preço. E tenho a certeza que vão durar tanto tempo.
Há outro factor que ajuda muito, o peso. Se tiveres o teu portátil há 2-3 anos (altura em que eles já começam a estar mesmo fora da "moda"), o p4 com os seus 4 kilos mais aqueles carregadores de uma tonelada e meia vão te fazer pensar mais em adquirir um novo de que levar um mais pequenote que não te faz muita diferença levares para o trabalho/fac ou não pois é pequeno, fininho e leve…. Este também para mim é um factor de longevidade. Pois a preguiça é uma variável que é exponencialmente proporcional a relação “energia gasta para carregar um portátil / potência do portátil”

(sou arquitecto, de matemática pouco percebo portanto se virem algum erro exorbitante não me massacrem..) E a vontade de comprar um portátil novo depende da relação “preguiça / fundos” que temos a disposição. A variável “fundos” pode ou não depender da outra variável “dinheiro do papá e da mamã”. Eu no meu caso dependo da variável “namorada tem ou não portátil” pois os fundos estão secos

…