Rede com router

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor NinaByte » Sábado Fev 12, 2005 14:59

R.Pires

Ainda bem que conseguiste resolver =)

De facto, quando li o post do Treta, concordei de imediato :P

Enfim,os computadores teem destas coisas..é um mundo totalmente á parte ;)

Cumps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor PapaGigas » Sábado Fev 12, 2005 15:10

R.Pires Escreveu:Fácil conclusão, o slot não funciona (até para mim que não percebo nada disto foi fácil de entender lol!!)

Boas..

Podes sempre tentar actualizar o BIOS.. embora me cheire a problema fisico.. mas pronto.. ;)

PS - NinaByte.. se não concordásses é que eu estranhava.. lol.. ainda vou ver por aqui o "MicroByte" a concordar com ambos.. hehehe.. :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor NinaByte » Sábado Fev 12, 2005 15:18

Lolololololol PapaGigas

Sou assim tão prevísivel??? :P bolas, não era suposto eheheh, foi espontâneo ;)

cumps
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 13, 2005 22:44

Mensagempor R.Pires » Sábado Fev 12, 2005 15:47

PapaGigas,

Actualizar a BIOS?
Não faço ideia do que estás a falar e cheira-me a tarefa muito complicada (para mim...).
No entanto tambem nunca me tinha passado pela cabeça abrir a caixa e andar a mudar placas de slot e afinal resultou, e não é assim tão dificil!!!
Se tiveres tempo e paxorra e me puderes fazer uma descriçaõ paso a passo do que é necessário agradecia, mesmo que não dê para fazer, fico com mais umas "luzes".

Obrigado

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 10, 2005 16:49

Mensagempor Tretabyte » Sábado Fev 12, 2005 21:29

Boas,
slot pci lixado? muito mas muito estranho mas acontece, algum pico de corrente pode ter danificado o slot, é raro isso acontecer visto que, geralmente é a mb que vai inteiramente à vida e nao so um slot mas... informatica é mm assim.
quanto ao update da bios, bom primeiro precisas de saber que board tens para ver se existem updates, depois dessa info ate pode ser bastante facil fazer o update mas duvido que seja disso.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor R.Pires » Segunda Fev 14, 2005 0:09

Tretabyte,
Afinal ainda é um pouco mais estranho, porque estive e ver novamente e a testar os slots e dos 3 (e não 2 como pensava) só 1 funciona!!!
Pelo menos é o que eu deduzo, pois tanto a placa de rede como a placa USb só funcionam em condições se estiverem nesse slot. Tanto uma como outra, em qualquer dos outros dois slots, não funcionam.
O que me está a fazer mais confusão é que a placa de rede, por exemplo, num dos slots "avariados", é instalada normalmente pelo W98, instala os drivers, e a luzinha verde na parte de trás mantem-se acesa mas funcionar, nada. A placa USB tambem se instala normalmente, instala os drivers, não me dá qualquer erro no Gestor de Dispositivos e depois quando vou lá ligar qualquer coisa aparece nas Propriedades da porta USB onde liguei o seguinte: "Devido a falhas nos requisitos de transfência do hub, esse hub foi desactivado. Verifique os cabos e dispositivos do computador e reinicie o computador"
Ou seja, enquanto não ligo nada nas portas USB, tudo está ou pelo menos parece bem. Ao tentar ligar qualquer coisa (impressora, camara, etc) em qualquer uma das 4 portas USB da placa, automaticamente aparece essa mensagem em cada uma delas.
Tambem nas informações do sistema não há nenhum conflito de IRQ, embora ache estranho no IRQ 5 estarem a placa de rede, placa gráfica, portas usb e "Suporte de IRQ para direção de PCI", seja lá o que isto for, e os IRQ's 9 e 11 estarem vazios.
Provavelmente não tem nada a ver, mas fica a informação.

Se me puder dar uma ajuda ou pelo menos uma ideia do que possa ser, agradeço.

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Segunda Fev 14, 2005 1:37

R.Pires Escreveu:Tambem nas informações do sistema não há nenhum conflito de IRQ, embora ache estranho no IRQ 5 estarem a placa de rede, placa gráfica, portas usb e "Suporte de IRQ para direção de PCI", seja lá o que isto for, e os IRQ's 9 e 11 estarem vazios.

Boas..

1º -> Eu aconselho a trocar a placa de rede do IRQ 5.. para o IRQ 12 (caso não gere conflitos com mais nenhum periférico.. claro)..

2º -> O IRQ 11 por norma encontra-se "disponivél".. e o IRQ 9 "custumava" ser para a vga (hoje em dia já não é bem assim)..

PS - Actualizar o BIOS pode ajudar a resolver isso caso o problema não seja fisico (coisa que já não sei se será.. pois isso assim é mt estranho)..
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Tretabyte » Segunda Fev 14, 2005 17:35

Boas,
ainda por ser outra coisa, duvido muito muito mas nunca se sabe, falta de energia para alimentar as slots?
isso so pode ser conflitos de IRQ's como o papas falou mas nunca se sabe.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor R.Pires » Terça Fev 15, 2005 0:28

Boas,
Aqui fica a lista dos IRQ's:

0 Temporizador do sistema
1 Teclado padrão de 101/102 teclas ou Microsoft Natural Keyboard
2 Controlador programável de interrupções (PIC)
3 Porta de comunicações (COM2)
3 Porta de comunicações (COM4)
4 Porta de comunicações (COM1)
5 SURECOM EP-320X-R 100/10M PCI Adapter
5 Matrox Millennium G200 AGP
5 Controlador de sistema anfitrião USB OpenHCD padrão
5 Suporte de IRQ para direcção de PCI
6 Controlador de disquetes padrão
7 Creative Sound Blaster 16 Plug and Play
8 Relógio CMOS de sistema/tempo real
10 Controlador IDE da Creative Labs
9 (livre(s))
12 Porta de rato compatível com PS/2
11 (livre(s))
13 Processador de dados numéricos (NDP)
14 Controlador IDE principal (fifo dupla)
14 Controlador PCI IDE VIA Bus Master
15 Controlador IDE secundário (fifo dupla)
15 Controlador PCI IDE VIA Bus Master

Como já tinha referido num post anterior, acho estranho tanta coisa no IRQ 5, sendo precisamente uma delas a que me está a dar problemas, a placa com 4 entradas USB.
Já agora, como posso mudar os IRQ's? Nem a placa de rede nem a placa USB me deixa mudar nas Propriedades do Gestor de Dispositivos.
E já agora mudar de qual para qual, para não causar outros conflitos?

Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda.

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Terça Fev 15, 2005 2:05

R.Pires Escreveu:E já agora mudar de qual para qual, para não causar outros conflitos?

Tenta fazer o seguinte:

- Trocar a controladora USB do IRQ 5.. para o IRQ 11..

- Trocar a placa de rede do IRQ 5.. para o IRQ 12..

- Trocar a VGA do IRQ 5.. para o IRQ 9..

- Trocar o rato PS/2 do IRQ 12.. para o IRQ 7..

- Trocar a placa de som do IRQ 7.. para o IRQ 5..

PS - Para realizar estas mudanças.. é necessário estar em "modo de segurança".. ou as alterações não iram surtir efeito.. boa sorte.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor R.Pires » Quarta Fev 16, 2005 17:35

Boas,
Bem, parece que são mesmo os slots marados.... :cry:
Isto porque depois de alterar IRQ's sem sucesso, voltar a trocar as placas de slots e sei lá mais o quê, experimentei cada placa sozinha em todos os slots e, efectivamente, tanto uma como outra só funcionam num deles.
Enfim, parece que está mesmo na altura de comprar um pc novo.
Vontade não me falta, não tenho é "tempo"..... :D

Mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas.

Cumps

R.Pires
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Quarta Fev 16, 2005 18:07

R.Pires Escreveu:Boas,
Bem, parece que são mesmo os slots marados.... :cry:
Isto porque depois de alterar IRQ's sem sucesso, voltar a trocar as placas de slots e sei lá mais o quê, experimentei cada placa sozinha em todos os slots e, efectivamente, tanto uma como outra só funcionam num deles.
Enfim, parece que está mesmo na altura de comprar um pc novo.
Vontade não me falta, não tenho é "tempo"..... :D

Mais uma vez obrigado a todos pelas ajudas.

Cumps

R.Pires

errr.. continuo a pensar que o problema não é "fisico".. mas pronto.. :roll:

No entanto tenho 2 duvidas que gostava de ver esclarecidas:

1ª -> Não conseguiste mudar os IRQ's?.. que método utilizaste?..

2ª -> Continuo a pensar que flashar o BIOS não era nada má ideia.. lol.. qual é a marca/modelo da tua board?..
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor R.Pires » Quarta Fev 16, 2005 18:34

PapaGigas,

Gostava de acreditar que realmente não é problema "fisico" como dizes, mas já não sei que mais fazer, isto porque como referi tanto a placa usb como a placa de rede mesmo instaladas sozinhas só funcionam num dos slots.
Em qualquer um dos outros 2 slots são instaladas normalmente mas depois no caso da placa de rede não consigo sequer detectar o router, no caso da placa usb ao ligar lá qualquer coisa dá-me este erro: "Devido a falhas nos requisitos de transfência do hub, esse hub foi desactivado. Verifique os cabos e dispositivos do computador e reinicie o computador".

Quanto á mudança de IRQ's segui o teu conselho (ou pelo menos tentei...) porque mesmo em modo de segurança a VGA e o rato não se deixam mudar!!!
Alterei os outros todos e não consegui iniciar o pc. Voltei á primeira fase e alterei primeiro só o da placa de rede e depois só o da placa usb e nada.

A minha motherboard, pelo que eu consigo ver aqui na papelada que tenho é "FIC-First International Computer, Inc - VA-503+". Será isto??

Isso de flashar a BIOS não é um bocado arriscado para um "curioso" como eu? :)

Cumps
R.Pires
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Quarta Fev 16, 2005 18:47

R.Pires Escreveu:A minha motherboard, pelo que eu consigo ver aqui na papelada que tenho é "FIC-First International Computer, Inc - VA-503+". Será isto??

Isso de flashar a BIOS não é um bocado arriscado para um "curioso" como eu? :)

Boas..

http://www.fic.com.tw/support/motherboa ... board.aspx?

PS - O facto de estar a flashar o BIOS.. pode correr o "risco" de falhanço por falta de energia durante a operação (aconselho o uso de uma UPS)..
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Fev 16, 2005 20:21

Ora bem...parece-me que é mesmo um problema fisico. :?
Apesar de acender as luzes e instalar as mesmas drivers que funcionam na "slot boa" , não quer dizer nada.
Os dispositivos podem ser alimentados com corrente mas as controladoras podem-se ter danificado.
De facto a actualização da BIOS será a ùltima alternativa...mas porque não instalar outro windows ?
Fazer o backup usando o ghost e instalar o win98se....por exemplo. :roll:
Apesar de não ser muito dificil...actualizar a BIOS é quase um "tabu" por ser extremamente "sensivel". :lol:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

AnteriorPróximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes