Rede com router

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Rede com router

Mensagempor R.Pires » Quinta Fev 10, 2005 17:08

Caros Amigos,
Sou novato nestas andanças e preciso da vossa ajuda.
Tenho dois pc's já algo antigos (Pentium II), um com Windows 98SE outro com Windows 98.
Comprei um router da Asus para ligar os dois em rede e partilhar a Net.
Fiz tudo como "manda a lei", liguei o modem Netcabo á porta Wan do router e os Pc's ás portas Lan 1 e 2, a partir das placas de rede.
No pc com W98SE tudo funciona bem, no outro com W98, que curiosamente era onde estava antes instalada a ligação normal da Netcabo não consigo nem detectar o router nem ter ligação á net.
No entanto se ligar o modem com o cabo Usb ao Pc com W98, volto a ter net nesse pc mas no outro naturalmente não, porque segundo as instruções da Netcabo este modem (Motorola SB 4200) só funciona ou com USB ou com RJ45, uma de cada vez.
Serão as configurações do router? Mas no W98SE tudo funcionou á primeira, sem alterações! Será do W98? Sei que o W98 tem menos capacidades em relação a partilhas de rede que os SO's seguintes, mas acho que para o que eu quero devia funcionar!

Já não sei que mais voltas hei-de dar.
Por favor digam-me o que é que estou a fazer mal.

Desde já obrigado a todos

Cumprimentos

P.S.- Quando me tentarem ajudar, por favor escrevam como se fosse para uma criança, com tudo explicadinho, senão não entendo nada ok??
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 10, 2005 16:49

Mensagempor Taxus » Quinta Fev 10, 2005 23:44

Boas!
Vou tentar dar algumas dicas que penso poderem ajudar.
Realmente o Win98SE é bem melhor que o Win98 em termos de redes.

Começa por ver se o IP do WIn98 está bem atribuido.
Liga os dois computadores ao router e verifica qual é o IP do Win98SE;
Abre uma janela de DOS e escreve "Winipconfig" (nao tenho a certeza deste comando, é o equivalente a Ipconfig no WinXP)
O IP deve ser do tipo 192.168.x.x atribuido pelo router.
Faz o mesmo no Win98 e verifica se o IP é do mesmo tipo.
Se fôr do mesmo tipo entao o IP esta bem configurado. Para teres a certeza faz, numa consola do DOS
PING [endereço do router]
ou
ping [endereço do PC com WIN98SE]
se tiveres resposta entao a rede local está bem "montada"

Sendo este o caso, o problema pode ser o "default gateway" que está mal configurado no Win98. Procura as definiçoes da ligação, propriedades da ligação TCP-IP e define o default Gateway como sendo o endereço d router.

Estou a atirar isto meio para o ar, porque já ha mtos anos que nao mexo no Win 98

Para achares o endereço do router, por default é o primeiro endereço da gama de endereços atribuidos aos restantes PC's da rede
Se, por exemplo, o PC com Win98SE tiver IP 192.168.1.5, o Router provavelmente será 192168.1.1
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor NinaByte » Sexta Fev 11, 2005 0:01

Boas

Apenas uma correcção..

O comando para verificar o endereço de IP é feito através da opção "executar" ou "run" no Menu Iniciar onde escreves a palavra "command". Na linha de comandos DOS escreve "ipconfig". (esta é uma das formas de verificares o endereço de ip).

De qq das formas independente do sistema operativo instalado, o IP que deve constar em ambos os pcs, (considerando que estão os dois ligados directamente ao router sem qq configuracao de rede privada), o ip é 192.168.1.xxx .

R.Pires

Se puderes, escreve ai os endereços de ip que te aparece em ambos os pcs.

Cumps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor Taxus » Sexta Fev 11, 2005 10:41

Nina Byte, ele está a falar de Win98, acho que o Ipconfig só funciona no WinXP, além disso não é preciso ir a run -> command... pois Win98 corre sobre Dos e por isso existem milhentas maneiras de arranjar uma consola... normalmente basta ir ao menu iniciar.

Quanto aos endereços... não é necessariamente 192.168.1.x.... eu por exemplo, estou atrás de um router com o IP 192.168.2.x (Ip atribuido por DHCP)
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor bcunha » Sexta Fev 11, 2005 11:59

Em win98SE Start -> Run ... -> command -> ipconfig /All

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor R.Pires » Sexta Fev 11, 2005 15:28

Caros Amigos,
Em primeiro lugar muito obrigado a todos pela ajuda, ou pelo menos a tentativa.
Isto porque ainda não consegui resolver o problema....
Seguindo o conselho do NinaByte, aqui ficam os os endereços depois de fazer ipconfig nos dois pc's, isto com tudo ligado ao router e, supostamente, a funcionar:

PC com W98SE, onde a net funciona

0 Ethernet adapter:

Endereço IP: 0.0.0.0
Máscara de sub-rede: 0.0.0.0
Porta de ligação predefinida:

1 Ethernet adapter:

Endereço IP: 192.168.1.4
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Porta de ligação predefinida: 192.168.1.1

PC com W98 onde a net devia funcionar:

0 Ethernet adapter:

Endereço IP: 0.0.0.0
Máscara de sub-rede: 0.0.0.0
Porta de ligação predefinida

1 Ethernet adapter:

Endereço IP: 169.254.135.40
Máscara de sub-rede: 255.255.0.0

2 Ethernet adapter:

Endereço IP: 4.0.0.3
Máscara de sub-rede: 255.255.255.255

Voltando a ligar o modem a este PC com W98 atraves do usb, aparecem todos os outros iguais mais este:

3 Ethernet adapter:

Endereço IP: 213.22.239.100
Máscara de sub-rede: 255.255.254.0
Porta de ligação predefinida: 213.22.239.254

Isto para mim é chinês!!!
Mas acho que no W98 devia aparecer um endereço IP muito semelhante ao do W98SE, certo?
E onde é que ele se escondeu?
Por favor se puderem dêm-me mais uma ajudinha!!

Obrigado a todos

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor bcunha » Sexta Fev 11, 2005 15:57

O pc com win98 não está a ganhar um ip assignado por o router, este deveria ser do tipo 192.168.x.x e está 169.254.x.x atribuido por o windows.

Vê se tens no pc do win98 o dhcp enabled (deve estar mas é só para confirmar). Podes tentar tambem assignar um ip da mesma gama manualmente para ver se dá, tipo 192.168.0.100 ou coisa do genero.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor NinaByte » Sexta Fev 11, 2005 16:41

R.Pires

Ora bem, segundo o que colocaste, vou tentar explicar o melhor que sei.

1-ethernet adpater (refere-se a uma das placas de rede instaladas no teu pc e em principio a que vai ser utilizada para comunicar com o router).

IP 169.254.xxx.xxx é uma autoconfiguração de endereço de ip do próprio windows, ou seja é um ip de erro (salvo raras excepçoes q nao interessam para aqui), mas tens a máscara de sub-rede com 255.255.0.0 ou seja, o teu endereço de ip e mascara de sub rede indicam q pertencem a classe B, ou seja, alguma coisa nao esta bem.

Solução: Verifica no Painel de Controlo, nas Ligações de rede, seleccionas a opção Network (ligacoes de rede), seleccionas a opção de Local Area Connection com o botão direito do rato e seleccionas PRopriedades, seleccionas a opção TCP/IP e cliccas em PRopriedades, verificar se em todas as opções tens tudo a "obter automaticamente", é possivel que algo esteja configurado manualmente.

Relativamente á 2 Ethernet adapter: onde tens esse endereço de ip e mascara de sub rede 255.255.255.255 é um "Broadcast", tb nao é relevante para agora.

Tenta ver se de facto tens tudo a obter automaticamente no teu pc.

relativamente ao router, fizeste alguma configuracao de segurança ? Tipo WEP,WPA,Bloqueio por MAC? Firewall no pc que nao navega??

Cumps
Membro de Prata

Mensagempor bcunha » Sexta Fev 11, 2005 17:04

NinaByte Escreveu:IP 169.254.xxx.xxx é uma autoconfiguração de endereço de ip do próprio windows, ou seja é um ip de erro (salvo raras excepçoes q nao interessam para aqui), mas tens a máscara de sub-rede com 255.255.0.0 ou seja, o teu endereço de ip e mascara de sub rede indicam q pertencem a classe B, ou seja, alguma coisa nao esta bem.

Essas excepções é quando ligas pcs com um hub ou usas cabos cruzados com as nics em dhcp. A comunicação funciona na mesma, é uma autoconfiguração como dizes mas não de erro, mas percebe-se :wink:

Cmps.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor NinaByte » Sexta Fev 11, 2005 17:15

lolololololol bcunha :P

De facto não é de erro, mas era só para não alongar ;)

cumps
Membro de Prata

Mensagempor NinaByte » Sexta Fev 11, 2005 17:27

Taxus Escreveu:Nina Byte, ele está a falar de Win98, acho que o Ipconfig só funciona no WinXP, além disso não é preciso ir a run -> command... pois Win98 corre sobre Dos e por isso existem milhentas maneiras de arranjar uma consola... normalmente basta ir ao menu iniciar.

Quanto aos endereços... não é necessariamente 192.168.1.x.... eu por exemplo, estou atrás de um router com o IP 192.168.2.x (Ip atribuido por DHCP)

O Comando IPCONFIG funciona em todos os sistemas operativos.

De qq das maneiras, a outra maneira que tentaste descrever anteriormente, na opção executar escreve-se winipcfg equivalente ao comando ipconfig na Linha de COmandos DOS.

Cumps
Membro de Prata

Mensagempor R.Pires » Sexta Fev 11, 2005 18:55

Boas,

Então é assim:
Está tudo configurado para obter automaticamente IP.
Em relação ao router, esse é um dos problemas que tinha escrito no primeiro post, e que talvez seja importante. É que no pc com W98, o que não navega, não consigo detectar o router. No outro (W98SE) segui as instruções e no IE escrevi 192.168.1.1 e aparece o programa de configuração. No Pc com W98 não me aparece o programa de configuração.
No pc W98SE não fiz qualquer configuração de segurança do router, foi ligar e andar.

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Tretabyte » Sexta Fev 11, 2005 20:54

Boas,
para mim de duas uma, ou tens a placa de rede lixada fisicamente ou entao esta mal isntalada a nivel de drivers.
se poderes e souberes faz uma coisa, 1º desinstalas a placa de rede do win, 2º encerras o pc, 3º abres o pc e mudas a placa de slot, 4º fechas tudo novamente e ligas a maquina, 5º reinstalas as drivers da placa correctametne (ATENCAO QUE PRECISAS DO CD DO WIN) e tem de funcionar, se nao funcionar entao algo se passa mm com a placa fisicamente.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Taxus » Sexta Fev 11, 2005 21:00

Antes de desmontar/destruir/desinstalar o que quer que seja eu optava por configurar isso manualmente
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor R.Pires » Sábado Fev 12, 2005 5:50

Caros Amigos,
Finalmente problema resolvido.
Resolvi abrir a caixa e trocar a placa de slot. Trocar com a placa das entradas USB, porque infelizmente não tenho mais slots vazios. Tudo montado, pc reiniciado e......
Internet a funcionar nos dois pc's mas tudo o que estava ligado nas USB népia!!!!
Fácil conclusão, o slot não funciona (até para mim que não percebo nada disto foi fácil de entender lol!!)
Tinha lá ligada a impressora que agora passou para o router, o modem que tambem passou, só sobrou a câmara do messenger que os meus filhos usam (usavam...). Paciência, não se pode ter tudo!!
O mais estranho no meio de isto tudo, é que placas instaladas no slot "defeituoso" eram reconhecidas e, supostamente, instaladas com os drivers, etc.
Mas depois ao ligar algo nessas placas é que não funcionava.

Quero aqui deixar os meus agradecimentos a todos os que me ajudaram, sem a vossa ajuda nunca me teria passado pela cabeça abrir a caixa e mexer "nas entranhas"!!!

Mais uma vez o meu muito obrigado.
Cumps

R.Pires
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes